quarta-feira, 8 de julho de 2020

Adúltera LUSA adultera

A LUSA martela as notícias da Guiné-Bissau, repetindo até à exaustão os falaciosos argumentos de Domingos Simões Pereira. Um gato pingado atira com umas bacoradas, especulando-se como organizador de uma suposta manifestação (como aquelas a que estamos habituados e que esvaziam o Rossio dos guineenses que lá costumam estar, para não serem conotados), e é-lhe automaticamente concedida audiência, destaque e ultra-redundante contextualização. Podiam prudentemente marcar na agenda para se lembrarem de cobrir a notícia nesse dia... mas não senhor, são muito voluntaristas lá na redacção, qualidade que comungam com as adúlteras.


A objectividade jornalística é coisa desconhecida, para aqueles lados: Organizações da sociedade civil guineense têm denunciado detenções e espancamento de pelo menos uma centena de pessoas, incluindo políticos e empresários. Vejamos se percebemos: há "pelo menos uma centena" de casos de vítimas de detenção "e" espancamento. Se em vez de "e" tivessem usado "ou", ainda poderíamos ficar na dúvida quanto à contabilidade. Espancamento? Quem foi espancado? Se calhar, por "político" estão a referir-se à ex-ministra da justiça; por empresário talvez a Ndinho. Faltam os outros noventa e oito...

Luciano Pereira entende que o problema da Guiné-Bissau é uma preocupação mundial, por ser também um país que faz parte do concerto das nações e que a partir da manifestação na sede da União Europeia "os outros vão acordar". Coitado do jornalista, nem para amador... Se está a citar deveria colocar aspas mais cedo. Se não e esta bosta é da sua lavra, torna-se comparável a certos insectos merdófagos, que enrolam a ... para a andarem a passear por aí.

"os outros vão acordar" Os outros, quem? Os outros países? Só porque ele vai lá com a prima tirar uma selfie? Está bem, ó melga. As autoridades belgas "permitiram" a manifestação "mesmo em confinamento ainda em vigor", pela simples razão de terem percebido que não vai reunir mais de cinco pessoas, conforme estipula a lei. Cá estaremos, neste blog, no dia 23 deste mês, para ver se a LUSA dá igual destaque ao fiasco a que está condenada a iniciativa. Ou se da muito eventual e improvável meia dúzia faz "centenas", sem direito a foto, nesse caso.

PS Outro que tal, que alinha pelo mesmo diapasão e tem recebido uma avença por fora, é o António Rodrigues, do Público.

Sem comentários: