sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Mimos do Manaças

O Jornal de Angola voltou às agressões, sob a capa de «opinião», a pretexto da não publicação, com igual relevo, na imprensa portuguesa, das recentes decisões de arquivamento (e fizeram bem, os jornalistas, pois é vergonhoso) dos processos envolvendo altos dirigentes do regime, brindando os portugueses com uma série de ofensas gratuitas, das quais colocamos aqui apenas o último parágrafo:

«O jornalismo em Portugal já foi chão que deu uvas. Hoje é uma actividade inquietante, praticada por malfeitores sem ética, sem ofício e sem carácter. Enquanto o Ministério Público e o jornalismo português viverem nesta lógica, Portugal não vai conseguir desenvolver relações de amizade e respeito mútuo com ninguém. Só com as ervas daninhas.»

No original está «daminhas». É uma boa forma de acabar um texto contra Portugal: assassinando a língua de Camões. A amizade de Portugal com Angola é entre os dois povos, nada tem a ver com as actuais manipulações políticas, num lamentável conluio entre «elites» dirigentes medíocres e corruptas, tanto de um lado como do outro. Quanta retórica e demagogia barata.

O pasquim não se devia chamar «de Angola», mas «do regime de José Eduardo dos Santos». Engraçado, parece que estou a ver o povo angolano a arrancar brevemente pela raiz uma erva daninha...

Sem comentários: