quarta-feira, 25 de março de 2015

Comunicado Final

A Mesa Redonda revelou-se um grave equívoco, bem representado pelo número simples apresentado: 1 BILIÃO. Indiferentemente de se tratarem de euros ou de dólares, queriam decerto dizer mil milhões. Ou bilhão, em brasileiro. Um bilião corresponde a um milhão de milhões e não a mil milhões.

Mas os equívocos não se ficam por aqui. Nem a brincar, terminar um comunicado que deveria ser de coesão nacional, com uma ofensa às Forças Armadas guineenses. Os dois últimos pontos são uma verdadeira vergonha, dedicados apenas à intenção de ocupação angolana. Afinal esta mesa redonda foi uma farsa, servindo apenas para reafirmar a venda do país, contra uns trocos?

Rapidamente se compreende o teor da referida Resolução 2203...

«Notant les efforts que fait le Gouvernement pour asseoir le contrôle et la tutelle effectifs des autorités civiles sur les forces de défense et de sécurité, faute de quoi le bon fonctionnement des institutions de l’État pourrait être entravé par la collusion entre certains acteurs politiques et les chefs militaires.
(...)
Exige de nouveau des forces de sécurité et de défense qu’elles se soumettent pleinement à la tutelle du pouvoir civil.»

Convidando os «parceiros» a contribuírem para a sua «manutenção». Será que esses custos serão a abater ao «BILIÃO», ou apenas ao envelope angolano?

Este assédio está a tomar contornos de verdadeiro mau gosto. Como é possível que um país que acaba de pedir ajuda alimentar internacional ao PAM (ver última notícia no Folha 8) insista em despender grandes somas de dinheiro para alimentar um corpo expedicionário indesejado pelos guineenses? Com a conivência das duas principais figuras do Estado?

Neste caso, BILIÃO rima com TRAIÇÃO.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro o comunicado final fala em mil milhões não em bilhão e li isso no próprio link q está na tua página.

Retornado disse...

Mil ou Milhão, não é importante.

Será muito se cair nas mãos certas, pouco se cair nas mãos erradas.

Nas mãos de uns, o dinheiro pode ser fêmea, reproduz-se, para outros é macho.

Mas mesmo que seja pouco é melhor que nada.

Amem

Anónimo disse...

Deixem este Senhor em paz...pois só sabe falar mal dos Governos do P.A.I.G.C. e todos os que são da Oposição e que comungam os mesmos ideais patrióticos! Ele sempre defendeu os mal feitores na Guiné-Bissau! Lembram do tal Governo de Transição (Trânsitos, se quiserem!)?

TERRA RANKA, doa a quem doer!

Não acrescento mais nada!

Obrigado pela Oportunidade!

Anónimo disse...

Es ano bo na culil seco sima apoio kkkkkkk