Hoje é dia de São Valentim...
agora que não tem mais dólar.
José Eduardo dos Santos procedeu a uma série de exonerações e de nomeações datadas de Sexta-Feira 13. Numa «chicotada psicológica» (aliás, em plena contradição com o comunicado do Comité Monetário do mesmo dia, para o qual «não se passava nada»), são demitidos dois vice-governadores do Banco de Angola, António André Lopes e Ricardo de Abreu, imolados como bodes expiatórios da actual crise do Kwanza, decerto por não se mostrarem suficientemente entusiastas das orientações superiores para a condução conjuntural da política monetária.
Na mesma série de decretos, é nomeado para o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República da Guiné-Bissau, Daniel António Rosa, um alto funcionário dos Serviços Secretos. De Espião a Embaixador? Curiosa carreira diplomática... Qual das duas vocações prevalecerá?
A Agência de notação de crédito Standard & Poor's, ciosa da sua reputação, degradou Angola esta Sexta-Feira, revendo em baixa o seu rating, criticando, por contraproducentes, as medidas restritivas adoptadas relativamente ao câmbio.
«A S&P também espera uma deterioração do ambiente económico e na política monetária (...) Acreditamos que expatriar capitais se tornou muito mais difícil, com o Banco Nacional de Angola a impor medidas restritivas. Notamos que a taxa de câmbio paralela é [era, há dois ou três dias] 30% mais fraca que a taxa oficial, e que há notícias de longas filas para obter um câmbio mais favorável; estas medidas pouco ortodoxas vão minar a confiança no setor empresarial e deprimir o investimento, concluem os analistas.»
Os sinais de alarme vão-se multiplicando rapidamente... Conferir notícia.
O output da reunião extraordinária do Comité de Política Monetária foi decepcionante: limita-se o referido Comité, perante o avolumar das evidências de descontrolo monetário, a fazer copy/paste dos números constantes no OGE, papagueados sem sentido nem convicção, rematados pela convocação do mesmo Comité (ordinariamente, presuma-se) para daqui a quinze dias, dando um ar de aparente «normalidade».
«(...) tem como principais indicadores de sustentabilidade macroeconómica a preservação da taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em 6,6%, a manutenção da taxa de inflação dentro do intervalo 7%-9% e do nível de reservas internacionais brutas em torno dos 6 meses de importação. [inflacção entre 7 e 9%? mesmo que fosse ao mês, estaria sub-estimada]
(...) O Comité de Política Monetária reafirma o seu compromisso de utilizar os instrumentos adequados para garantir a estabilidade dos preços na economia.» [a estabilidade dos preços? sim, mas só se forem medidos em dólares]
O referido Comité, tornando-se um instrumento de propaganda política, desacredita ainda mais o sistema, perdendo qualquer credibilidade que lhe restasse. É óbvio que ninguém gosta de ver cair por terra o trabalho de mais de uma década, em poucos dias. No entanto, a melhor opção não parece ser a política da avestruz, pois pode fazer... Truz.
O filme dos últimos sete dias (úteis): os Kwanzas necessários para comprar um dólar. A linha a azul, se quiser mesmo comprar o dólar; se optar pelo câmbio representado pela linha a vermelho, é favor tirar a senha, mas tenha em atenção que há uma forte fila, o melhor é esperar sentado.
Os males, como se sabe, são bastante rápidos a esvaziar a caixa... Se não houverem restrições encapotadas à liquidez e liberdade de câmbio, a insustentável leveza da moeda angolana deve sofrer uma forte correcção em baixa ao longo do resto da semana.
Aos comerciantes, recomenda-se que abandonem o FIFO e adoptem o NIFO, como sistema de contabilização e valorização de existências.
Banco de Angola admite a emergência de um mercado monetário informal, com a cotação do dólar a atingir os 150 kwanzas. Por antecipação, desde a quebra na convertibilidade, há duas ou três semanas, o kwanza já teve uma inflacção «instantânea» de 50% (e ainda a procissão vai no adro).
[muitas vezes, é nos «pseudo-cibernautas», «agentes de opinião» (um misto de espião com contra-informador) expressamente ao serviço de José Eduardo dos Santos em espaços sociais virtuais, que se podem ler informações importantes... o seguinte excerto de comentário foi retirado da respectiva notícia do Club K, na qual o Governador do Banco de Angola negava o óbvio: a escassez de dólares.
«Sr. Governador, é necessário disciplinar e ate caso for necessário responsabilizar criminalmente os Gestores dos bancos Privados que por capricho próprio ou contas mal feitas criam situações complicadas para o Pais (Populações) com consequências que todos nós estamos a ver, so para dizer que, nas lojas ou Super Mercados os preços dos produtos estao a subir dia pois dia! A área da supervisão bancaria do BNA deve ser repensada atribuindo-lhes mais capacitação e competências, para que, com mais zelo poçam controlar e disciplinar a banca privada! Observem que, uma nota de 100 USD no mercado paralelo já esta a ser comercializado a 16 mil kz, há kinguilas (vao no Bairo Martes do Kifangondo)»
Presidente angolano convocou Conselho de Estado
para daqui a poucas horas. Será decerto interessante acompanhar a visão de Samakuva e
Chivukuvuku, relativamente às opções da política monetária, numa oportunidade mediática a não desperdiçar...
O lançamento do Kwanza para níveis estratoesféricos... Talvez valha a pena explicar que sempre foi difícil travar a especulação sobre uma moeda, quando esta fraqueja. Hoje, com os mercados financeiros em rede, é, pura e simplesmente, impossível.
Trata-se de uma batalha perdida, por antecipação. Não gastem os dólares dos depositantes. As tentativas para «adormecer», criando longas filas aos balcões dos bancos, apenas adiam (em troca da paciência das pessoas) o problema.
O resumo da última
década da moeda angolana pode ser encontrado aqui. E, a partir de agora, na barra lateral deste blog, pode acompanhar as importantes variações da cotação do petróleo e do kwanza (em dólares).
O gráfico do petróleo tem ainda a funcionalidade de mostrar automaticamente, graças à passagem do rato, não apenas o período de um mês, mas igualmente a evolução para o trimestre, o ano e o quinquénio.
A «revisão» em baixa do OGE angolano não passa de um amontoado de incongruências, evidenciando flagrantes inconsistências estruturais. Ontem, à saída do Conselho de Ministros que o aprovou, o Ministro das Finanças revelou os números.
Apesar da prudência da cotação adoptada para o petróleo ($40, sobretudo atendendo a que na semana passada esta parece ter encetado uma ténue recuperação), mantêm-se algumas questões relevantes:
1) Se, no ano passado, o petróleo representou mais de 3/4 das receitas fiscais, utilize-se essa estrutura para deduzir que, dos 7,2 biliões de kwanzas de receitas anteriormente previstos, cerca de 5,2 tinham essa proveniência, ficando essa parte agora (mesmo não considerando uma fatia fixa relativa ao custo de produção), reduzida a 2,6, quando calculada (por excesso) a metade da cotação do petróleo. Para respeitar a estrutura, a despesa deveria ser reduzida para cerca de 3,5 biliões. O que foi pragmaticamente resolvido, agregando à receita fiscal uma componente de «receitas patrimoniais e de endividamento», pela diferença, que se traduz em aproximadamente 2 biliões de kwanzas de endividamento líquido (estimado por defeito).
2) Entre outros, «indicadores» e «perspectivas»: o país decidiu adoptar uma política de oferta completamente inelástica relativamente à cotação, falando-se em manutenção do nível de produção... No entanto, mesmo pressupondo que isso fosse economicamente viável, é uma clara falácia que isso seja associado a um crescimento de «9% no sector», pois esse «crescimento» não se mede em barris, mas em dinheiro; ou seja, calculando a metade do preço do petróleo, seria preciso produzir o dobro, para obter esse mesmo efeito.
No entanto, todo o raciocínio anterior tem uma grave falha: o OGE angolano não é expresso em dólares, como o petróleo. Ou seja, o OGE arrisca-se a pecar por defeito, com as receitas fiscais do mês de Dezembro a ultrapassarem em muito as estimativas para todo o ano. Talvez seja melhor o Banco de Angola encomendar já o papel, pois a massa monetária arrisca-se a ser escassa para o nível de preços e seria pouco sensato deixar instalar uma dolarização da economia.
3) Deve haver uma gralha: no fim do artigo, onde está «na última previsão do Governo, a inflacção deverá este ano oscilar entre os 7 e os 9%», para não falhar muito, o Senhor Ministro deveria ter acabado a frase com «por mês».
A propósito do «milagre» do OGE rectificativo, vejam-se também as declarações do Presidente.
É muito bonito que Portugal exporte para Angola, este parceiro representa avultadas receitas. Era igualmente bom que, às receitas, correspondessem os respectivos recebimentos. No entanto, se não pagaram no tempo das vacas gordas... Os portugueses já deveriam ter aprendido com os erros: a antiga COSEC que o diga (para não falar de empresários avulso)!
Glossário:
Receita, entende-se o registo contabilístico de algo que se vendeu ou produziu, por contrapartida da dívida assumida na factura pelo comprador, valor que será mais tarde «anulado», nessa conta, pelo recebimento em caixa da quantia correspondente, titulado pelo respectivo recibo. Venda > Receita > Recebimento
A perspectiva de um fluxo financeiro deve ser considerada a título de variações ao «passivo» e expurgado da actividade económica (e não misturado, para aumentar a sua opacidade). Portanto, o défice real implícito, no agora revisto orçamento, é muito maior. Em tempos de refluxo financeiro, uma economia que necessita de um fluxo exógeno tão importante (porque perdeu a sua quase mono-fonte de financiamento - o petróleo representa 98% das exportações), não parece ter grande credibilidade, logo, grande futuro. Emprestar dinheiro a Angola é contribuir para a manutenção de um regime ditatorial, corrupto, ineficiente e em estado terminal, comportando, evidentemente, um risco muito elevado.
Entretanto, lembrei-me, no tocante a Portugal, do momento de escassez monetária que se seguiu ao advento da República
[que as gentes de Santarém, com as de Pernes e Alpiarça, ajudaram a implantar, defendendo a «rotunda» (hoje o Marquês de Pombal), o verdadeiro «abcesso de fixação» das forças monárquicas e que se constituiu na charneira da revolução.]
Face ao desaparecimento dos trocos, cujo valor metálico superara o nominal, muitos deram provas de criatividade, como, por exemplo, criando «capas» para selos. A garantia do valor, que se transformara assim em massa monetária, era o selo novo, que podia ser retirado e utilizado para enviar uma carta. O equivalente hoje a 50 cêntimos (o custo de uma carta em correio azul).
