quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Movimento para a Paz Democracia e Desenvolvimento

Como fundador (e desenhador do logotipo), em 1998, em Lisboa, com o professor Celestino, José Ampa e Florentino Mendes Pereira, deste «Movimento», cuja designação inicial se referia aos guineenses na Diáspora, lembro que não é a primeira vez que este Movimento se endereça à CEDEAO.

Efectivamente, a 3 de Julho de 1998, este Movimento fez chegar à cimeira extraordinária sobre a Guiné-Bissau, realizada em Abuja, pelos bons ofícios do então Secretário de Estado da Cooperação português, Luís Amado, um documento intitulado «Appel au bon sens», no qual se pedia a retirada da sua força.

Após a leitura da carta aberta à CEDEAO, publicada pelo Umaru Djau, confesso que não percebi muito bem qual a intenção desta missiva. Se bem que se note a preocupação em manter um discurso equilibrado, este parece não ter qualquer objectivo óbvio, sendo um pouco chocho e convencional demais.

O texto começa logo mal, com a aplicação do termo «Majestade», o qual, em português, não se aplica a Chefes de Estados eleitos, como o são todos aqueles que vão reunir em Dakar. Poderia aplicar-se ao monarca da Arábia Saudita... eventualmente a Serifo Nhamadjo, se pensar eternizar-se em dinastia.

Afirma o documento, após desfiar um rol de desgraças, acabando pela «corrupção generalizada»: «Todas essas preocupações são favoráveis aos que usam o actual poder político, razão pela qual não têm interesse na realização imediata das eleições e consequentemente no retorno à normalidade constitucional.»

Esses males não começaram com este governo: a sua total ineficiência, mesmo considerando as condições desfavoráveis com que se deparou, deve-se ao boicote de funcionários manipulados pelo PAIGC. Mas afirmar que se congratula com os males da Guiné-Bissau, como forma de se manter no poder?

Este governo não tem qualquer poder, para além do que lhe foi conferido pelos militares; constata-se hoje o grande erro e perda de tempo que constituiu a sua formação. Não era de todo sustentável! E hoje a situação não pode durar muito mais... Tal como, aliás, o documento reconhece logo a seguir:

«Assim, o Movimento Nacional da Sociedade Civil alerta as Suas Majestades Chefes dos Estados e de Governos da CEDEAO sobre as eventuais situações de descalabro total indesejável que poderá ainda agudizar o processo de transição.» É completamente irrealista fazer das eleições um remédio miraculoso...

Atingiu-se realmente um ponto de não retorno; terão sido dois anos perdidos? A responsabilidade volta pois ao Comando Militar que assumiu o poder a 12 de Abril do ano passado. Há que salvar a face e corrigir o erro, já se perdeu tempo demais. Proponho um reordenamento das prioridades do Movimento:

Paz, Desenvolvimento....

e Democracia, por esta ordem.

Sem comentários: