sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ainda as eleições

Ainda não há anúncio oficial de «nova data» para as eleições. Faltam agora 30 dias para a data marcada.

Há uma grande hipocrisia nisto tudo: as eleições estão desde já a ser dadas como inválidas, por Cadogo, o futuro perdedor, que já começou a inventar desculpas para depois reclamar; alguns chegam a chamar «palhaçada» ao acto; o PAIGC implodiu, dissolveu-se neste marasmo.

Com um ficheiro eleitoral que já há dois anos estava desactualizado (o que contribuiu para a percepção da tentativa de golpe de Cadogo, de «forçar a nota», com muitos jovens em idade de votar a manifestar nas ruas), há que refazer tudo... mas muitos, de ambos os lados, contestam.

Uma solução ainda mais simples e barata (coisa para mil dólares), pouco científica mas também a salvo de grandes desvios: comprem-se uns baldes de tinta indelével (por uns dias) para lambuzar os polegares e peça-se à tropa para passear (e proteger) urnas móveis a circular pelo país.

Quem estiver, está (nem é preciso identificação, basta um polegar asseado); quem não estiver, que se lixe. Os militares poderiam guardar «o troco» e o resultado seria fiel e fidedigno, sem riscos de influências externas e ingerências encapotadas. Mas votar em quê? Em soluções.

O conceito de Partido está desacreditado e desactualizado. Havendo essencialmente duas propostas em cima da mesa, era isso que deveria ser perguntado ao Povo. Cadogo versus Injai: não vale a pena estar com meias medidas: preferem o tubarão ou o crocodilo? Escolham.

Injai demitir-se-ia do cargo de CEMFA, mantendo-se como «padrinho» de um novo governo, que entregaria «a outro» (segundo as suas próprias palavras), que responderia perante ele. Cadogo não seria solução, apenas mais do mesmo, mas, pronto, teria a oportunidade de o constatar.

A data das eleições deveria ser respeitada, senão parece que se anda a brincar.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Quem estiver, está (nem é preciso identificação, basta um polegar asseado); quem não estiver, que se lixe. Os militares poderiam guardar «o troco» e o resultado seria fiel e fidedigno, sem riscos de influências externas e ingerências encapotadas. Mas votar em quê? Em soluções."

Sr 7zé se não é ou for necessário identificação, então aqueles que não têm idade para votar...irão votar! Isto é, mesmo os Bebes!!!

Afinal o que você quer para a nossa terra?