sábado, 23 de maio de 2015

Regime a falar para as paredes

Ontem, na cidade do Dundo, uma importante cerimónia oficial ficou às moscas, boicotada pela população, apesar da cerveja e comida à borla. Imagem bem representativa da legitimidade actual do MPLA.


A não perder, a opinião de Marcolino Moco, quanto aos recentes desenvolvimentos, ainda um pouco confusos em termos de desenlace, do caso Rafael Marques.

«Minha idéia sobre o fim do caso Rafael Marques:

Devido às ocupações que me preenchem o tempo, no presente momento, não pude aprofundar a situação reflectida do que captei nas redes sociais sobre o caso. Mas se bem o entendi, chamaria a isso a vitória do bom senso. No quadro da situação geral que o país vive, é por uma solução desse tipo que eu torcia, especialmente quando vi que estavam agregadas ao caso pessoas de um bom senso proverbial, como os generais Ndalo, Matos, Nunda e outros. Quem nos dera que conseguíssemos resolver de forma semelhante o problema mãe de todos esses problemas: devolver a soberania ao(s) povo(s) de Angola, sem ser necessária mais uma revolução sangrenta; acabar de vez com a repressão contra manifestantes pacíficos, acabar com a continuação de presos de opinião em Cabinda e nas Lundas, assistirmos ao fim da entrega de todas as instituições a uma família e pouco mais! Na verdade, este é o problema fundamental que temos de resolver, preferencialmente, de forma pacífica. Mas o que se observa é que o Presidente José Eduardo dos Santos acha que a solução é controlar cada vez mais poder (vejam isso de controlar mais pessoalmente o sistema eleitoral?), controlar pessoalmente a comunicação social de Angola e de Portugal; enfim, usar de chantagem contra nacionais e estrangeiros, na base dos recursos naturais do país. Há melhor exemplo de como utilizar a soberania nacional capturada, para chantagem à comunidade internacional do que aquele comunicado do governo de Angola, sobre o caso Kalupeteka? Quando, seja qual seja a gravidade do acontecido, o que se exige, legitimamente, é apenas esclarecimento sobre vidas perdidas?»

Sem comentários: