quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gastronomia

A cozinha guineense afirma-se no panorama internacional.

«Muito embora tenhamos que recorrer às ajudas internacionais, o cozinhado far-se-á no caldeirão dos guineenses e de forma soberana, porque quem o irá servir (e comer) - seja quente ou frio - somos nós e mais ninguém! Por isso damos prioridade à estabilidade política na nossa terra, em detrimento das eleições»

Apenas para felicitar o Nababu Nadjenal por mais um relevante contributo para a análise da actual situação na Guiné, publicado na nova página do Doka. Aproveito para transcrever alguns trechos que me parecem mais relevantes, mas começo por criticar um ponto em particular, que me pareceu dissonante:

Ter-se-á mesmo de recorrer a essas ajudas? Não será um mau princípio? Não será colocar o ouro nas mãos dos bandidos? Entregar o rebanho ao lobo? As afirmações soberanas precisam de se alicerçar na plena independência, não podem estar reféns de mitos da dependência impostos do exterior.

A democracia tem muitas formas, e a melhor forma de perverter o seu espírito é esse escrutínio de que fala Nababu. Não esquecer, na Guiné-Bissau (tal como em Portugal, aliás), a metade silenciosa do eleitorado, cuja abstenção talvez seja uma opção consciente e «activa».

«A comunidade internacional não tem ideias para África, tem uma cassete: as eleições, como se isso fosse o remédio para todos os males. (...) Para a comunidade internacional, a democracia redunda na realização do escrutínio, como se isso fosse a única forma apropriada, em cada etapa, de aclarar a situação política. Foi-nos incutida a noção eleitoral que distingue, de um lado, os vitoriosos, aos quais tacitamente é outorgada carta-branca (até para matar se for preciso) e, por outro lado, os derrotados, que devem ser silenciados e escorraçados. Ou seja, as legislaturas transformaram-se em transições sucessivas para o monopartidarismo, no seu sentido puro e duro»

Um monopartidarismo cinzento, apenas preocupado com o seu umbigo e a sua manutenção no poder, a todo o custo (que acaba sempre por ser o do desenvolvimento). Essa «democracia» autista e, em muitos casos, «musculada», não serve os interesses dos povos africanos nem a sua aspiração ao desenvolvimento.

«Estamos a pensar no fenómeno “banho” muito em voga nos nossos países, organizado pelo partido no poder, uma forma hipócrita e sarcástica de abertura ao multipartidarismo (...) As cartas estão viciadas, porque baralham e voltam a dar as mesmas cartas!»

Não é preciso um governo «inclusivo». É necessária uma governação «inclusiva», que oiça os principais interessados, escute os actores, medeie e modele um compromisso entre a modernidade e uma sociedade exemplarmente diversa, tolerante e construtiva como é a guineense, fazendo-a brilhar no plano mundial.

P.S. Salazar, a propósito de democracia, dizia: «Se quiseres que continue tudo na mesma, nomeia uma comissão; se quiseres deixar obra, nomeia um responsável.» Atingidos certos consensos nacionais, torna-se mais prático plasmá-los legal e legitimamente através de formas mais directas de democracia.

Sem comentários: