quarta-feira, 30 de outubro de 2013

EUA reabrem Embaixada na GB

Os Estados Unidos, sem representação «física» na Guiné-Bissau desde Junho de 1998, decidiram agora reabrir a sua Embaixada. O facto de ser apenas uma presença virtual, não retira valor ao acto de boa vontade.

Talvez, para retribuir, numa base de reciprocidade, se pudesse estender o título do embaixador em Dakar, para Embaixador junto do Senegal e dos Estados Unidos.

P.S. E talvez mesmo, para estimular o relacionamento bilateral virtual, o senhor Embaixador se pudesse interessar pelo caso do cidadão guineense raptado e feito refém por agentes do seu país, dando conta do andamento do processo (e se está a ser tratado com a dignidade que merece). Tanto tempo... o julgamento? tinham prometido para fim de Julho... para depois, se o Juiz o declarar inocente, terem de lhe pagar uma indemnização? Terão dinheiro que chegue? O melhor, por uma questão de prudência, é colocarem desde já no orçamento, uma provisão para o ano que vem.

Come to Bissau, bring a Coca, drink the cola, refill with Geba water, and send to Bubo in NY, to help him wash his hands from your invented accusations.

15 comentários:

Anónimo disse...

O N'djai e os seus comparsas que fujam da Guiné

7ze disse...

Porque haveriam de o fazer? São guineenses.

Anónimo disse...

De Bissau,
Masoquismo continuar com este Emplastro.
Ao que nos levou e nos exige a Guiné-Bissau.
Rapto? Diplomacia virtual.
Repito: venha levar umas mordidelas de mosquito, que garanto que os seus olhos e escritos virarão para os que mais sofrem com tamanha desgraça nacional.

7ze disse...

Masoquismo o seu. Ninguém o obriga a visitar este blog.

Rapto é a palavra mais adequada.

Representação «virtual» são os termos apresentados na página dos EUA. Reclame para o Obama, se não concorda.

Quanto às picadelas de mosquito, eu sou a mosca 7ze, isso não me mete medo.

Há muito que os guineenses sofrem. Está na altura de atacar o mal pela raiz.

Anónimo disse...

Meus caros, este 7Ze é um embusteiro que tem fortes ligações com os traficantes de drogas e golpistas da Guiné, por isso os defende con tanta garra. O trabalho dele é limpar a imagem dos fedorentos golpistas. É um imprestável para o seu país e se acha dono das soluções para a Guiné.

Anónimo disse...

Mas porque vc (anônimo) defende os criminosos e ladroes do nosso povo e achas que estás certo.
Não há quem apoia golpe mas este é para valer.

Anónimo disse...

Todos os criminosos comprovados e auto-declarados devem is para a cadeia. Inclusive o Antonio Indjai, o chefe dos golpistas que além de criminoso de sangue (vide a declaração do Pansau Ntchama sobre a morte do Nino), é traficante e ladrão do dinheiro do povo, segundo ele mesmo! Confessou numa conferência de imprensa que ele roubava dinheiro das finanças. Só tu e mais meia dúzia de apoiadores de golpes é que não viram isso. Mas eu estou de acordo que venha um tribunal internacional e que julgue todos os criminosos da Guiné. Aí é que vamos ver os criminosos de verdade!...

Anónimo disse...

Me parece que o sr. está fingindo de ignorância, mas o que não parece. A morte de Tagme e Nino como foi orquestrado? Quem mandou matar Baciro e Helder, quem matou Iaia, Samba Djalo e quem matou Roberto? Morreram por acaso?

Por favor seja realista.

Anónimo disse...

Leia esta carta e envie-a para Ministério Público desde que está interessado na justiça.

CARTA ABERTA - ALERTA
De: bissauguine2013@gmail.com
Para: didinhocasimiro@gmail.com
Data: 5 de Setembro de 2013
Assunto: Carta Aberta
Caro Didinho, decidimos enviar-te esta "Carta Aberta" subscrita por um grupo de cidadãos.
Caso decidires pela sua publicação ser-te-iamos muito reconhecidos, caso não, teremos o prazer de a teres lido e seguramente partilhado com outros guineenses. Enviamo-la porque entendemos que serve de alerta a todos os guineenses. Afinal tem muita coisa que a maioria do guineenses não sabe a respeito do Senhor Carlos Gomes Jr.

Anónimo disse...

Continuação da carta aberta
Sabemos que nao hesitaras em dizer algo.
Esta petição é dirigida ao Conselho de Segurança das Nações Unidas através do representante do Secretário-geral na Guiné-Bissau e, em particular ao senhor Carlos Gomes Jr.. Ela traduz, ao mesmo tempo, um alerta e chamada de atenção para o perigo que poderá representar a vinda do ex-primeiro ministro deposto, neste momento, para a Guiné-Bissau e sua eventual candidatura às próximas eleições presidenciais, bem como o seu impacto sobre a estabilidade política, a paz social, e o próprio processo de retorno à normalidade constitucional e democrática.

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO
Está longe de significar medo e tão pouco falta de conhecimento ou de reconhecimento dos valores da democracia e das regras do jogo democrático.
Ela constitui um alerta porque muitos guineenses têm presente nas suas memórias, os assassinatos que, justa ou alegadamente, são atribuídos ao senhor Carlos Gomes Jr. seja na qualidade de mandatário seja na de responsável moral, tendo em conta as suas funções de Chefe do Governo. Aliás, o senhor Carlos Gomes Jr. foi publicamente acusado pelo senhor António N’djai, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, de ser criminoso e de ter mandado, varias vezes, matar muita gente. (Existem registos e pedimos que o Ministério Publico esclareça este assunto).

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO
- Os guineenses lembram-se do assassinato de Tagme Na Waie que muitos consideram ser uma estratégia e um meio para assassinar Nino Vieira;
- Os guineenses lembram-se da forma bárbara como Nino Vieira foi morto em pleno exercício das suas funções de Presidente da República democraticamente eleito. Este assassinato é atribuído ao senhor Carlos Gomes Jr. Recorda-se que o senhor Carlos Gomes Jr. tinha dito que não garantia a segurança do presidente Nino, e teria dito a um homem de negócios estrangeiro, horas após a morte do presidente, que Nino Vieira agora é uma carta fora de baralho, e não escondeu a sua satisfação, no Conselho de ministros do dia 2 de Março de 2009, por este sinistro acontecimento.
A LGDH, a CPLP e demais instituições chamadas de «Comunidade Internacional» quase que não se fizeram ouvir o que deixou a sensação de que era algo que há muito desejavam.
Queiram acreditar pois, que não faltará quem venha a ajustar as contas com os presumíveis criminosos.
- Os guineenses lembram-se da forma como o deputado Hélder Proença foi assassinado. Muita gente atribui este crime ao filho do senhor Carlos Gomes Jr, conhecido na praça por N’dundo; Os guineenses querem que se faça luz sobre este ignóbil assassinato; Os guineenses querem que o senhor representante do Secretário-geral das Nações Unidas, a CPLP, Portugal, Angola e demais parceiros sempre citados pelo senhor Carlos Gomes Jr. como sendo seus apoiantes, ajudem a esclarecer este facto sombrio da sua história.

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO
- Os guineenses não se esquecerão do assassinato do deputado Baciro Dabó, na sua residência, acto que muitos atribuem ao ex-Chefe do Estado Maior Zamora Induta a mando de Carlos Gomes Jr., com quem já não se entendia desde que Baciro Dabó ousou desafia-lo, concorrendo às eleições presidenciais.
- Os guineenses não se esquecerão da morte de Iaia Dabó, irmão mais velho de Baciro Dabó, à sangue frio e à porta do Ministério do Interior, na presença de algumas organizações da sociedade Civil. Mais uma vez a LGDH não se fez ouvir. Este assassinato, segundo propalado na praça pública, foi mandatado pelo senhor Carlos Gomes Jr. e, sua execução ordenada pelo então ministro do interior Fernando Gomes. Tudo isso porque temiam uma eventual vingança deste irmão de Baciro Dabó;
- Os guineenses recordam-se da forma misteriosa como desapareceu Roberto Cacheu depois de inúmeras vezes ter publicamente e nas instâncias do Partido, desafiado o senhor Carlos Gomes Jr., desmascarando-o, e chegando mesmo ao ponto de informar aos membros do Comité Central do PAIGC que foi N’dundo quem tinha disparado contra Hélder Proença. Mais uma vez a LGDH fez ouvidos de mercador;
Senhor Ramos Horta,
Senhor Carlos Gomes Jr.
Esta missiva é um alerta muito sério porque nem as Nações Unidas e nem as tropas da CPLP poderão proteger o senhor Carlos Gomes Jr. caso os guineenses decidam fazer justiça com as próprias mãos.
Se nunca houve Kamikases na história da Guiné-Bissau, eles poderão e vão seguramente surgirem defesa de causas justas e contra a impunidade.

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO
Ramos Horta, faça valer a sua influência e, com os demais parceiros, chamem o senhor Carlos Gomes Jr. à razão. Ele que deixe que os guineenses esqueçam suas mágoas e sequem suas lágrimas.
O senhor Carlos Gomes Jr., através dos seus servidores chefiados pelo senhor António Inácio Correia, vulgo Tchim, está orquestrando a recolha de assinaturas, solicitando o seu regresso e, uma vez mais, quer trazer para Bissau carregamentos de ditos apoiantes das regiões de Gabu e Bafata. Mais uma vez, as regiões de Bafata e Gabu.
O Senhor Carlos Gomes Jr. enquanto chefe do executivo que era, deve ter algo a dizer. Sendo uma pessoa de bem, em nome da verdade e da estabilidade, deve fazê-lo agora. Repetidas vezes disse que não tinha medo de enfrentar a justiça e, por isso mesmo, em vez de se candidatar, deve requerer que justiça seja feita. Já lá vão mais de três anos sem que houvesse o mínimo avanço nos inquéritos e na busca da verdade.
Senhor Ramos Horta,
Senhor Carlos Gomes Jr.
Guineenses avisados lembram-se de muitos delitos económicos e exigem que o ministério Publico tome as devidas providências:
- O que aconteceu com o Fundo que devia ser utilizado na construção da auto-estrada Aeroporto-Bissau? Quantos bilhões de Fcfa foram investidos e quantos foram desviados ao ponto de não se conseguir executar a obra tal como havia sido concebida, transformando essa auto-estrada num verdadeiro pântano durante a época das chuvas.
- Como explicar o facto de o senhor Carlos Gomes Jr e seu genro, o então Secretário de Estado do Transportes, José Carlos Esteves terem alegadamente investidos mais de dois bilhões de francos Cfa na aquisição de dois barcos velhos fugindo as regras estabelecidas e violando de maneira flagrante a Lei das finanças publicas?
- Como aceitar que cerca de quatro bilhões de Fcfa tenham sido acordados para a pavimentação de um parque para contentores no cais de Bissau e, uma vez mais, sem concurso publico?
- Quantos bilhões foram acordados à Empresa que nós todos sabemos, sem concurso publico, para a reconstrução do mercado central ainda por fazer?
- Qual o destino dos mais de sete bilhões de Fcfa disponibilizados pelo Banco Africano de desenvolvimento (BOAD) para a restruturação da Guiné Telecom?
- Qual o paradeiro dos mais de doze milhões de dólares do Apoio orçamental do governo angolano que, depois de terem chagado ao Banco Montepio, foram engolidos não se sabe por quem. Os guineenses querem explicações por parte do senhor Carlos Gomes Jr.
- Como é que o senhor Carlos Gomes Jr. consegue cometer a irresponsabilidade de declarar publicamente que ganhou as eleições com 52%, pondo em causa a fiabilidade de todo o sistema eleitoral da Guiné-Bissau, outrora considerado justo e transparente pela comunidade internacional?
Ninguém sabe mais do que nós de que a Guiné-Bissau é de todos nós e que o poder se conquista nas urnas, ninguém conhece mais do que nós as regras do jogo democrático.
Por sermos contra a apropriação ilícita de bens, por sermos contra a venda de drogas e armas, por sermos contra aqueles que, por não poderem hoje vender drogas fazem recurso à dilapidação das florestas, por sermos a favor da conquista do poder nas urnas mas sem comprar a consciência dos guineenses dominados pela pobreza absoluta, pedimos aos verdadeiros amigos da Guiné-Bissau que supliquem o senhor Carlos Gomes Jr. para que se apresente à justiça ao invés de se candidatar nestas eleições previstas para Novembro próximo.
Queira acreditar, senhor Ramos Horta que a Guiné-Bissau não terá nem paz e nem sossego se não se tomar a sério esta missiva.
A paz constrói-se na verdade e com a verdade.
O senhor Carlos Gomes Jr. tem dito repetidas vezes que merece toda a confiança e apoio das Nações Unidas, da CPLP e de Angola por isso vai ganhar as eleições com 80% dos votos. A que se deve este apoio?
Grupo de cidadãos avisados
Feliciano Monteiro Nanque,
Jorge Carlos da Silva Vieira,
Ensa Dabó,
Wagna Na Biote,
Domingos M. Vieira

Anónimo disse...

Prezados senhores do grupo de cidadãos avisado!
Considero a vossa iniciativa de extrema importancia para a promoção do retorno à verdade na Guiné-Bissau, contudo, a verdade para ser verdade, deve ser ampla e imparcial. Existem nomes envolvidos nos últimos crimes na Guiné que não podem ser esquecido: Cadogo e Induta São alguns deles. Mas não podemos esquecer o Antonio Injai, porque é acusado de trafico de drogas e segundo Pansau Intchama, ele comandou meterialmente a morte de Nino Vieira. Ele confessou que reoubava dinheiro da finanças e não pode ser ilibado das torturas e mortes que estão acontecendo neste exato momento.
Vamos apelar por um tribunal internacional independente para investigar, julgar e condenar todos aqueles que tiverem suas ações crimonosas (econômica ou de sangue)comprovadas, seja ele Cadogo, Indjai, Kumba Yalá, Serifo Nhanadjo ou qualquer um. Só assim podemos falar em verdade.