Muitas Câmaras, suprindo a ineficiência estatal, emitiram a sua própria moeda, recuperando fugazmente o fulgor do municipalismo. A Câmara de Santarém também o fez, podendo ver-se na imagem uma dessas cédulas, de dois centavos, numeradas na frente, lado a lado com uma alegoria à República, e representando no verso a Ponte Dom Luís, sobrepujada pelo Marquês de Sá da Bandeira.
Um último artigo, para completar a recente série de reflexão monetária.
E gostaria de começar pela célebre parábola da galinha dos ovos de ouro. Como todos já tiveram oportunidade para constatar nas suas vidas, no ambiente monetário em que estamos imersos, a ganância é o móbil que o dinheiro gera para se multiplicar, constituindo-se num motor da História. O dinheiro representa poder (de compra, claro, mas isso é generalizável...). A ganância é a sede desmesurada desse poder, tal como a gula é o «pecado» associado ao comer, ou a luxúria ao prazer. A partir de um certo ponto, a «apetência pelo lucro» torna-se socialmente patológica e psicologicamente castrante, destruindo o seu próprio objecto, tal Narciso envaidecido. O «símbolo» da riqueza não deve consumir a própria riqueza, destruir a possibilidade de esta se reproduzir natural e sustentavelmente, sob pena de atrofio e regressão...
É de relembrar, neste contexto, a primeira «crise» financeira da Guiné, que se consegue perceber pela análise do decreto de D. João II, mandando aos judeus que devolvessem aos guineenses as «conchinhas» que estes tinham entesourado em Lisboa, a título de dinheiro, proibindo a sua entrada na metrópole. De facto, quando os barcos voltaram aos rios da Guiné, aperceberam-se de um curioso efeito pernicioso: o esgotamento da «massa monetária» em circulação encarecera, paradoxalmente, tudo aquilo que os portugueses compravam.
Numa concepção simplista, pode considerar-se aquele sistema monetário como «primitivo». No entanto, este sistema decerto estava, antes de os portugueses chegarem, num certo equilíbrio, sem grandes alterações na economia e nessa massa monetária, uma vez que o mar apenas produzia uma quantidade limitada por espaço de tempo (perdendo-se, ou, de alguma forma, destruindo-se igualmente algumas pelo caminho) e não haver grande propensão para um entesouramento sistemático, servindo apenas na sua concepção básica de meio de troca e não como capital (como reserva de segurança ou símbolo de poder).
Uma outra história, sobre o mesmo assunto, vem-nos do Brasil, da Baía. Efectivemente, algum espertalhão que passara pelos rios da Guiné, decerto passeando pelas praias do outro lado do Atlântico, descobriu a mesma «conchinha», que lhe tilintou à vista como se fosse dinheiro. É claro que não perdeu tempo e ainda hoje os brasileiros se riem de ter enganado os africanos, pois mandavam para o outro lado «conchinhas» e recebiam, em troca, pessoas! Saltando o aspecto imoral desse trato, que agora nos não ocupa, para nos concentrarmos nas questões monetárias, seria interessante pesquisar se existe algum relato dos termos dessa troca e sua evolução. Será que a introdução de grandes quantidades de moeda, alterando significativamente a massa monetária em circulação, não veio introduzir um forte efeito de inflacção? Nem sempre! Como vimos, já no tempo de D. João II, o raciocínio pode não ser linear.
Mas está na hora de sair da concha e voltar ao dinheiro, que, como mostra esta história, é uma poderosa ficção, não dependendo apenas da sua escassez ou das necessidades reais de troca constituídas, podendo construir-se (ou descontruir-se) na base de expectativas (ou de temores). E aqui, parece-me a propósito relembrar a história de contrafacção de Alves dos Reis (a Waterloo de Salazar). Por ocasião da série televisiva (bem rasca, diga-se de passagem), algumas pessoas defenderam que o falsário poderia ter «mudado a história» e «desenvolvido» Angola (como parecia ser sua intenção, com o fruto do seu «labor»). No entanto, é legítima a mesma questão que para as «conchinhas»: será que essa «hiper-abundância alienígena» de dinheiro não iria aumentar a inflacção e recolocar as coisas em equilíbrio, a preços mais altos? Ou, pelo contrário, poderia de facto ter desenvolvido Angola, acabando por se justificar a si «própria»? Não haveria, a meio desses loucos anos 20, expectativas suficientes de desenvolvimento, que ultrapassassem o conservadorismo fiduciário de Salazar? Nada faz supor o contrário, tornando-se esse simples exercício de imaginação uma crítica implícita às «vistas curtas» de Salazar, em certos domínios.
Pois haveria de ser com quê?
Agora a LUSA faz pleonasmos grosseiros?
«Os EUA mantêm ainda as acusações de tráfico sobre António Indjai,
ex-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau,
demitido do cargo em setembro pelo Presidente da República, José Mário
Vaz, e que se mantém em território guineense.»
Fonte: Lusa - O Democrata
A frase deveria acabar em José Mário Vaz. Quem encomendou a última frase? Ora se o General Injai é guineense, em que «território» queriam os senhores jornalistas que se «mantivesse»?
A LUSA pretende substituir-se à Justiça de um país estrangeiro? Esta frase é altamente insidiosa, desprestigiante e mesmo indigna, enunciada por uma agência noticiosa nacional. O alienado que a produziu (a construção não engana) deveria ser liminarmente despedido, se ainda houver responsabilidade na casa. Se recebeu indicações para isso, o caso piora. Tendo a agência diluído o nome do pseudo-jornalista, assume por isso plenamente a gravidade da sugestão, sujeitando-se a LUSA à vergonha de poder ser legítima e legalmente processada por difamação. Suponho mesmo que a própria Polícia Judiciária, da qual mantenho uma elevada ideia de profissionalismo, estaria interessada em ver esclarecido este caso (assumindo, pelo seu carácter científico, que nada tem a ver com a formulação dada pelo jornalista, tendo as mãos limpas desse género de intenções «políticas» subjacentes).
Já agora, a «apresentação» (para inglês ver) tresanda a neocolonialismo básico.
E por que razão a «cooperação marítima» perde um «o» pelo caminho e vira «polícia do mar» SEACOP? A função policial não constitui parte inalienável da soberania de um país?
Passei há alguns dias pelo Arquivo Histórico da Marinha. Fiquei impressionado ao descobrir a dimensão desta componente da Biblioteca da Marinha, instalada no amplo edifício da Cordoaria Nacional (com espaço para esticar cordas com 400m - ou correr um estádio sempre a direito). Uma enorme extensão de prateleiras, com os riquíssimos arquivos da já velhinha Marinha portuguesa, onde aparentemente tudo se encontra bem organizado e documentado, desde a construção das naus, ao abastecimento, diários náuticos, enfim, um «mar» sem fim de informações, de enlouquecer um amante de história.
Por curiosidade dei uma breve vista de olhos pelos tempos de Honório Barreto, o guineense que dava lições de patriotismo luso aos portugueses vindo a ser Governador da Província da Guiné durante muitos anos, e Comendador da Ordem de Cristo. A sua vida dava um conto! O BNU, decerto lembrado disso, emitiu a respectiva nota de mil escudos (ainda com cobertura estipulada em ouro), ou um milhão de reis.
Voltando às questões monetárias, as quais, por reflectirem as tensões económicas e o choque de interesses à escala mundial, constituem um bom indicador do momento que actualmente se vive. Ramos-Horta partilhou no seu blog uma notícia do The Guardian, sobre o encontro de Davos, onde os oligarcas mundiais se costumam reunir para trocar as impressões sobre o andamento dos seus negócios.
Os sinais pressentindo que algo vai mal avolumam-se: até a insuspeita Cristrina (que foi cooptada depois de terem tramado DSK com um escândalo sexual, só porque, precisamente, alimentava um discurso «alarmante»), à frente do FMI, avisa que a bolha que se dedicaram a alimentar à lagardère, pode estourar a qualquer momento, despertando o fantasma de Marx, que previa que o capitalismo continha, em si próprio, as sementes da sua própria destruição...
Efectivamente, o capital precisa não apenas de ganhos de escala ou de produtividade, mas igualmente de procura solvável. Já Ford quis dar o exemplo, potenciando o salário dos seus empregados, para que pudessem adquirir, eles próprios, o seu modelo T...
A massa monetária cresceu sustentavelmente, até à Primeira Guerra, baseada ainda no modelo colonial e europeu; após essa Guerra, voltou a crescer, graças a mais avanços tecnológicos já liderados pelos EUA, que criaram expectativas um pouco loucas e eufóricas, as quais levaram a uma esquizofrénica especulação raiando a pura aldrabice, cuja rectificação, graças a novos acordos sociais e a outra Guerra mundial, levaram mais duas décadas, a que se seguiu novo período de crescimento sustentado, com um certo equilíbrio capital-trabalho, de certa forma garantido pelas tensões da guerra fria e pelo equilíbrio do terror nuclear. As grandes despesas da guerra do Vietnam e o impacto da crise petrolífera de 1973, obrigaram os EUA a abandonar, nesse ano fatídico, a garantia ouro do dólar.
Durante estes anos de crescimento, a prudência herdada da crise anterior foi-se perdendo, tendo a própria indústria passado a fomentar o crédito como forma de promover as suas vendas. No entanto, como todas as «bolhas», esta também teve o seu refluxo, contendo em si as sementes da sua própria etc, etc. Na concepção simplista do «Engenheiro» Sócrates (que corresponde precisamente ao cerne do paradigma em colapso), as dívidas «não são para pagar». Muitas famílias conhecem o esquema: ir fazendo empréstimos cada vez maiores, para pagar os anteriores. No entanto, esse género de comportamento comporta, evidentemente, um risco sistémico. Ao entrar em refluxo, o saldo tende a evoluir negativamente, entre o capital e a economia real, dando origem à contracção da massa monetária em circulação, à deflacção e à crise. Isso foi ainda, durante algum tempo, contrariado pelo aumento da circulação de dinheiro virtual, primeiro sob a forma de cartões de crédito, depois com os meios de pagamento electrónicos.
A queda do Muro, o lançamento do Euro, que se pretendia viesse a fazer frente ao dólar como moeda de troca internacional, coincidiram com mais uma «aliança» mundial liderada pelos EUA, desta vez, à falta de contra-ponto, tomando um inimigo esquivo e imaginário. Os EUA são peritos nesse «jogo»: à falta de ameaças, inventam-se, de todas as peças, se necessário. Em 2008, começaram a rebentar as bolhas financeiras mais evidentes... deixando, como se sabe, a careca à mostra em muitos países. Entretanto, um outro factor veio influenciar o mercado financeiro: a sua banalização informática, que colocou ao alcance de qualquer um o acesso instantâneo à negociação, à escala global, de activos financeiros, cujos mecanismos de alavancagem vieram igualmente amplificar a massa monetária, adiando uma eventual ruptura do modelo.
A China, como país emergente, tem absorvido, até agora, a maior parte da emissão de dívida americana, substituindo o Japão nesse papel. Ou seja, o actual modelo era insustentável por muito mais tempo, apesar do facto de a China não estar interessada em acabar com um status quo internacional que julga favorável à manutenção dos seus interesse, continuando a comprar dólares, para não depreciar o imenso stock que já detém, no pressuposto de que esta moeda lhe faculta o acesso às matérias-primas de que necessita: estava apenas a financiar o seu próprio crescimento, sub-indexando-se ao dólar. Esse foi o problema: o desafio do euro, que era partilhar com o dólar o papel de moeda de referência internacional parece não ter dado resultados, face aos problemas sul-europeus e a uma crise de confiança. Estava portanto na altura de uma valente chicotada psicológica, ao nível de quando enterraram unilateralmente Bretton Woods, baseados na sua própria supremacia.
O dólar auto-sustenta-se, ou seja, como moeda de referência, os Estados Unidos não precisam de ter reservas. A sua moeda É a reserva. Conta-se a piada, não sei se não terá algum fundo de verdade, de que o Fed (Banco Central EUA) mandou imprimir uma nota (exemplar único) de um trilião de dólares para colocar no sítio onde devia estar o ouro, para garantir os portadores do anúncio fiduciário: é como descascar uma cebola, para encontrar... a cebola! Por isso, a desvalorização face ao Euro, devido a uma grande «responsabilidade» financeira europeia, podia colocar em causa o sistema. No último trimestre do ano, começou a fazer-se sentir no preço do petróleo a decisão de deixar de comprar petróleo, tomada pelos EUA, os quais, após uma campanha de substituição dos combustíveis fósseis por energias limpas, se decidiram pela auto-suficiência. A [pouca] pressão da [fraca] procura passou portanto para o Euro, que encetou uma trajectória descentente: para comprar um euro eram necessários cerca de $1,40 há três meses atrás, bastando agora pouco mais de $1,10.
No entanto, será que os tecnocratas alemães, à frente do BCE, se apercebem das potencialidades do jogo que, para já, estão a perder? Com o enclausuramento americano intra-fronteiriço (a factura energética era uma importante fatia da sua Balança de Pagamentos), a massa monetária real (não especulativa) em circulação global passou a ter origem apenas europeia e extremo-asiática. Fará sentido continuar a pagar petróleo em dólares, se estes se auto-excluiram? Se os americanos não compram petróleo, que vão cozer os dólares com batatinhas. Talvez a ideia do Kadafi [que, eventualmente, o levou à morte] seja plausível, de retorno a um padrão ouro (uma moeda «certificada») para as aquisições internacionais de petróleo... No entanto, a monarquia saudita [cujo petróleo aflora a custos de produção de $5] parece ter sido cooptada pelos EUA, inviabilizando a eficácia da OPEP. As tensões monetárias parecem ser denunciadas pela cotação do ouro, a qual, desde o início do ano, tem estado a crescer sustentadamente. 2008 -> 2015, notam-se algumas semelhanças, nos padrões gráficos, no par Euro/Dólar, no Ouro e no Petróleo (infelizmente ainda expressos em dólares, triangulando e confundindo os dados). Foi o fim daquele que ficará conhecido, na história da Economia, como um ciclo de sete anos. Sete e sete são quatorze e mais sete vinte e um... Será por isso que os presidentes franceses cumprem um septenato? O que reserverá o futuro?
Mas voltando ao artigo: «capitalismo inclusivo»? O que é isso? Isso vende-se? O capital não tem desejos afetivos... Quer lá saber de outra coisa a não ser a sua própria reprodução. Se, em 1944, quando os Estados Unidos deram a primeira machadada na credibilidade e sustentabilidade do sistema financeiro mundial, tinham peso e legitimidade para o fazer, ao falarem das fortes expectativas de crescimento geradas pela reconstrução europeia; o mesmo não se aplica já sete décadas depois, em que a expectativa se reduz apenas a um lento atrofio económico, gerado pelo refluxo financeiro.
Face à escassez monetária, o grande desafio para as pessoas consiste, para já, à falta de uma nova Ordem mundial, em desenvolver formas não monetárias de cooperação e de criação de valor, fazendo apelo à imaginação e à criatividade, recorrendo, entre outros, às potencialidades das novas tecnologias de comunicação em rede.
Face aos números apresentados para a emissão de dívida 2015 pela UEMOA, segundo a France Presse, confirmam-se os receios que tinha enunciado, face à chegada discreta do Presidente, finda a cimeira. Como se adivinhava, para quem consegue ler nas entrelinhas, a dívida foi consolidada, com a contracção da emissão face ao ano anterior, em cerca de 22,4%.
Publico aqui uma tabela, na qual, aos números publicados, associei a população dos países grosso modo (com um incremento quando as estatísticas demográficas são antigas), isto tudo para fazer um cálculo per capita da emissão, que vamos considerar uma aproximação da massa monetária.
O Bom senso recomenda COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE a TODOS! Não se deve tentar enganar os próprios guineenses, nem tão pouco a Comunidade Internacional, os Parceiros, os Doadores e os Investidores, de que está tudo bem, até Março, altura da realização da Mesa Redonda de Doadores, e que depois disso, pode continuar a "luta interna" no país...
Não, a Guiné-Bissau dispensa essas "lutas internas"; os guineenses dispensam essas "lutas internas" e a Comunidade Internacional também dispensa essas "internas"!
Chega, meus irmãos!
Foi criado um Executivo de Consenso Parlamentar, designado de Governo Inclusivo, à margem do estabelecido na Constituição da República, tendo em conta os resultados eleitorais de uma maioria absoluta conseguida pelo PAIGC.
Temos três Órgãos de Soberania de âmbito político, se assim podemos dizer, dos quatro que sustentam o Poder do Estado, representados por dirigentes do PAIGC partido vencedor das eleições legislativas e partido que apoiou a candidatura do vencedor das eleições Presidenciais, ou seja: O Presidente da República é um alto dirigente do PAIGC bem como quem o substitui em primeira instância, concretamente, o Presidente da Assembleia Nacional Popular.
Presidente da Assembleia Nacional Popular que, também é alto dirigente do PAIGC e segunda figura na hierarquia do Estado, depois do Presidente da República.
Um Primeiro-Ministro que é o Presidente do PAIGC ou seja o Partido vencedor das eleições legislativas e que apoiou o candidato e vencedor das eleições para Presidente da República.
Posto tudo isto, devemos questionar:
O que está a promover "lutas internas" entre as autoridades políticas; entre as instituições do poder político na Guiné-Bissau, quando nem sequer há oposição no Parlamento;
Quando nem sequer há interferência das Forças Armadas nos assuntos de ordem política do Estado;
Quando a Comunidade Internacional e os Parceiros de Desenvolvimento têm mostrado vontade e interesse em ajudar o país;
Quando os guineenses e os amigos da Guiné-Bissau começam a ganhar entusiasmo e confiança para, cada um à sua maneira, mas num "PROJECTO COMUM" de GUINENDADI, responderem às solicitações que as necessidades de toda a ordem dão a conhecer, naturalmente...
Quando ninguém vê razões para nenhuma "luta interna"... penso eu que, as autoridades guineenses devem rever os juramentos feitos aquando da tomada de posse, bem como, as promessas e os manifestos eleitorais apresentados aos eleitores guineenses.
Haja humildade suficiente, para que, todos se respeitem mutuamente e que a convivência institucional seja motivada pela razão de servir uma Pátria, um Povo e as populações, independentemente das suas origens e motivações, que escolheram o nosso país, para viver e trabalhar!
Não podemos continuar a desperdiçar oportunidades de desenvolvimento, quando não há conflito armado no país.
Não podemos continuar a incentivar conflitos institucionais, em nome de interesses pessoais.
Não devemos continuar a pensar que, os "outros" têm OBRIGAÇÕES connosco e, por isso, façamos o mal que fizermos, estarão eternamente disponíveis e prontos a satisfazer os nossos caprichos...
Façam o favor de se entenderem, conversando, na base do respeito, da tolerância e tendo em conta, o juramento de todos serem fiéis servidores do ESTADO e do POVO.
Positiva e construtivamente,
Didinho 23.01.2015
Este blog acaba de registar como comentário, da parte do Director do INEP, a seguinte mensagem, que transcrevo:
Caro José
Muito me honra e ao INEP a oferta de tamanha
preciosidade que acaba de fazer. Quero agradecer-te o gesto e a
magnanimidade, pois só uma pessoa de vistas largas como as que possuis é
capaz de compreender a importância de que se reveste uma obra destas. É
pois com todo o prazer e honra que aceito receber o livro, em nome da
Biblioteca Pública do INEP.
Grato
Leopoldo Amado
Talvez Sua Excelência o Presidente da República José Mário Vaz, em abono da transparência que tem defendido, pudesse explicar aos guineenses o seu entendimento da declaração adoptada na cimeira de Cotonou, que se propõe «preservar o nível de endividamento assegurando a qualidade e a sustentabilidade da dívida pública no seio da UEMOA».
[esse critério «de consolidação» parece suficientemente vago, mas decerto servirá para prejudicar a Guiné-Bissau, cuja percepção de «sustentabilidade» é tendencialmente nula).
A Guiné-Bissau é pequena demais para influenciar as políticas da união monetária regional. No entanto, no contexto da desvalorização do Euro face ao Dólar, e do carácter financeiro pós-colonial e desactualizado do «pacto» que deu origem à indexação a essa moeda (herdada do franco) da massa monetária da UEMOA, é questionável se fará algum sentido preservar essa ligação via Banco de França, sobretudo agora que parece que este foi tomado de assalto por germanófilos... (os quais, como se sabe, são completamente avessos à criação de moeda).
Será o silêncio da Presidência justificado por não ter conseguido obter os financiamentos que desejava, nas reuniões em que Sua Excelência foi recebida? Não haverá sobreposição de competências, em relação à politica do Primeiro-Ministro, quando fala em «projectos de desenvolvimento»? Ou cada um desenvolve os seus? Não haverão sinergias, ou (para utilizar um vocabulário mais adequado aos destinatários) economias de escala, a aproveitar, entre esses projectos?
Se, por acaso, se viesse a revelar interessante em termos negociais, para o País, equacionar a presença na União Monetária (não na económica, claro!), como poderiam ser tomadas as medidas necessárias, se os governantes andam ostensivamente de candeias às avessas e não se entendem? Quem cuida dos interesses da Guiné-Bissau?
Ver O Democrata
O ignóbil atentado do Charlie-Hebdo fez-me lembrar o obscurantismo terminal da Idade Média retratado por Humberto Eco n'O Nome da Rosa: a químio-terapia social radical recomendada pela escolástica tardia incluía a repressão do riso, vindo a culminar, mais tarde, com as barbaridades praticadas pela Inquisição (o que terá levado a um discreto mea culpa do Papa na sua recente alocução sobre o assunto, que os IBD publicaram). Tempo dos erros do magister dixit, sem lugar para a experimentação ou a ciência, bem patentes, por exemplo, nos erros crassos da geografia de Ptolomeu (mal se saía do Mediterrâneo).
O filme passa-se no ano de 1327, dois anos depois da morte de Dom Dinis, em Santarém. El Rei, casado com a mulher perfeita, uma «cátara», tentou introduzir uma síntese revolucionária com o culto do Espírito Santo, mas a reacção foi forte, apoiando-se nos desencontros filiais que marcaram o fim do seu reinado para lhe prejudicar a herança, a qual, no entanto, como símbolo e mito que era, lhe sobreviveu e se incrustou de forma indelével na identidade cultural nacional, regra geral como contra-poder.
No imaginário feminino, a Rainha Santa encarna a imagem branca, diurna, que a Igreja se esfalfou (apesar dos avisos dos Padres da Igreja) em promover como adorável modelo: a «virgem». No entanto, talvez por oposição, há que figurar o seu esposo na pintura... D. Dinis fez tudo quando quis, segundo se diz. É inconcebível a descontextualização do papel da mulher, associado à privação da sua sexualidade (uma verdadeira excisão social) criando um padrão intangível, que faz de todas as mulheres, por comparação com Maria, verdadeiras prostitutas.
Sem escape para a tentação terrena, a dialéctica católica acabou por empurrar Maria Madalena para o diabólico e muito secundário papel de contra-exemplo (contrariando as evidências do ensinamento do seu Mestre), o que viria a servir de guião a Dan Brown, para dar continuidade ao trabalho de Eco, fazendo cócegas num dos calcanhares de Aquiles do edifício da fé romana. Engraçado é que D. Dinis foi velado na Capela de Maria Madalena (embora esta pertencesse à Igreja de Santa Maria - ambas são, de qualquer forma, Maria...). É que os templários portugueses, que D. Dinis acabara de reconverter em Ordem de Cristo, tinham precisamente por madrinha Maria Madalena.
O bem, o bem, o bem... Esse discurso «teológico» formal da Igreja deu lugar a inúmeras críticas de hipocrisia e a imensas «reformas». Para além dos «amores» com Maria Madalena, muitos foram os episódios apagados (ou muito adulterados) da memória católica, por dogmas mais ou menos oportunos. É que era preciso vulgarizar e colocar os textos sagrados ao alcance do maior número... Embora, como católico, reconheça a importância civilizacional do dogma, para evitar precisamente retrocessos (os católicos andaram dois séculos a discutir o sexo dos anjos; chegando à conclusão de que, a certa altura, é necessário colocar um ponto final nas questões) ou derivas como aquelas que estão a acontecer no mundo muçulmano (o qual não é de forma alguma homogéneo, com várias identidades, sendo as mais visíveis a sunita e a chiita, mas que, por não ter o equivalente de um Papa, não é capaz de fixar um corpo dogmático estável, sendo por isso muito vulnerável às prédicas alucinadas, fundamentalistas e anti-sociais), não me impeço de pensar, de questionar, ou mesmo de elaborar opiniões.
E estou-me a lembrar de um desses episódios, que evidencia pormenores muito desencontrados dos apóstolos... o que teria levado a uma supressão selectiva. Referir-me-ei portanto apenas à versão canónica de Marcos, que nos conta a chegada de Cristo a Jerusalém (onde acaba por dar umas valentes biqueiradas nas bancas dos vendilhões que usurpavam a Casa do Senhor): ao ver uma figueira, o Mestre faz um desvio para passar por ela, dizendo que tinha fome, o que intriga bastante os Seus seguidores, pois não estavam em tempo de figos. Depois de todos terem chegado, o Mestre estendeu a mão... e, como era de esperar, não colheu figo nenhum, pois os não havia. Então, Jesus virou-se para a árvore e disse: «Nunca mais homem coma fruto teu». Mais tarde, à saída de Jerusalém, Pedro vira-se para o Mestre e aponta «Reparai, Mestre, a figueira que amaldiçoasteis secou!» Se a figueira fosse estéril, ainda se compreendia... Ora era normal que não desse frutos fora de tempo. Jesus Cristo era de uma maldade gratuita? Ou estaria o Mestre apenas a insinuar (seria só para os mais espertos?) que o «mal» também é um princípio «criativo» a considerar? Há, no mínimo, que relativizar. «E o Senhor louvou ao criado desonesto, pois os filhos da luz devem ser tão [ou mais] avisados quanto os filhos das trevas»...
O filme de Eco retrata precisamente a repressão de uma heresia, a qual, embora associada a ideias decerto generosas, se arriscava a colocar em risco a sociedade da época, concebida como comunidade dos crentes (vivos e mortos). Em Santarém, o Santíssimo Milagre foi uma magnífica obra dos franciscanos para ajudar os habitantes de Santarém a consolidar a sua fé na Eucaristia (precisamente o pomo da discórdia, ou seja, aquilo que os «hereges» negavam, estar Cristo naquele «bocadinho de pão» a que chamam hóstia)...
Engraçado é a constatação de que as derivas fundamentalistas, tanto cristãs como muçulmanas, tenham tomado por alvo as mulheres e o riso. Um bom treino para a liberdade mental é a capacidade de nos rirmos de nós próprios, de aceitarmos o ridículo (a Igreja tolerou sempre o Carnaval, muito a contra-gosto, como válvula de escape). Um dos elementos do culto legado por D. Dinis, de que ainda sobram algumas sombras na Festa dos Tabuleiros em Tomar, ou nos Açores, é igualmente a capacidade de subversão. Durante um dia, reinava o idiota da aldeia, ou uma criança, que era coroado por um dia, com pompa e circunstância, como imperador do Espírito Santo, e todos, sem excepção, lhe tinham de obedecer, por mais inconcebível ou ridícula que fosse a ordem. Há alguns (infelizmente relativamente vagos) relatos de tal culto se praticar nas carreiras dos Descobrimentos.
Estou a imaginar a Raínha Santa Isabel (tal como sua parente húngara, conhecida pelo Milagre das Rosas, um conhecido símbolo alquímico), tentando ocultar do seu marido, entre os folhos da saia, o Charlie-Hebdo: «São (só) risos, Senhor!»
PS A Igreja não se livra do fantasma da repressão albigense... Coincidência (ou não), foi no dia de Madalena que se deu o episódio de Béziers, durante o qual um dos guerreiros teria perguntado ao legado papal, antes do assalto (que seria fulminante), como fazer para distinguir quem era ou não herege, ao que este teria respondido: «Matem-nos a todos, Deus escolherá os seus», o que foi «religiosamente» cumprido, não escapando sequer as mulheres e crianças que se haviam refugiado na Catedral. Uma nota ainda, para os mais atentos, a quem não escapará a «fuga» à linha editorial deste blog, que se ocupa essencialmente de assuntos da Guiné-Bissau: foi uma certa irritação, contra a atitude do Presidente do Senegal em proibir a circulação do Charlie-Hebdo (bem como de certas pessoas que parecem querer branquear o atentado), a que não será decerto alheia a circunstância de ter bebido uns valentes copos de tinto (pois, como mostrou a Raínha, nem só de pão vive o homem [e a mulher]: também precisam de rosas, de risos e de gozo): talvez por isso o texto esteja denso, aparentemente confuso e com pouco nexo, mas o assunto é complexo (e não estou a falar de sexo, contrariamente ao que algumas mentes menos corteses possam pensar). Queiram perdoar, mas enfim: jorrou!
A Guiné-Bissau, com o seu glorioso passado de luta anti-colonial, tem direito ao seu bom nome, a ser tratada com respeito: se houve vitórias africanas realmente assertivas, essas foram decerto, no campo militar, Amílcar Cabral, no campo humano, Nelson Mandela, e, no campo político, Tomás Sankara.
A importância da Guiné-Bissau não pode ser medida ao «quilómetro quadrado». Basta considerar a materialidade da sua comunidade virtual de opinião, entre redes sociais e de blogues, para constatar que está muito à frente. Uma breve pesquisa a outros países da sub-região, de expressão francesa e inglesa, mostra que as suas comunidades virtuais estão ainda num estado muito incipiente e embrionário, ao nível de comentários alojados nalguns jornais com edição electrónica (ou seja, como já estavam os guineenses há mais de uma década, e hoje o progresso é muito rápido)!
[Isso traduz o efeito de uma geração formada em liberdade e esperança, mas que, infelizmente, não conseguiu reproduzir-se ou consolidar o impulso vital vindo de Cabral, sangrando a Nação os seus melhores quadros em benefício de uma diáspora de ouro, deixando o país à deriva em termos de educação e de futuro, como alertava Miguel de Barros há pouco tempo, em Lisboa. Não se estará perante um ponto de não retorno?]
Tal como os países, como identidade colectiva, têm direito ao bom nome (independentemente de se apontarem eventuais erros), não devendo ser ofendidos por terceiros (ainda para mais quando se dizem irmãos) também para os cidadãos e as cidadãs, como identidade singular, esse direito é inalienável, sendo altamente recomendável que seja respeitado para uma vida social saudável. Está na hora da guineendade sair da calabassa. De respeitar os nossos tempos de convivência, valorizando e consolidando a identidade comum. De semear o amor e não o ódio. Apostar naquilo que une e identifica, como os valores da diversidade e da tolerância. De fazer algo firme e duradouro pela terra.
Nô djunta mon.
A CPLP não passa hoje de uma reles prostituta (para evitar aqui neste blog o saudável e mais que justificado vernáculo). Transformada em Agência de promoção dos pseudo-interesses económico-paranóicos de José Eduardo dos Santos, o seu Secretário Executivo ainda tem a lata de vir considerar «importante que cada cidadão de países da CPLP sinta a existência da organização, com a qual se identifiquem»...
«Não haverá nenhuma solução positiva para a Guiné sem o concurso de Angola»? Quem lhe encomendou o discurso? O senhor Secretário Executivo precisa de ler os estatutos da sua própria organização, que estipula, entre outros, como princípios fundamentais, a igualdade entre Países e a não ingerência nos seus assuntos internos. Que raio de pretensão, a de Angola querer apresentar-se publicamente como salvadora da pátria alheia!