sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Quarentena

Quarenta? Ena! Já passaram quatro décadas desde o êxodo massivo dos portugueses de Angola, num processo traumático para ambas as partes. Nem quero recordar, para não transformar esta reflexão em processo...

Depois de ter conseguido, valorizando a sua ligação com Portugal, um crescimento económico razoável, mesmo se muito desequilibrado e extremamente dependente do petróleo, o regime angolano parece agora empenhado em dar um tiro no pé, destruindo o seu único contributo real para o desenvolvimento, que consistia precisamente nesse clima de confiança.

As relações com Portugal, sempre «estrategicamente» encaradas por Luanda de um ponto de vista de superioridade (aproveitando a fraqueza congénita do seu regime democrático, bem como a mediocridade e corruptibilidade da sua classe política), redundaram em vergonhosos episódios absolutamente indignos, culminando num aval estatal cancelado por Decreto, precisamente quando este era essencial para a manutenção de um grupo empresarial português multi-secular (e com José Eduardo dos Santos ainda a mamar o leite das vacas gordas).

Confrontado com a crise monetária, o regime tenta agora, como parecia previsível, sacudir a água do capote, lavando as mãos das suas próprias responsabilidades de má gestão (estou a ser simpático, para não bater muito no ceguinho). E quem se prepara para pagar as favas? O alvo que está à mão, eternos bodes expiatórios: os tugas. Como muitos traduzem: «de bestiais, passaram a bestas». Surgem denúncias de condições infra-humanas em mão-de-obra portuguesa da construção civil (agora desocupada com o cancelamento dos contratos estatais e com salários em atraso)...

Pior: na sua inconsistência e incapacidade governativa, anunciam menos de 10% de inflacção no OGE, mas admitem aumentar os combustíveis para o dobro; introduzem quotas de importação e depois acusam «ingenuamente» os comerciantes de especulação, mesmo sabendo que os preços do dólar dispararam no mercado informal. A negação da realidade, por parte do regime, que parece querer fazer o tempo andar para trás, só poderá tornar-se cada vez mais devastadora, à medida que o discurso se afasta da realidade.

A nova taxa de transferência de divisas (à exportação, presuma-se) é o mais recente e «brilhante» exemplo da maquiavélica e perigosa campanha de José Eduardo dos Santos contra a sua própria herança, cujo lema parece ser «depois de mim, o caos». A quem afecta a medida? Imagine-se o dilema de um comerciante português que importa produtos portugueses: mesmo admitindo que poderá aceder a dólares à taxa oficial (o que não é garantido, dado o poder discricionário agora concedido à banca em «articulação» com as autoridades - além disso terão tendência a «associar» aquisição de dívida interna como contra-partida, para se livrarem do papel tóxico): terá de encarecer o seu preço final, aplicando a sua margem sobre esta nova componente de custo: para o cenário avançado, de cerca de um sexto (15 a 18%), isso induzirá uma «nova» inflação, de pelo menos um quarto (calculando a uma margem de lucro de 50%), ou seja, um acréscimo de inflacção nos seus produtos de 25%. No entanto, não acaba aqui. O referido comerciante «anda lá fora a lutar pela vida», mas o seu objectivo é mandar o dinheiro para Portugal. Ou seja, para isso, terá de pagar novamente tributo. O que vem onerar o preço em pelo menos outro tanto. Além disso, a medida volta a reduzir a já afectada convertibilidade do Kwanza (a S&P não vai gostar, e decerto falará disso quando voltar a baixar o rating), estimulando, em contra-partida, o mercado informal, para não falar de mais corrupção, em cascata.

Em economia, os efeitos vivem-se por antecipação. Não se pode levar a mal a um empresário que, face a notícias destas, actualize instantaneamente os seus preços: pois a reposição dos produtos na prateleira vai ficar-lhe muito mais cara, além disso, está a ver a vida a andar para trás e os tempos são de incerteza. A incerteza, como todos sabem, não é propriamente o ambiente preferido dos empresários, por isso estes terão tendência a proteger-se, introduzindo uma componente psicológica no preço, a título de prémio. Ou seja, revela-se pouco inteligente o anúncio desta medida, pois mesmo não considerando outros factores, é suficiente para introduzir imediatamente uma inflacção esperada nos produtos importados de mais de 60%, fazendo as contas por baixo. A «plasticidade» do comerciante português será decerto uma vantagem, face à pressão social que o regime parece querer virar contra ele.

Para o cidadão angolano verdadeiramente responsável e patriota, bem como para a oposição, deve constituir um ponto de honra, não embarcar nestas cabalas, protegendo etica e moralmente os comerciantes e empresários desta desesperada ofensiva do regime, apostada na diabolização do lucro, como forma de manipular as mentes dos angolanos e desviar as atenções da inevitável mudança que se impõe. Todos terão o seu lugar, numa Angola a repensar e essa será prova de verdadeira maturidade. A ponto de uma transição pacífica poder contribuir para repor os níveis de confiança (já desimpedida a nação da corja de parasitas que, para além de sugarem a seiva do país, ainda cospem na sopa do povo) monetários.

1 comentário:

Retornado disse...

Que ninguem caia na tentação de chamar «RETORNADO», ao êxodo que se adivinha.

Porque será mais um insulto aos verdadeiros RETORNADOS, a quem fez uma vida honesta numa terra que tratou como sua, e foi expulso dessa terra.