quarta-feira, 6 de maio de 2015

Literatura inflaccionista

«Hoje de manhã, assim que levantei depois de agradecer o 'Ngana Nzambi', fui directo revisar as news no face. Encontrei mambos como: Mel Gamboa desentende-se com o Observatório de Imprensa; filho do Kalupeteca com paradeiro incerto, faz revelações bombásticas; Samakuva vai tocar o apito da arvorada e tantas outras cenas. Tentei molhar os ossos para sair, dei por conta que os bidons estavam vazios. Caralho! Pego no telemóvel trim trim trim, e do outro lado atende: "Alô puto localização?" O puto: Kota tô no Camama I. Eu: "Preciso de água mó ndengue". Passados alguns minutos o puto aparece: "Kota esses mambos assim é sempre bom na Segunda-feira hoje assim complica. Já estava mbora para esticar nas zonas por onde não há água". Eu: "Ya ndengue tens razão, mas é que ontem não dava estava a fazer manifestação pacífica em casa para cumprir as ordens da Mel Gamboa". Agarro em 400kz e pimbas 8 bidons. Depois de tudo o puto berra: " Kota hoje assim é o último dia a pagar por esse preço, pela próxima será 75kz por bidon e o kota como é bué informado nesses mambos de política acho que já sabe o porquê né?" Fiz de conta que não sabia: "Nada puto não sei de nada qual é a dica então?" O Puto: "Então o kota não sabe que o combustível subiu desde a madrugada de Sexta-feira?" Dentro de mim pensei: "Porras malditos ya! Já começamos a sentir as conseguências dos aumentos?" Em seguida disfarcei com um riso irónico e disse-lhe: "Sim ya não há maka vamos pagar por esse preço, fazer o quê? Você nos ajuda muito. Também a culpa não é tua. Tá fixe puto valeu". Depois de tudo peguei em 20kz, para comprar pão daqueles pequenos de cada 10kz, nos Mamadús, assim que cheguei lá 15kz. Pensei novamente, isso é azar meu Deus! "E a propósito ó Ali, como é que foi lá na Esquadra Sexta-feira, quando te levaram? Ele: "O sefi deles les fendeu e falou assim eu mandar vocês pra contolar barrios nó pra trazer estangelos. Depois sefi mi falou assim você pode ir tabalar". Eu: "Bem feito corruptos de merda. É verdade mesmo que você não tem os documentos de estadia?" Ele: mó sefi falou assim já ta resorve". Eu: "Ah ok! E diz-me ó Ali, porquê o pão de 10kz agora passou para 15kz?" Ele: "Oh! O kota nó sabi que o combustívele subiu?" Eu: "Porras mas agora tudo subiu por causa do combustível? No pão vai gasolina? Agora assim como é que vou comer esse ca-pão? Vou trabalhar e só espero que a merda do táxi não subiu também! Toma toma e da-me o troco de 5kz"»

Impressões do Eusébio Maneco, na sua página do FaceBook, a quem agradeço a autorização para publicação.

Sem comentários: