quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Carta aberta

O Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz Democracia e Desenvolvimento divulgou, através do Rispito (ver link à direita), uma carta aberta dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Fernando Delfim da Silva, solicitando que se exijam respostas às autoridades angolanas sobre o desaparecimento da jornalista guineense Milocas Pereira nesse país. Nela se afirma ainda que o mesmo Movimento já houvera enviado, em Março deste ano, às autoridades angolanas, através da sua Embaixada em Bissau, um pedido de esclarecimentos, ao qual não obtiveram qualquer resposta.

O Senhor Presidente José Eduardo dos Santos parece querer ficar na história como «ditador nojento», assassino de mulheres e torturador de crianças...

14 comentários:

Anónimo disse...

Perante a barbárie instalada o 7ze responde com silêncio cobarde e vergonhoso. 12 de Abril está longe d ter um final feliz.

7ze disse...

Obrigado pelo reconhecimento da responsabilidade do 7ze.

Deve estar a referir-se à «espiral» de violência, como a LUSA.

As notícias são contraditórias: a confirmarem-se algumas delas, entretanto publicadas, a reacção imputada ao Governo, de acusação da ECOMIB, parece completamente desajustada e desadequada.

Já que pergunta, o que me parece é que está em curso uma campanha para desacreditar os membros moderados do Comando Militar; associada a outra que visa prejudicar as relações com a Nigéria, na continuação de outros acontecimentos recentes.

A violência exercida sobre o Ministro do PRS, parece ter sido promovida com o intuito de «evidenciar» a inoperância da ECOMIB, na sua atribuição de defesa dos VIP e figuras do Governo de Transição.

Confusão deliberada, ou sinal de um mal-estar do Partido que muitos acusaram de estar por trás do 12 de Abril de 2012?

Demasiadas questões e inconsistências para me pronunciar, para já, nestas águas turvas. Vou esperar que o azeite venha à tona.

Anónimo disse...

M.D.M.
Óh! 7ze, não vais falar nada sobre a barbárie que os teus queridos generais instalaram em Bissau? ...

Anónimo disse...

"A violência exercida sobre o Ministro do PRS, parece ter sido promovida com o intuito de «evidenciar» a inoperância da ECOMIB..." Quase que se mata um homem apenas pelo intuito de demonstrar a inoperância da Ecomib!!!! essa é boa, não????

Anónimo disse...

M.D.M.
Óh! Zé dos 7 kilos de cocaína! A violência condena-se, já que tu te intrometes em tudo que é problema da Guiné Bissau! Um homem, que exerce a função de ministro foi espancados. Para ti não é motivo de indignação com os teus queridos e "credíveis" generais? Se for ECOMIG, de quem é a responsabilidade? Quem trouxe esta famigerada forca para dentro do meu Pais?
Se existe uma inconsistência por definição, és tu, Zé das 7 cabras. Para de se meter de forma jocosa nas questões da Guiné, que eu paro de te chamar de filho do lixo imprestável e lambe botas de traficantes analfabetos da Guiné.

FIVE disse...

ESTAO ESAGERANDO CONTRA 7ZE' POXA PA'...

7ze disse...

Obrigado, 5!

MDM

Eu não estava a querer justificar nada; apenas baseado no telefonema que o Doka passou ao Daba. A tropa terá lá ido, com uma missão diferente; algo terá corrido mal. Esperemos por mais desenvolvimentos, agora que o Procurador parece ter levado o caso a peito; convém que sejam dadas rapidamente explicações, se calhar, pela própria boca do agredido.

Deverá isto ser associado com as notícias que ventilavam a tomada de posse de algumas tesourarias de Ministérios? As relações do Comando com as instâncias político-partidárias parecem em degradação acelerada. Uma solução de bom senso, um verdadeiro pacto de regime, terá de ser pensado brevemente. A instantaneidade de uma justiça expedita, em situações pontuais, não pode servir de afirmação política. Não há meias soluções. Não se pode agradar a gregos e a troianos.

E sinceramente, acha que a ECOMIB se atreveria a fazer uma coisa destas?

Anónimo disse...

Meu caro 7ze respondendo a sua pergunta "acha que a ECOMIB se atreveria a fazer uma coisa destas?" a resposta é não, isso é um absurdo, mas é claro foi a Missang (os angolanos)...

Anónimo disse...

"Deverá isto ser associado com as notícias que ventilavam a tomada de posse de algumas tesourarias de Ministérios?"
Porquê que as f.a. têm que se apoderar das tesourarias dos Ministérios sr 7ze?
" As relações do Comando com as instâncias político-partidárias parecem em degradação acelerada."
Os militares não assinaram o pacto de transição onde concordaram entregar o poder aos partidos políticos e recolherem-se aos quartéis sem se imiscuir nos assuntos de governação?????
Mas que comandos são esses que não respeitam nada nem ninguém? Nem a Cedeao, nem a ONU, nem os próprios compromissos que assinam?
Basta de paleio e de tentativas alcoviteiras de justificar a barbárie instalada naquele País. Cale-se 7ze porque já fede as suas diatribes.

Anónimo disse...




M.D.M.
Nha ermom di Bissau! Kil dia gora na tchiga dê! Som si Deus ca misti!... Um dia na tchiga nundê cu tudu fidjus di Guinê cu tenen si cintribuissom pa dá, na pudi bá dal. Nundê cu fidjus cu studa ca na pricisa bindi sí cabeça para analfabetos golpistas, pa pidi otcha di cumê. Nundê cu stangeros suma és tuga lí, ca na tene oportunidade de goza cu nô disgraça, Tê na punto di otcha cuma él cu tene solossom pa Gui8né-Bissau. Kil dia i tá otcha Guiné está na mom di si mindjoris fidjus; kil dia lá cu mundo na cunsi Guiné i na sibi cuma guineensis tene balur. Enquanto kil dia ca tchiga, mundo na lebsino, pa conta di fidjus maltomadus cu nô djunta terra cu el.

7ze disse...

Os militares entregaram as chaves do curral ao lobo...

Arrependeram-se um pouco tarde. Mas mais vale tarde do que nunca.

Será realmente necessária uma clarificação, assumindo os actos.

E, caro Malam, se há quem reconheça verdadeiros patriotas, autênticos fidjus di tchon, a identidade guineense, esse sou eu, que, quando era pequeno, caí num caldeirão de água do Geba.

E só pretendo valorizá-la e dar um contributo positivo, como todos aqueles a quem chamas «analfabetos» golpistas (logo por aí se vê a tua intolerância, pois são tudo menos analfabetos).

Tenho tolerado as tuas ofensas e discurso primário, mas se voltas a sugerir algo parecido com isso (que eu gozo com a desgraça da Guiné), passarás a ser sistematicamente censurado.

Ncony disse...

De que lobo se tratas? Ao CADOGO ou não?

7ze disse...

Não, o lobo é o PAIGC e a sua mentalidade mama taku.

Aquilo a que se referiu o Samuel, com abocanhar e destruir.

7ze disse...

E o PRS, já agora.

Nim PAIGC nim PRS!