sábado, 18 de maio de 2013

A herança de Henrique

As mensagens de condolências pela morte de Henrique Pereira Rosa sucederam-se nestes últimos dias, demonstrando o reconhecimento da sociedade guineense, para com as ideias generosas de um grande homem. Chegaram mesmo da CPLP, de Cabo Verde, até Ramos Horta (a saca-rolhas, mas pronto) se juntou ao coro. Essa atitude é interessante, porque Henrique Pereira Rosa não foi eleito para o cargo de Presidente da República, que, pelos vistos, desempenhou com todo este agora reconhecido sucesso.

Graças a mais um documento importante para a história da Guiné, recentemente publicado pelo Didinho, uma mensagem do General Emílio Costa, ficámos a conhecer as circunstâncias em que ocorreu essa «eleição». A espontaneidade do texto traduz a beleza do momento. É com naturalidade que é apresentado o facto (não poderia passar a costume?) de o Presidente ser escolhido pelo CEMFA: hoje, parece não haver dúvidas que foi uma escolha feliz; pena é que o período que lhe atribuíram tenha sido curto demais.

Comparando com outros Presidentes «democraticamente» eleitos, numa escala de legitimidade, sai claramente vencedor. Como disse Henrique Pereira Rosa, depois de ficar em terceiro lugar nas eleições para a sucessão de Nino: «o problema é que as pessoas que andam na política pensam no que é que o Estado pode fazer por elas, quando deviam pensar no que é que podem fazer pela Guiné». (Gazeta de Notícias). Possa o exemplo, militante e desinteressado, que deixou em herança, valer hoje.

Sem comentários: