domingo, 17 de novembro de 2013

Erro crasso

Portugal sai sem dignidade de todo este processo de destituição do Presidente em Angola. Até Obama (baseado porventura em informações transmitidas pela «inteligência» portuguesa à NSA) evitou ir a Angola por lhe cheirar a esturro, considerando o regime «desgastado». Portugal, chantageado pelo ditador moribundo, agachou-se, em infame atitude de bajulação, numa espiral de degradação imparável, que começou com o tristemente famoso pedido de desculpas do imprestável Rui Machete (quando todos já duvidavam de que seria impossível fazer pior do que Paulo Portas, nas Necessidades, chega o senhor e arrebata a palma); foi ignóbil, o desfile de «desagravo» que se seguiu. Em vez de darem um exemplo de firmeza e de verdade, na defesa da soberania nacional, foi o que se viu... Prejudicaram gratuitamente a imagem de Portugal, que sujaram em defesa de um regime caduco, obsoleto e criminoso. Tudo isto com a colaboração activa do Presidente da República. Por isso não estranhem ver textos como o artigo de opinião de Raul Diniz publicado há pouco no Club K.

Sob o título de «abutre bajulador»:

«A partir do ano de 1979 a família Dos Santos transformou em pedacinhos apetecíveis toda nossa riqueza colocando-a a posteriori à disposição de irrequietas criaturas vampirescas (...) sobretudo o país produtor dos mais miseráveis “cromos” bajuladores, o perdido e miserável Portugal. Essa corja de odiosos aventureiros são os verdadeiros verdugos e promotores responsáveis da nossa desgraça actual, e continuarão a sê-lo futuramente se não colocarmos um ponto final imediato a essa desenfreada carniça.»

Ao Raul Diniz lembraria que a imensa maioria dos portugueses não se revê nas circunstâncias actuais do seu país, e muito menos nos seus «líderes» políticos; de certa forma, o problema dos portugueses é o mesmo que o dos angolanos: como se livrarem das suas «elites» dirigentes (que já demonstraram, à saciedade, a sua incompetência absoluta, sendo esta última «traição» à justiça e à verdade, porventura uma amostra flagrante disso mesmo). A actuação pouco digna das autoridades portuguesas, terá, infelizmente, um resultado precisamente contrário ao que esperavam obter; o que, de certa forma, é o «prémio» adequado para os bajuladores.

De qualquer forma, o despacho de arquivamento do Procurador Paulo Gonçalves está a provocar grande mal estar: a PGR decidiu levantar um processo disciplinar ao Procurador, pelas «considerações de natureza subjectiva» exaradas no documento, mas mantendo, hipocritamente, a sua decisão, «só susceptível de impugnação nos termos do Código de Processo Penal».... Que engraçada (a PGR). Ver notícia. (mais engraçado ainda: veja-se também a forma como o SOL tratou - ou melhor, adulterou - a mesma notícia, muito mais ao gosto de Eduardo dos Santos). Começo a desconfiar que o senhor Procurador reagiu à forma como terá sido «atropelado» e resolveu escarrapachar com tudo em letra de forma... Ofereceu-se como cordeiro expiatório. Só compreendido desta forma, faz algum sentido o referido despacho, o texto está literalmente «entulhado». Pois até o ex-PGR veio meter a colher na sopa (embora de modo confuso) em entrevista à SIC! Se foi esse o caso, desde já peço desculpa ao senhor Procurador Paulo Gonçalves, por lhe ter apontado a estupidez de actuação, na semana passada. A própria Procuradora Geral foi posta em causa pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que condenou, em editorial, o processo disciplinar levantado a Paulo Gonçalves, considerando ter sido a própria Procuradora a ter introduzido a «pressão política» neste processo, em reunião realizada com o Procurador visado, em Janeiro.

PS Engraçado: um texto de Marcolino Moco, publicado no Bambaram di Padida, diz precisamente a mesma coisa.

Sem comentários: