domingo, 2 de novembro de 2014

Exercício de zidadania

Aparentemente, a expectativa criada pela marcação de uma reunião, para os próximos dias, entre o Coronel Zida e os líderes civis, parece ter devolvido alguma acalmia às ruas de Ougadougou, com relativamente menos gente a aderir hoje à convocação para manifestar o desagrado quanto ao confisco do poder pelo Exército.

Os apelos dos Estados Unidos e de várias organizações para a devolução do poder aos civis (como se o ex-Presidente não fosse ele próprio um militar de carreira) deverão esbarrar contra aquela que parece a firme intenção, no seio do Exército, de evitar uma «malidição» ou «libialização» do Burkina Faso.

Justifica-se, nesta ocasião especial, como sugeriram os irmãos intelectuais balantas na diáspora, uma reflexão sobre a herança de Thomas Sankara, o caminho que apontou para um ideal de homens íntegros, e a oportunidade da sua aplicação a todo um continente em busca de afirmação.

A Twittoesfera foi invadida por um tsunami de críticas a, entre outros, José Eduardo dos Santos e Obiang, sugerindo que podem ser os próximos. Também o Expresso retoma o assunto num artigo deste Sábado, sugerindo uma «Primavera Africana» e lembrando o sacrifício, há já quase quatro anos, na Tunísia, do jovem Mohamed Buazizi.

Segundo artigo no Libê, um sobressalto de júbilo percorreu o continente, com muitos a interrogarem-se «Se os burkinabês conseguiram, porque não havemos nós de conseguir também?»... Numa réplica local, o Angola24horas publicou um artigo de opinião sob esse contundente título.

Sem comentários: