sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Equilíbrio rompido

A candidatura de Kumba Yalá é claramente inoportuna. Destituído por um contra-golpe de Estado (oposição ao golpe do presidente na respeitabilidade do Estado), a concretizar-se a sua intenção de concorrer às eleições presidenciais, vem acirrar os ânimos e lembrar momentos do passado que todos gostariam que estivessem definitivamente enterrados.

Além disso, a partir desse momento, legitima claramente Carlos Gomes Junior, igualmente deposto por um contra-golpe, a voltar à Guiné, com o mesmo objectivo. E este, ou o faz já, voltando tempestivamente a Bissau, ou terá perdido definitivamente o «comboio» destas eleições. O confronto, que nada oferece de novo, não interessa à Guiné.

PS Pudessem os dois tirar algum proveito do caminho que mostrou Nelson Mandela, dariam um exemplo pedagógico de abandono.

3 comentários:

Anónimo disse...

M.D.M.
O Dr. Kumba Ialá já havia dito na eleição passada que não tinha adversários e que ia ganhar a eleição. Perdeu e contestou o resultado. Espero que agora não esteja usando da mesma artimanha para contestar uma possível futura derrota.
Contudo, uma coisa é certa. Seria muito bonito ver os DOUTORES guineenses num debate político, técnico e intelectual, para ver quem é doutor de verdade e quem é de mentira. A começar pela exibição das teses e dos trabalhos acadêmicos que deram os respectivos títulos de Doutor. Eu acho que se na eleição passada Dr. Kumba não tinha adversários, agora os tem e de que maneira!
Espero, outrossim, que não esteja contando com os militares e muito menos com os homens armados que tem em casa para pontapear os adversários.

AMADO disse...

Se o Dr.Kumba quer realmente contribuir a paz...como dizia a poucos tempos atràs,penso que ele e o ditador moderado Cadogo,tém que ficar fora destas eleiçoes gerais...seria mto bom para o nosso paìs!!!

ESPERO.

Anónimo disse...


Enquanto as pessoas que estão na Politica não perceberam que ser presidente não é uma profissão mais sim a representação da maioria teremos todo tipo de candidatos pq todos pensam que ser presidente é uma forma de resolver seus problemas profissionais.

Att