quarta-feira, 30 de maio de 2012

Temporização indecente e improcedente

Angola estará porventura a fazer um erro de cálculo, nesta terminal tentativa de se agarrar ao chão. Ango-lapa não larga rocha. Firme que nem rochedo. No entanto, mais vale dobrar do que quebrar. Partir da Guiné ou partir tudo na Guiné?

Jogo perigoso, contra o tempo, que não joga a favor de José Eduardo dos Santos... Só aumenta mesmo a sua exposição à incerteza, até porque a imprensa internacional parece ter finalmente levantado a lebre da MISSANG, como principal factor do berbicacho.

A CEDEAO tem dificuldades em mandatar de forma precisa e em capacitar os seus representantes, demasiado complacentes face às contrariedades relativamente a objectivos básicos: como é possível que numa reunião para tratar de pormenores simples, se deixem enredar nos subterfúgios de Angola?

«Dificuldades técnicas»? Estarão a brincar? É de mau gosto. 3 viagens charter do mesmo avião e 10 idas e vindas (10m) do mesmo autocarro seriam suficientes... Porque se armam em esquisitos? Agora só saem se o autocarro tiver ar condicionado? Não estão em posição de condicionar...

Para quê tentar travestir a situação que já todos perceberam? Só chamam ainda mais a atenção! Que falta de fair play e de «recreio»! A provocar? É o princípio do chicote em funcionamento, mas se a CEDEAO abdica de cumprir o papel essencial com o qual se comprometeu, apenas demonstra, neste momento crítico, uma inoperância perigosa (para além de uma forte possibilidade de serem dispensados como incompetentes).


E, em último caso, voltar-se-á à casa de partida, com nova subida da tensão... Brevemente, com toda a provocação, a benevolência inicial para com os cambas assumirá cambiantes de merecida humilhação, com uma marcha forçada, apeada e apenas com bagagem «de mão». Não esperem pelo último barco...

Adiamento sine die e unilateral de uma retirada anunciada? Parece muito má opção, atendendo ao contexto politico e militar. O Comando Militar ver-se-á assim obrigado, mesmo que a contra-gosto e a título de estado de excepção, a voltar a sair das casernas para assegurar a soberania nacional.

Sem comentários: