domingo, 19 de maio de 2013

Mapa geológico da Guiné-Bissau

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, LNEG, acabou de ganhar, segundo o semanário Sol, um contrato de 30 milhões de dólares, para a digitalização do terço sul de Angola.

Mas o mais interessante é que foi o bom trabalho desenvolvido com o Mapa Geológico da Guiné-Bissau, recentemente publicado, que serviu de currículo ao LNEG, frente a outras empresas bem colocadas (em Moçambique, o trabalho foi adjudicado a uma empresa russa).

Graças ao brilhante trabalho de campo (e de secretária) de Paulo Alves e uma pequena equipa (com o apoio na Guiné da Direcção Geral de Geologia e Minas) todo o conhecimento cartográfico sobre a Guiné-Bissau, não apenas português, mas também francês e russo, foi compilado neste mapa.

Para além disso, o mapeamento inclui uma rica amostragem litostratigráfica graficamente sintetizada e acessível. Decerto que se vai tornar numa ferramenta indispensável na reflexão sobre o futuro da Guiné-Bissau, sendo a sua disponibilização especialmente oportuna.

Bravo, Paulo Alves e equipa, merecem os maiores elogios; bem haja LNEG e IICT (Instituto de Investigação Científica Tropical): o conhecimento é para partilhar! Competência, iniciativa e generosidade felizmente ainda compensam. Parabéns pelo contrato!

P.S. O Didinho, que já tinha publicado a metodologia deste projecto, decerto disponibilizará em breve esta informação, devidamente classificada, para futura referência.

Sem comentários: