quarta-feira, 1 de maio de 2013

Guerra do «refresh» na blogoesfera guineense

Os blogs guineenses envolveram-se numa guerra de números, na qual estatísticas e contadores são brandidas como armas de arremesso.

Desde já confesso, neste contexto, que estou mais ou menos habituado a que ninguém me leia, excepto um ou outro curioso da Casa do Xadrez, como o Russo ou o Gonçalo, que de vez em quando dão uma vista de olhos, ou algum cibernauta perdido, passado muito tempo da publicação, porque cruzou inadvertidamente duas ou mais palavras nalgum artigo. Esporadicamente aparecem também motores de pesquisa «privados» que pescam «à linha» (graças à presença de palavras chave, ou através de «marcação»).

Também é verdade que passo longos períodos sem escrever absolutamente nada, em total hibernação bloguista. Tenho o blog desde há cinco anos, com pouco mais de 27000 visitas, na última semana, tive 880, mas este número excede largamente a média, porque tem a ver com os momentos do «ressuscitar» da mosca. A «mosca» estava adormecida desde o chocante assassinato de Ansumane, mas em 2008 cheirou-me a esturro e voltei à Guiné, fiquei na Pensão da Dona Berta: logo nessa noite houve bazucada, foi o «assalto» ao Palácio Presidencial; depois vi o Tagma a passar irritadíssimo, etc. Estou com o Doka, quando afirma «Eu não vim para ser amado», mas para dar a minha opinião, é para isso que servem os blogs e parece-me respeitável.

Os meus números semanais estão pontual e largamente sobreavaliados: excluindo alguns(mas) poucos(as) guineenses que seguem desde há muito a mosca tsé-tsé (quando ela dá sinais de vida), devem-se sobretudo aos links que o Didinho tem partilhado para o meu blog com os seus assíduos frequentadores, sofregamente em busca de informação credível. Julgo que, sendo a postura do Didinho de transparência total, ao tornar acessíveis todas as suas estatísticas, não se importará que divulgue os dados que se seguem.

Os leitores regulares do Didinho, serão entre 800 a 900, dos quais um pouco menos de metade numa base diária (mal o Didinho publica um link para o meu blog os acessos disparam e atingem entre 300 a 400 nas 24h seguintes) isto aferido em média pelos acessos que tenho recebido na sequência da publicação dos referidos links. O padrão de actualização do Didinho é aproximadamente diário: os mais curiosos virão portanto uma vez por dia.

Já com um blog ao estilo de uma agência noticiosa, com pequenos despachos de hora a hora, os mais curiosos terão propensão a actualizar («refresh») a página de meia em meia hora, para se manterem «actualizados». Enquanto de um lado, temos um visitante, que faz uma visita demorada para ler artigos extensos, pelo outro temos um visitante que faz múltiplas visitas à procura das últimos «telex». São portanto coisas diferentes em todos os sentidos.

Tal como com os jornais, que consoante o tipo, podem ser lidos por apenas uma ou muitas pessoas, a briga é de facto a ver quem tem mais impacto sobre a opinião, e isso depende mais da profundidade das impressões, da credibilidade atribuída, do tipo de pessoa que frequenta cada blog, se essa pessoa depois propaga a sua opinião, etc. Mas há lugar para todos e estou certo de que a maior parte dos guineenses ficarão contentes de dispor das mais variadas e diversas fontes de informação, de maneira a poderem assim construir um opinião própria mais sólida, fiável e informada do que no passado.

Conhecem a história dos caranguejos no cabaz? Mal vêem que um tem a possibilidade de sobressair um pouco, sentem-se diminuídos da sua posição no fundo; em vez de manter a ordem e esperarem calmamente que ele se eleve e saia da miserável situação em que se encontra, para depois seguirem ordeiramente os seus passos, um por um, não, penduram-se naquele que parece ter sucesso para o puxar para baixo (desequilibrando e destruindo a rampa). Vamos torcer por uma oferta diversificada de informação, pelo sucesso dos diferentes projectos, pela honestidade e seriedade.

Neste sentido, depois desta festa de transparência, gostaria de fazer um apelo no sentido de colocar um fim a querelas inúteis entre irmãos. Todos devem trabalhar para a Guiné, dando o seu melhor à sua maneira, e melhorando, aprendendo com os erros. Senão qualquer dia há uma escalada e apanham-vos feitos tolinhos a actualizar repetidamente o vosso próprio blog, com outra identidade, para incrementar o contador.

Depois de comparar o gráfico com o seu equivalente em Estatísticas, constatei que os gráficos são sempre referentes ao último mês, independentemente do período escolhido para a apresentação dos totais numéricos. Nesse sentido, e constatando a normalização dos contadores, sugiro que todos afinem os seus contadores para esse período. O meu gráfico traduz o adormecimento da mosca, até que acorda subitamente, a 22 de Abril, com dois artigos.

A concorrência saudável é boa, todos se vão doravante esforçar por ganhar não só a batalha contra o tempo, para fazer chegar mais depressa a informação, para a ilustrar, para a credibilizar com links ou emails, etc. É a comunidade Diáspora - Pátria, mais unida que nunca, graças à internet, na esperança e na busca inquieta de um futuro para o país.

Sem comentários: