quarta-feira, 6 de maio de 2015

Assim num dá, Nunda

O Chefe de Estado Maior angolano, ao assumir em Luanda a presidência rotativa do respectivo órgão CPLP, em substituição do seu homólogo português, produziu declarações centradas essencialmente na Guiné-Bissau:

«Formulo votos de que as suas Forças Armadas [da Guiné-Bissau] tenham, na pessoa do seu Chefe do Estado-Maior General, a mão firme que conduzirá às reformas preconizadas para o sector militar».

Há três anos que José Eduardo dos Santos alimenta essa psicose, em busca de vingança pela humilhação que sofreu nessa altura. Que o CEFMA cumpra acriticamente um guião presidencial sem qualquer nexo razoável, só pode desmerecer o benefício da dúvida que lhe foi concedido pela opinião pública, quando assumiu o cargo, como ex-militante da UNITA.

Também eu quero formular votos, lembrando precisamente a reacção dos militares guineenses em 2012 (não estamos para aturar este arrogante e prepotente! que julga que pode vir dar ordens na terra dos outros). [Aproveite mazé o exemplo dos militares guineenses, e entregue aos tugas o «presente», bem embrulhadinho.]

«Formulo votos de que as suas Forças Armadas [de Angola] tenham, na pessoa do seu Chefe do Estado-Maior General, a mão firme que conduzirá às reformas inevitáveis para o país», face à acelerada erosão do regime e ao risco de o poder cair na rua.

Aponta-se à consideração de Vossa Excelência o exemplo do Burundi, no qual as forças armadas se interpuseram recentemente entre o Governo e a população, dando claros sinais de que não tolerarão mais mortes inúteis.

Antes que querer vir dar lições de moral aos outros, a soldo de um velho decadente, senil e em plena negação, desmarque-se a si e às Forças Armadas nacionais, das agressões e morticínios contra os seus próprios cidadãos.

PS No mesmo contexto de agressão soberana, os Ministros português e brasileiro dos Negócios Estrangeiros reuniram em Brasília com semelhante ordem de trabalhos, sem participação sequer dos interessados guineenses, dando-se ao luxo de emitir declarações conjuntas abusivas, no estilo a que já nos habituaram. Que curiosa obsessão sincronizada!

Sem comentários: