segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Carta aberta

A suas excelências;

O Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon
com conhecimento: Carlos Gomes Junior, ex-Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

graças aos bons ofícios do Representante do SGONU para a Guiné-Bissau, Ramos Horta

Enviamos esta carta em jeito de petição, porque entendemos que serve de alerta a todos os guineenses. Ela traduz, ao mesmo tempo, um alerta e chamada de atenção para o perigo que poderá representar a vinda do ex-primeiro ministro deposto, neste momento, para a Guiné-Bissau e sua eventual candidatura às próximas eleições presidenciais, bem como o seu impacto sobre a estabilidade política, a paz social, e o próprio processo de retorno à normalidade constitucional e democrática.

Está longe de significar medo e tão pouco falta de conhecimento ou de reconhecimento dos valores da democracia e das regras do jogo democrático. Ela constitui um alerta porque muitos guineenses têm presente nas suas memórias, os assassinatos que, justa ou alegadamente, são atribuídos ao senhor Carlos Gomes Jr. seja na qualidade de mandatário seja na de responsável moral, tendo em conta as suas funções de Chefe do Governo. Aliás, o senhor Carlos Gomes Jr. foi publicamente acusado pelo senhor António N’djai, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, de ser criminoso e de ter mandado, varias vezes, matar muita gente. (Existem registos e pedimos que o Ministério Publico esclareça este assunto).

Os guineenses lembram-se do assassinato de Tagme Na Waie que muitos consideraram ser uma estratégia e um meio para assassinar Nino Vieira; os guineenses lembram-se da forma bárbara como Nino Vieira foi morto em pleno exercício das suas funções de Presidente da República democraticamente eleito. Este assassinato é atribuído ao senhor Carlos Gomes Jr. Recorda-se que o senhor Carlos Gomes Jr. tinha dito que não garantia a segurança do presidente Nino, e teria dito a um homem de negócios estrangeiro, horas após a morte do CEMFA, que Nino Vieira agora é uma carta fora de baralho, e não escondeu a sua satisfação, no Conselho de ministros do dia 2 de Março de 2009, por este sinistro acontecimento. A LGDH, a CPLP e demais instituições chamadas de «Comunidade Internacional» quase que não se fizeram ouvir o que deixou a sensação de que era algo que há muito desejavam.

Queiram acreditar pois, que não faltará quem venha a ajustar as contas com os presumíveis criminosos; os guineenses lembram-se da forma como o deputado Hélder Proença foi assassinado. Muita gente atribui este crime ao filho do senhor Carlos Gomes Jr, conhecido na praça por N’dundo; os guineenses querem que se faça luz sobre este ignóbil assassinato; os guineenses querem que o senhor representante do Secretário-geral das Nações Unidas, a CPLP, Portugal, Angola e demais parceiros sempre citados pelo senhor Carlos Gomes Jr. como sendo seus apoiantes, ajudem a esclarecer este facto sombrio da sua história.

Os guineenses não se esquecerão do assassinato do deputado Baciro Dabó, na sua residência, acto que muitos atribuem ao ex-Chefe do Estado Maior Zamora Induta a mando de Carlos Gomes Jr., com quem já não se entendia desde que Baciro Dabó ousou desafiá-lo, concorrendo às eleições presidenciais; os guineenses não se esquecerão da morte de Iaia Dabó, irmão mais velho de Baciro Dabó, à sangue frio e à porta do Ministério do Interior, na presença de algumas organizações da Sociedade Civil. Mais uma vez a LGDH não se fez ouvir. Este assassinato, segundo propalado na praça pública, foi mandatado pelo senhor Carlos Gomes Jr. e, sua execução ordenada pelo então ministro do interior Fernando Gomes. Tudo isso porque temiam uma eventual vingança deste irmão de Baciro Dabó.

Os guineenses recordam-se da forma misteriosa como desapareceu Roberto Cacheu depois de inúmeras vezes ter publicamente e nas instâncias do Partido, desafiado o senhor Carlos Gomes Jr., desmascarando-o, e chegando mesmo ao ponto de informar aos membros do Comité Central do PAIGC que foi N’dundo quem tinha disparado contra Hélder Proença. Mais uma vez a LGDH fez ouvidos de mercador; Senhor Ramos Horta, Senhor Carlos Gomes Jr. Esta missiva é um alerta muito sério porque nem as Nações Unidas, nem as tropas da CPLP, poderão proteger o senhor Carlos Gomes Jr. caso os guineenses decidam fazer justiça com as próprias mãos. Se nunca houve kamikases na história da Guiné-Bissau, eles poderão e vão seguramente surgir em defesa de causas justas e contra a impunidade.

Senhor Ramos Horta, faça valer a sua influência e, com os demais parceiros, chamem o senhor Carlos Gomes Jr. à razão. Ele que deixe que os guineenses esqueçam suas mágoas e sequem suas lágrimas. O senhor Carlos Gomes Jr., através dos seus servidores chefiados pelo senhor António Inácio Correia, vulgo Tchim, está orquestrando a recolha de assinaturas, solicitando o seu regresso e, uma vez mais, quer trazer para Bissau carregamentos de ditos apoiantes das regiões de Gabu e Bafata. Mais uma vez, as regiões de Bafata e Gabu. O Senhor Carlos Gomes Jr. enquanto chefe do executivo que era, deve ter algo a dizer. Sendo uma pessoa de bem, em nome da verdade e da estabilidade, deve fazê-lo agora. Repetidas vezes disse que não tinha medo de enfrentar a justiça e, por isso mesmo, em vez de se candidatar, deve requerer que justiça seja feita. Já lá vão mais de três anos sem que houvesse o mínimo avanço nos inquéritos e na busca da verdade.

Senhor Ramos Horta, Senhor Carlos Gomes Jr. Guineenses avisados lembram-se de muitos delitos económicos e exigem que o Ministério Publico tome as devidas providências: o que aconteceu com o Fundo que devia ser utilizado na construção da auto-estrada Aeroporto-Bissau? Quantos biliões de Fcfa foram investidos e quantos foram desviados ao ponto de não se conseguir executar a obra tal como havia sido concebida, transformando essa auto-estrada num verdadeiro pântano durante a época das chuvas. Como explicar o facto de o senhor Carlos Gomes Jr e seu genro, o então Secretário de Estado do Transportes, José Carlos Esteves terem alegadamente investido mais de dois biliões de francos Cfa na aquisição de dois barcos velhos fugindo às regras estabelecidas e violando de maneira flagrante a Lei das finanças públicas? Como aceitar que cerca de quatro biliões de Fcfa tenham sido acordados para a pavimentação de um parque para contentores no cais de Bissau e, uma vez mais, sem concurso público? Quantos biliões foram acordados à Empresa que nós todos sabemos, sem concurso publico, para a reconstrução do mercado central ainda por fazer? Qual o destino dos mais de sete biliões de Fcfa disponibilizados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BOAD) para a reestruturação da Guiné Telecom? Qual o paradeiro dos mais de doze milhões de dólares do Apoio orçamental do governo angolano que, depois de terem chegado ao Banco Montepio, foram engolidos não se sabe por quem. Os guineenses querem explicações por parte do senhor Carlos Gomes Jr.

Como é que o senhor Carlos Gomes Jr. consegue cometer a irresponsabilidade de declarar publicamente que ganhou as eleições com 52%, pondo em causa a fiabilidade de todo o sistema eleitoral da Guiné-Bissau, outrora considerado justo e transparente pela comunidade internacional? Ninguém sabe mais do que nós de que a Guiné-Bissau é de todos nós e que o poder se conquista nas urnas, ninguém conhece mais do que nós as regras do jogo democrático. Por sermos contra a apropriação ilícita de bens, por sermos contra a venda de drogas e armas, por sermos contra aqueles que, por não poderem hoje vender drogas fazem recurso à delapidação das florestas, por sermos a favor da conquista do poder nas urnas mas sem comprar a consciência dos guineenses dominados pela pobreza absoluta, pedimos aos verdadeiros amigos da Guiné-Bissau que supliquem o senhor Carlos Gomes Jr. para que se apresente à justiça ao invés de se candidatar nestas eleições.

Queira acreditar, Senhor Ramos Horta, que a Guiné-Bissau não terá nem paz nem sossego se não se tomar a sério esta missiva. A paz constrói-se na verdade e com a verdade. O senhor Carlos Gomes Jr. tem dito repetidas vezes que merece toda a confiança e apoio das Nações Unidas, da CPLP e de Angola por isso vai ganhar as eleições com 80% dos votos. A que se deve este apoio?

Grupo de cidadãos avisados

Feliciano Monteiro Nanque
Jorge Carlos da Silva Vieira
Ensa Dabó
Wagna Na Biote
Domingos M. Vieira

9 comentários:

FIVE disse...

PARABENS GRUPO DE CIDADAO AVISADO.
ESPERO QUE ESTE ARTIGO SEIJA ANALIZADO COM MAXIMA ATENçAO,POR PARTE DE SR.REPRESENTANTE DA ONU,A SUA EXC:DR.RAMOS HORTA,PENSO QUE NESTA AREA QUE OS GUINEENSES PRECISAN DE AJUDA,NAO E'PARA MANDAR TECNICOS DO FMI NAS FINANçAS PUBLICAS,NAO VAI SERVIR PARA NADA,SEM A JUSTIçA!
PRQUE QUANDO TEM UMA VERDADEIRA JUSTIçA,TNHO CERTEJA DE Q,A CORUPçAO,ABUSUS,ASSASSINATOS VAO DIMINUIR.

Ncony disse...

Cobardes, nós guineenses estámos com os olhos abertos, deixem de manipular, porqué que o A. Injai que declarou publicamente como é que ele mata com os seus dicipulos, sobemos que o Cadogo é o homen forte, depois de ser derrubado desde 12/04/2012 ele é que continua a matar ate o ultimo que aconteceu no CÙMERÉ.(BÓ TENÉ DJA DIAS CONTADO, Nò bai son)

Anónimo disse...


Santa ingenuidade Srs. autodenominados cidadãos avisados. Quanto desaviso ou melhor, tendencialidade! Para os senhores todo o mal da Guiné foi causado plo Cadogo. Os senhores acham que esta carta aberta tem alguma credibilidade aos olhos de alguem minimamente séria?
POrque não pedem para investigar e julgar qualquer um que tenha alguma acusação nas costas, inclusive Cadogo, Indjai e até os mortos. Sim os mortos, porque é preciso conhecer toda a verdade. Há mortos que não foram santos em vida, como agora estão querendo pintar a imagem.
Os senhores não passam de apoiadores do golpe que na verdade temem a justiça e estão tentando de forma tendenciosa influenciar a opinião dos menos avisados, com esta veste de justiceiros. Por acaso desconhecem as mortes e os espancamentos da era Injai/nhamadjo/barros? POr acaso são surdos e cegos diante das atrocidades que estes que agora desgovernam a Guiné estão cometendo?
Eu quero ver o Cadogo no banco dos réus, mas junto com ele o Indjai e todos os outros. O resto é conversa fiada de quem se acha malandro o suficiente para enganar os outros.

Anónimo disse...

Senhores Cidadãos Avisados!
Aproveitem para incluir na carta aberta esta nova barbaridade dos golpistas e seus acólitos.
Ou será que o Cadogo é que mandou espancar este e os outros. Ou espancamento, mortes e atrocidades cometidos por golpistas não contam?

Anónimo disse...

Mas estes senhores, estão na Lua ou Marte?
É verdade que a governação do Cadogo não foi perfeito (e ninguém é perfeito!), mas vir a imputar-lhe todas as desgraças da Guiné-Bissau é um absurdo e demostra(revela) a má fé destes ditos "Cidadãos Avisados"!!!

Em primeiro lugar, não estou aqui para defender Cadogo mas para reportar os factos com imparcialidade exigida a qualquer Guineense de BEM! Por isso, coloco as seguintes questões à estes "Cidadãos Avisados":
1- Matanças?
a)-Caso 14 de Novembro, quem foi que torturou, matou todos os dirigentes(Lay Seck, Buscardini, Otto e muitos outros) que eram supostos amigos do Luís Cabral? Foi o Cadogo?

b)- Caso 17 de Outubro, quem foi que matou, furou olhos antes de matar, os dirigentes(Paulo Correia, Viriato Pam,etc.) acusados naquela intentona? Foi o Cadogo?

c)Quem foi que matou Braima Muni, Robalo da Pina(no palácio da república! e a sangue frio), Lamine Sanha, Ansumane Mané, Veríssimo Seabra Correia e a maior parte dos elementos que estiveram a frente da Junta Militar de 7 de Junho de 1998? Foi o Cadogo?

d)A maior parte das brutalidades foram praticados pelos militares, Cadogo algum dia foi Presidente da República e consequentemente(como dizia o Fernando Vaz- porta Mentiras do GT) Comandante em Chefe das forças Armadas?

e)Nas mortes de Ansumane Mané, Veríssimo Seabra, Lamine Sanha, Nino Vieira e Tagmé, quem era presidente?

f)O primeiro ministro algum dia foi comandante em chefe das forças armadas?

g)Será que Baciro Dabó, Iaia Dabó, Hélder Proença eram inocentes?

i) Quem é que não ouviu, na Guiné-Bissau, a história de Iaia Dabó que fuzilou,a sangue frio, uma criança que fugiu dele e foi esconder-se debaixo da cama da mãe? E a frente dos pais da criança!!!

j)Será que estas pessoas(vidas) não merecem respeito por parte dos "Cidadãos Avisados"?

2)Governo ou Desgoverno?

a)Quem foi que vendeu o Complexo Agro- Industrial de Cumeré? Cadogo?

b)Quem foi que destruiu as fábricas de Camisas Bambi(Bissau), Compotas Titina Sila (Bolama), óleo de Palma (Bubaque), Montagem de Citroen (Bissau)e Montagem de Volvo(Bissau)? Cadogo?

c)Quem foi que destruiu a Indústria Pesqueira (Semapesca, Estrela do Mar, Guialp,etc.) na Guiné-Bissau? Cadogo?

d) Quem foi que nomeou Cadogo no Dicol, como diretor geral, para em conjunto destruírem e delapidarem esta empresa petrolífera de estado?

c)Quem foi que delapidou os cofres do Banco Nacional da Guiné-Bissau, mandando emprestar milhões e milhões de pesos e francos a amigos e familiares? Cadogo?

Podia ficar aqui horas a fio a citar muitas coisas que aconteceram na Guiné-Bissau... mas com isto só quero fazer entender aos "Cidadãos Avisados" que a Justiça tem de e que ser Imparcial!
Em resumo, não quero e nem estou a defender o Cadogo, sobretudo na adjudicação(conceção) de projetos e montantes envolvidos nos mesmos, mas se quisermos mesmo justiça, todos os crimes que citei (económicos ou políticos) devem ser julgados! Porque se o Cadogo é criminoso, houve e há igual ou bem piores que ele na Guiné-Bissau!!!

VIDA KA MÁS VIDA!
CRIME TUDO I CRIME!

Anónimo disse...

Matchu, bu cabal nam!

Anónimo disse...

Pergunto a estes senhores "Cidadãos Avisados", e aqueles que foram mortos e ou espancados durante este periodo de Transição? Caso 21 de Outubro de 2012? Os casos recentes de Cumeré?

Então há aqueles que podem matar, torturar e espancar e continuarem a viver( na boa) na Guiné-Bissau como se nada tivesse acontecido, e outros que são condenados a viverem no estrangeiro!!!

Tenham juizo e sejam honestos convosco mesmo(s) e depois para com os outros!!!

Respeitem os outros se quiserem ser respaitados!!!

O mal de algumas pessoas na Guiné-Bissau é a falta de cultura democratica! Estas pessoas não aceitam a critica e a autocritca. Para estas pessoas quem critica é inimigo, e logo é um alvo a bater e ou abater!!! E essa mentalidade tem que acabar, se quisermos progredir como as outras nações avançadas!!! Temos que acabar com a inveja, porque ela não leva a lado nenhum! A inveja é inimiga da Paz e do Progresso!!!

Aos senhores "Cidadãos Avisados" aconselho a serem mais tolerantes e patriotas! Porque a Guiné-Bissau pertence a todos e ninguém tem o direito de privar ninguém de regressar ao seu país e junto dos seu entes queridos!!!

A justiça(99% dela) é fácil de fazer, é só não fazermos aos outros aquilo que nós não aceitamos(desejamos) que nos façam!!!

ABAIXO A INVEJA!
ABAIXO A INTOLERÂNCIA!
ABAIXO LADRÕES DE(O) POVO!
ABAIXO ASSASSINOS DO POVO!
ABAIXO TRAIDORES DA PÁTRIA!

VIVA A GUINÈ-BISSAU LIVRE DE "ABUTRES"!!!

Anónimo disse...

Então Sr. 7ze, você e os seus camaradas "Cidadãos Avisados" não têm respostas para as questões colocadas?

Aguardo as vossas respostas!


Viva a Guiné-Bissau UNA E INDIVISÍVEL!
A LUTA CONTINUA!
PÁTRIA OU MORTE!

Anónimo disse...

VENCEREMOS!!! Dizia eu!