quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CHÁ DE frutos vermelhos

A situação no Chade continua confusa. À falta de comunicações, vem juntar-se uma proclamação do General Nouri, publicada pela Gazeta de N'djamena, apelando ao exército para apoiar o movimento revolucionário lançado pelos jovens, inspirados pelos recentes acontecimentos no Burkina Faso.


O general nourrit l'espoir (a piada só funciona em francês) de tomar o poder. Lembre-se que há uns anos, em Fevereiro de 2008, esteve a um passo de o fazer, com violentos combates na própria capital. Ex-colaborador de Hissène Habré, tornou-se num pilar do regime de Déby, como Ministro do Interior.

[Um pequeno parênteses para lembrar a tareia que o senhor general deu a Kadafi, em 1987, quando a Líbia invadiu uma faixa de território, quase desabitada, do noroeste do Chade. Se o material de guerra soviético sofreu um grande «desgaste» em Israel, no ar; já em terra, foi no Chade que sofreu a maior derrota.

À incursão dos poderosos e potentes T-55, os chadianos responderam com equipas tácticas de dois jipes (Toyota), equipados com Milans (o equivalente francês do RPG7, uma arma anti-carro portátil), que atacavam em direcções opostas: aproximando-se a alta velocidade, travavam de repente a curta distância, largavam um homem que disparava (em primeiro lugar tentando visar as lagartas, para imobilizar o tanque), arrancando de novo a alta velocidade... As torres não conseguiam acompanhar a extrema mobilidade e foi um verdadeiro desastre para o exército líbio. Quem comandava as forças chadianas? O General Nouri!]

Déby conseguiu, numa fase inicial do seu regime, manter um certo equilíbrio religioso, entre um Sul maioritariamente cristão e o Norte muçulmano. No entanto, com a continuação no poder, tornou-se cada vez mais autocrata, apropriando-se do poder como muitos ditadores o fazem, como se Direito divino se tratasse, dando origem a uma contestação apoiada pelo Sudão e liderada por Nouri.

A insidiosa «luta contra o terrorismo» e a diabolização do Islão, na sequência do 11 de Setembro, conduziram a um forte aumento da intolerância religiosa, particularmente perigosa para países «de fronteira», nos quais várias religiões convivem, sem hegemonia. A República Centro-Africana está a pagar o preço.

Os franceses, com a sua «muralha do deserto», vieram atiçar ainda mais esta fissura. Como quando, no Chade fizeram «vista grossa» ao massacre à catanada de muçulmanos por populações enraivecidas... O papel desempenhado pelos franceses é cada vez mais perigoso, pela promiscuidade soberana.

Esperemos que a instabilidade não volte ao Chade e «frutifique» em vermelho.

Estará o General Nouri a tentar confiscar a iniciativa política laica, dos jovens que se revoltaram?

Um like na laika.

Sem comentários: