sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vox populi

Num espontâneo e interessante exercício de cidadania activa, um grupo informal de 17 jovens, depois de organizar uma discussão em torno da actual situação do país, decidiu-se a avançar com um «manifesto» resumindo a conclusão a que chegaram. A iniciativa consiste no apelo a que ninguém vote «Nim PAIGC, nim PRS».

Feito o balanço, são «40 anos de desgovernação, que se resumem em atraso, intimidação, crimes, má imagem da Guiné no exterior, desestruturação social e futuro comprometido». Salvaguardando que não estão contra ninguém em particular, pois também existem pessoas bem intencionadas nesses partidos.

Estão sim contra toda a cultura de irresponsabilidade que conduziu à infeliz situação actual, os seus modi operandi e a total incapacidade demonstrada. «É preciso entregar o país a pessoas capazes», cuja legitimidade não lhes advenha de obrigações partidárias, mas de um compromisso claro com a Guiné.

Levando até às últimas consequências a ideia: Nem PAIGC, nem PRS, nem eleições.

Desde já, com conhecimento aos interessados por email, coloco este blog à vossa disposição, no sentido da divulgação de futuros comunicados no âmbito da vossa feliz e oportuna iniciativa, traduzindo o sentimento que se vive, em crescendo, no seio da população da Guiné-Bissau.

Sem comentários: