quinta-feira, 14 de maio de 2015

Polícia vandaliza, no Burundi

Elementos da Polícia afectos ao ex-Presidente incendiaram as instalações de duas Rádios favoráveis aos rebeldes: que dizer de uma polícia que, em vez de defender a propriedade, é a própria a promover a pilhagem? As operações da polícia contra as rádios foram efectuadas em estilo guerrilha: «bate e foge» (da fúria da população). Desde ontem que aparentemente se luta pelo controlo dos meios de comunicação. O assalto rebelde à Rádio-Televisão (único meio de chegar a todo o país) parece ter falhado, mas demonstra claramente que são os revoltosos que estão ao ataque, tentando acabar com as bolsas de resistência pró-Nkurunziza, e não o contrário, como afirmava ontem o Chefe de Estado Maior lealista.  Face à escalada da violência a população parece ter optado por ficar em casa, para já.

1 comentário:

Retornado disse...

De todas as independências dos novos países sub-saarianos, terá sido aqui que se terá dado o maior morticínio de cariz tribal, por quilómetro quadrado.
(hutus/tutsis)
Mas segundo as notícias, terem sido as mulheres extremamente influentes nesta revolta para derrubar um presidente, pode ser para África o exemplo para as mulheres deixarem a passividade tradicional feminina e tomarem atitudes que corrijam muitos hábitos maus em qualquer parte, mas mais negativos em África.

É que em África, a tradição é a mulher ter muitos filhos, e trabalhar para os alimentar.

E o homem, com a tradição, de flecha e zagaia na mão, dedicar-se à caça.