quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Leão desgrenhado

Muitos interesses em jogo, com mais de 120 «diplomatas» americanos a serem intempestivamente repatriados. E mais uma guerra local de interesses globais. Para um país novo, violando um tabu fronteiriço continental com bem mais de 120 anos, não é um bom augúrio.

Balcanização africana? Fantasmas étnicos fomentados por interesses petrolíferos? O leão não vai ficar bem na fotografia, com essa Juba. Todos foram (hipocritamente?) colocar flores no túmulo de Mandela, mas não basta elogiá-lo: seria preciso respeitá-lo igualmente.

Esta ordem mundial só serve aos países desenvolvidos; o seu conforto é mantido à custa de guerras periféricas, fomentando modelos interesseiros de apropriação pessoal das lideranças, em vez de verdadeiros Estados de Direito, alicerçados no desenvolvimento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pela primeira vez, o Sr está do lado certo. Pelo menos desta vez o Sr está do lado da maioria! Já não era sem tempo!!!
O mundo actual está cheio de cinismo, os "grandes" (países desenvolvidos ou patrões) não querem os "pequenos" (países menos desenvolvidos ou empregados) auto-suficientes! Querem sempre a eterna dependência dos outros, para poderem sugar ainda mais, até a morte se for preciso!