domingo, 17 de maio de 2015

Inconformismo patriótico

O que é demais, é demais. Até Jesus Cristo se irritou, perante a profanação do Templo. Um jovem patriota anticonformista angolano diz no seu FaceBook que começou a escrever um simples comentário, mas que acabou por se exceder... publico na íntegra o magnífico artigo que escreveu, indignado com a resposta do regime de José Eduardo dos Santos às graves acusações da ONU.

Acho que o governo angolano é composto de brincalhões.

Primeiramente, um governo democrático ou num país democrático um governo não vinga. O papel dum governo é deter os criminosos e traduzi-los à justiça para serem julgados. Pouco importando a gravidade do crime ou dos crimes cometidos por estes últimos. A severidade da pena que será pronunciada é que punirá a gravidade do crime. Mas o governo angolano, no caso Kalupeteka, vingou-se através da sua policia, matando assim dezenas ou centenas de cidadãos indefesos e isso é gravíssimo.

Segundo, nesta declaração o governo fala em "direitos das crianças" e de "crianças fora do sistema escolar". Meus senhores, desde quando é que o governo de Angola se importa seriamente com as crianças fora do sistema escolar ? Se tal fosse o caso, porque não faz quase nada com tantas crianças que passam a vida nas artérias da cidade de Luanda ? Muitos até fumando substâncias ilícitas em tenra idade ? Agora querem fazer-se passar por defensores dos direitos das crianças ? Porque razão, volvidos 13 anos desde o advento da paz em Angola, ainda continuamos a ter crianças fora do sistema escolar ? Mas também crianças que têm que levar bancos na escola para sentar ? Depois falam em direitos das crianças ? Isto é apenas para inglês ver.

Terceiro, o governo de Angola já entendeu que o povo angolano está mesmo farto da guerra mas também que ficou traumatizado com o longo conflito armado que o país conheceu. Assim, o governo ou seja, o Partido MPLA, tem utilizado (instrumentalizado) este facto para cometer manipulações e violações dos direitos dos angolanos, e cada vez que as pessoas ou a Oposição reivindica ou organizam manifestações, argumenta que querem pôr em perigo a paz. Desde quando é que uma manifestação, que o próprio MPLA consagrou na Constituição que impôs aos Angolanos em 2010, põe em perigo a paz? Isto é apenas manipulação. E nós angolanos atentos já entendemos isso e pedimos que isto possa cessar o mais rapidamente possível. O MPLA não pode continuar a provocar a Oposição e a violar os direitos dos angolanos e em seguida quando as pessoas reclamarem aproveitar o medo que habita em muitos angolanos para enganar os menos atentos dizendo que estão a ameaçar a paz. Isto é maquiavélico !

Quem realmente está a ameaçar a paz e a estabilidade em Angola é quem está sempre a violar as leis do país, a cometer injustiças e desigualdades, a excluir todos aqueles que pensam diferente ou que não pertencem ao Partido MPLA, a roubar o dinheiro público que podia servir para resolver os infinitos e graves problemas de água, eletricidade, educação, saúde, estradas esburacadas, engarrafamentos sem fim, pobreza, falta de habitação, saneamento básico, lixo, poeira... que afligem todos os dias os angolanos na sua generalidade e sobretudo os habitantes da cidade capital, Luanda.

O governo pediu "provas" à ONU no caso Kalupeteka. Mas também à Oposição, noutras circunstâncias ou contextos do caso acima referido. Posso aqui inverter o papel e pedir ao MPLA que apresente provas contrárias das acusações que são levantadas contra si. Se não devem, porque razão não deixaram os primeiros angolanos que chegaram no local do massacre irem visitar este lugar tão logo que o massacre fora perpetrado ? Porque deixaram passar alguns dias antes de começarem a autorizar o acesso a este sitio ? Com certeza que era para enterrarem os corpos a fim que ninguém, fora dos assassinos, soubesse o numero exato de Angolanos que foram barbaramente assassinados naquele dia. Conforme diz o ditado, quem não deve, não teme. Se o governo está a temer é porque deve sim alguma coisa. E a verdade sempre vence. A verdade é teimosa e ela virá à tona.

Peço aos agentes da Policia Nacional que participaram deste massacre ou que detêm informações preciosas, que sejam patriotas e que denunciem o que realmente se passou. Se possível juntem as provas. Porque muitos destes elementos da Policia Nacional perderam também os seus familiares nesta carnificina.

Para terminar, gostaria dizer que, relativamente ao caso Kalupeteka, a minha convicção é a seguinte : para além dos que mataram e/ou os que enterraram os corpos, ninguém mais pode dizer com exactidão quantos angolanos morreram naquele dia. Mas uma coisa é certa, morreram sim centenas de Angolanos. O número avançado pelo governo de 13 mortos é uma mentira vergonhosa. Num universo de mais de 2 000 (duas mil pessoas) face à Policia Nacional e ao Exército com helicópteros e outros meios bélicos sofisticados, dizer que só pereceram 13 indivíduos é fazer prova de pouca inteligência ou esperteza.

Enfim, desde que Angola acedeu à independência em 1975, o Partido MPLA já cometeu muitos massacres contra o povo angolano. O primeiro massacre foi o do 27 de Maio de 1977, apenas dois anos após a independência. Morreram muitos inocentes que nada tinham a ver com a suposta tentativa de golpe de estado.


Em seguida, houve o massacre contra os fiéis da igreja Tocoísta em Luanda nos anos 80. Eu era muito jovem mas lembro-me como se fosse hoje as imagens que vimos na televisão naquele dia; elementos das FAPLAS no templo da igreja Tocoísta dando tiros em todos os sentidos e matando assim dezenas e dezenas de cidadãos angolanos.


O antepenúltimo massacre foi o perpetrado depois das eleições de 1992, durante o qual o regime do MPLA distribuiu armas à população para atacar uma outra franja da população angolana. E nomeadamente os Bakongos e os originários do Sul de Angola ou seja os "Sulanos".


 No dia 16 de Abril foi cometido um massacre suplementar da nossa história, num momento em que se fala da paz e da reconciliação nacional. Que tristeza ! Isto para não citarmos os assassinatos políticos seletivos.

À laia de conclusão, digo que isso não pode continuar assim. Os angolanos não podem continuar a ser assassinados por aqueles que deveriam os proteger e proporcionar melhores condições de vida.
O MPLA nao respeita a vida humana. E os seus abusos de poder e de autoridade já estão a ultrapassar os limites do aceitável.


Povo angolano, meus irmãos, minhas irmãs. É mais de que hora de acordarmos e reagirmos. Metamos o fanatismo de lado e façamos algo para o nosso querido país Angola. Não podemos continuar a aturar um regime que pouco se importa do povo que (des)governa !


Como prova disso, olham o estado dos bairros onde eles (os governantes) vivem, e olham também para o estado dos bairros onde vive o essencial da população de Luanda e de Angola em geral. A diferença é que eles vivem no luxo total e o povo vive nos bairros sem saneamento básico, nem água e luz elétrica. Em suma, o povo vive nos bairros sem condições de habitabilidade.

É mais do que tempo de termos um governo que pensa no povo e que terá como única preocupação resolver os problemas dos angolanos. Mas também e sobretudo, um governo que irá respeitar e proteger a vida humana. Pedimos o respeito da vida humana.

Aos fanáticos deste regime, peço que mudem de posição ! Porque o problema não é partidário. Não estamos aqui a falar de Partidos políticos, mas sim a defender os direitos e interesses de TODOS os angolanos contra as práticas maquiavélicas deste regime.

Devem ter em mente que hoje estão a defender as práticas maquiavélicas do regime, mas amanhã estas mesmas práticas poderão ser perpetradas contra vocês mesmos ou contra os vossos familiares. O regime apenas se importa com os seus próprios interesses. As vidas dos outros não lhe interessam.


Estamos a defender uma Angola onde os direitos de quem governa como daqueles que são governados serão respeitados da mesma forma. Defendemos uma Angola governada por leis e na qual ninguém estará acima das leis, e não aquela onde impera a vontade de quem governa o país.

Não tenho nenhum problema contra o Partido MPLA nem contra os seus dirigentes. Sei que no seio deste Partido existem angolanos patriotas e que querem o bem de Angola e dos angolanos. Tenho até amigos e familiares que são membros do MPLA. 


Estou é contra a má governação do país por este Partido e contra as suas políticas maquiavélicas, calculistas, de exclusão e divisionistas que prejudicam sobremaneira (muito) o nosso país.

Quero e luto apenas para termos um governo que vai amar o seu povo. Que vai governar para o bem-estar de todos os angolanos sem exclusão ou discriminações de quaisquer espécies.


O atual governo do Partido MPLA é antipatriótico, insensível ao sofrimento dos angolanos, altamente corrupto, calculista, divisionista, incompetente na governação, esbanjador do erário publico... Assim sendo, já não tem a legitimidade moral de continuar a governar os angolanos...

Obrigado.


[com a autorização do autor]

Sem comentários: