quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Um abraço de Dili

Um Primeiro-Ministro português de fugida, dispensou menos de um minuto para debitar um comunicado sobre um caso gravíssimo, no qual Portugal foi gravemente humilhado, sem direito a perguntas dos jornalistas, num tom lamechas e despeitado, balbuciando provérbios mal citados (é «por baixo da ponte» e não «por baixo das pontes»), chorando sobre o leite derramado: «lamento profundamente que tudo aquilo que foi a troca de informação que foi registada antes destas decisões serem tomadas não tivesse sido suficiente».

Não era decerto esta a explicação que esperava Francisco Seixas da Costa. No entanto, Pedro Passos Coelho respondeu à principal interrogação que o Senhor Embaixador exprimiu no artigo recentemente publicado sobre o assunto e aqui glosado. O Primeiro-Ministro português admitiu ter «havido uma má leitura de sinais (...) do conhecimento do lado português», ou seja, agravou ainda mais o caso, confessando que trataram um caso desta dimensão com uma insustentável ligeireza, ou melhor, uma infeliz arrogância de ex-colonizadores disfarçados de cooperantes, grosseira negligência e escassa diplomacia.

Há, no entanto, vários sinais que permitem fazer a leitura correcta da mensagem de Xanana. Um deles é o protagonismo que tem assumido o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor, que havia participado, com Rui Machete, em Bissau, no encontro de MNEs da CPLP, o qual já veio por mais que uma vez colocar água na fervura. Bissau parece ter sido a gota de água que fez transbordar o copo. Será compreensível que os homólogos estivessem juntos, com este assunto em ebulição, e o caso não tenha nada a ver com a CPLP e o próprio conceito de cooperação?

As actuais autoridades portuguesas são actualmente uma simples dependência de Luanda, num frenesim de exploração petrolífera desenfreada que conduzirá aquele país africano ao esgotamento dos seus recursos em poucas décadas. Desse dinheiro, só uma ínfima parte tem servido para desenvolver as condições de vida dos angolanos. Timor não tem qualquer interesse em cooperar com autoridades corruptas nem aderir a modelos de desenvolvimento desadequados e pouco consistentes. É insatisfatório lidar com um país completamente desidentificado politicamente, até por respeito pela sua grandeza histórica. No entanto, Portugal mantém-se intacto no coração dos timorenses e no seu papel mítico.

Claro que os magistrados comeram por tabela, se bem que não sejam decerto propriamente santos, ou sequer, pelos vistos, muito competentes. Muito técnicos e virados para o rei no umbigo do Direito português, revelam dificuldades em interagir com outros factores relevantes, quando enxertados em ambientes exóticos (talvez sejam portugueses de má qualidade). De qualquer forma, é sempre arriscado ir lavar as mãos aos outros na casa deles; toda esta campanha que fala em «mãos limpas», ainda para mais, depois de expulsos, soa a falso. Em vez de lavarem as mãos aos timorenses, emigrem para Angola e vão lavar o rabinho de José Eduardo dos Santos (com carqueja, claro, para não ofender), lá há muita corrupção para investigar. Ah! E entretanto voltem para a escola, não copiem e aprendam a não dar erros ortográficos. Eheh

O que Xanana está simplesmente a recomendar, é uma revolução em Portugal (e já agora, em Angola). A mensagem é clara: «gostamos muito de vocês, mas enquanto estiverem por aí esses governantes, não queremos nada convosco. Quando se livrarem deles voltaremos a falar de coisas sérias.» Em entrevista à Lusa, Xanana diz que gosta muito de Portugal, que isto nada tem a ver com os portugueses e até manda um abraço. Recorre-me a frase de Cabral... «A nossa luta não é contra o povo português...»

Sem comentários: