terça-feira, 8 de outubro de 2013

Visita de Estado

Foi emocionante constatar a empatia de Xanana, vestindo farda a rigor; exemplificando assim como um militar também pode ser um político interveniente.

A sua capacidade para sentir, para comungar das preocupações dos outros, são exemplares de humildade e humanidade. Grande bofetada para Lisboa.

Um bom exemplo para os cinzentões de cabeça vazia, políticos e jornalistas, que papagueiam condenações no desconhecimento das realidades do país.

O povo da Guiné-Bissau, «tão desencantado pelas elites políticas, traído nos seus sonhos mais simples», agradece a Ramos Horta pela oportunidade.

Espera-se com impaciência a apresentação conjunta dos resultados e conclusões desta visita histórica, sendo momento ideal para grandes decisões.

4 comentários:

Unknown disse...

Meu caro 7ze,
Estava a ler este seu post, e tudo nele me fez recordar o Titanic! E nele você tem um papel curioso!
O meu caro continua a dirigir com vigor a orquestra enquanto o navio afunda. Triste alegoria dirá você, muito mais triste direi eu, porque já vejo corpos espalhados pelo “mar” da minha terra. Danos colaterais dirá você, vidas humanas digo eu. O outro, dizem que mandou matar políticos, estes matam o povo, de fome, de doença, de tráfico de órgãos, de vingança, de ódios étnicos. De um lado ou do outro são vidas humanas! E você continua a mandar a orquestra tocar!

7ze disse...

Vingança? Ódios étnicos?

Isso configura mais o anterior consulado.

Vejo um final alternativo para a sua comparação com o Titanic: o Comandante conseguiu evitar a tempo a colisão com o iceberg; chega tudo a salvo ao destino...

Este artigo era mais feito de esperança. Aquilo que Xanana quis transmitir.

Ainda não ouvi o Marcelo dizer o que pensa da visita de Xanana Gusmão.

Unknown disse...

“O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, encara como uma "obrigação" a visita de quatro dias que iniciou hoje à Guiné-Bissau, uma vez que o estado timorense detém a presidência do grupo G7+.
O G7+ é uma organização criada em abril de 2011 que reúne 18 Estados-membros, entre os quais Timor-Leste e Guiné-Bissau, e que defende reformas no modo como a comunidade internacional apoia os países frágeis ou em situação de pós-conflito.
"Detendo Timor-Leste a presidência do G7+, teríamos uma obrigação" em visitar a Guiné-Bissau, "como expressão de solidariedade total, para trocarmos impressões", destacou Xanana Gusmão.”
Meu caro 7ze,
O comentário que me merece a visita de Xanana Gusmão encontra-se bem explicado nos parágrafos anteriores. Ainda assim, mesmo entendendo a “obrigação” da visita, espero que ela tenha servido para que algo de positivo possa advir para esse meu povo irmão!
É claro que tal como no Titanic haverá quem se salve, felizmente espero que as mortes tenham acabado hoje. O comandante, como você prevê e eu também, não terá a coragem e hombridade do passado, e tal como nos tempos modernos, copiará o exemplo do comandante do Costa Concórdia! Os maestros, como o meu caro, continuarão a tocar noutras orquestras, e o navio, seguirá para porto seguro onde depois de lavadas as feridas do sangue derramado, chorado os filhos assassinados, zarpará a velocidade de cruzeiro!
Gostaria que esse dia, não podendo ser ontem nem hoje, acontecesse amanhã, mas infelizmente ,com os comandantes e maestros que este Titanic tem, ainda estará para durar o sofrimento dos seus tripulantes. O sofrimento dos tripulantes, a dor de quem está por fora, o prazer de quem quer ficar com os salva vidas e os restos do navio!





Anónimo disse...

Excelente ao quadrado, Marcelo Marques. Confortável para o emplastro estar no cimo da montanha a ver o Titanic afundar e a bater palmas aos seus comandantes e maestros. Sobre o Xanana, parafraseando-o em termos rudimentares: Blá,blá, blá, igual a ficarmos todos amigos e ninguém se chateia. Pobres somos e assim continuamos nesta Guiné, circunscrita a Bissau há 4 décadas.