A VOA publicita um debate ocorrido na Rádio Despertar de Angola, no qual os analistas dizem que o que aconteceu no Burkina pode repetir-se em Angola.
Representará esta rádio a Voz de Angola profunda? O despertar dos angolanos?
A VOA publicita um debate ocorrido na Rádio Despertar de Angola, no qual os analistas dizem que o que aconteceu no Burkina pode repetir-se em Angola.
No seu blog, que mereceu réplica no Expresso on-line, o Senhor Embaixador garante que se tornaram absolutamente indispensáveis, por parte das autoridades portuguesas, explicações urgentes, quanto à forte mensagem que lhes foi enviada por Xanana Gusmão. O niet timorense foi uma verdadeira bomba atómica diplomática, sujeitando o país ao ridículo e expondo a absoluta mediocridade da política externa conduzida pelas actuais autoridades portuguesas.
Embora o Senhor Embaixador o não tenha referido explicitamente, cuidando de aguardar essas explicações devidas ao país por parte do Presidente da República e do Primeiro Ministro, começa a circular nos bastidores a tese da reacção visceral do Primeiro-Ministro timorense ao MNE português Rui Machete (ver comentários ao artigo).
Sem pretender fazer concorrência ao Ady (até porque a «anedota» não é minha), não resisto a contar uma expressão engraçada que ouvi hoje a um amigo, numa conversa sobre a actualidade oeste-africana. Mas não quero prolongar o prólogo... cá fica ela.
«Angola mal gatinha e julga-se madura para ingerir alimentos sólidos. Devia contentar-se, para já, com o leite em pó, para não colocar em risco a sua saúde».
A CEDEAO, depois de ter tolerado as manobras dilatórias de Compaoré para prolongar ad eternum o seu consulado, de ter tentado mantê-lo no poder em plena crise popular, envia agora uma delegação, que amanhã avança para o terreno, mandatada por um próximo de Compaoré, pertencente a uma dinastia de ex-Primeiros-Ministros burkinabês, os Ouédraogo... Depois do Gérard e do Youssouf, este Kadré é formado pelos Altos Estudos Comerciais (HEC, uma escola francesa de «elite»), eleito em Fevereiro de 2012 para a presidência da Comissão da CEDEAO.
Li no Bambaram di Padida, ver link à direita >
A missão não parece bem vinda. Os burkinabês não perdoam à França a execução que deram à cláusula de «seguro de vida» dos seus fantoches africanos, com a coluna armada organizada pelos seus bons ofícios para evacuar Blaise Compaore para a Costa do Marfim. O exército já demonstrou, ao alinhar unanimemente com Zida, que, à falta de alternativas civis credíveis, não larga o poder, para prevenir eventuais desestabilizações na sua fronteira sudoeste. Recorde-se que muitos costa marfinenses não perdoam a Blaise Compaore a desestabilização do seu país; e que Ouattara, o homólogo francófilo do ex-Presidente burkinabê, terá eleições brevemente...
Ficaria bem aos dirigentes guineenses, num gesto de solidariedade, não apenas dispensarem os serviços da ECOMIB (Guiné-Bissau está em plena normalidade democrática há mais de meio ano), mas inclusive oferecerem-se para retribuir, enviando para Ouagadougou 170 polícias para substituir o efectivo burkinabê. Atendendo a que o exército não aceitará, por boas razões, conceder para já o poder aos civis, justifica-se uma missão em tudo semelhante à da Guiné-Bissau, para garantir que os militares, após um prazo razoável de transição, devolvem o poder a autoridades legitimamente eleitas.
Aliás, a iniciativa de antecipar o fim do mandato desta missão deveria partir da própria CEDEAO, invocando questões de urgência e assumindo que algo tem de mudar na organização... As organizações sub-regionais (como termina um dos artigos do Bambaram), não devem estar ao serviço dos dirigentes dos países membros, mas das respectivas populações!
Como apresentar um espião, para que não seja reconhecido? Fazendo um erro em cada nome do senhor, para que as pesquisas não devolvam qualquer resultado relevante...
Mas agora que a LUSA se preste a estes arranjos (mesmo deixando o «rabo de fora», uma vez que, no fim do artigo, já acertam, em separado, no seu último nome)... é demais.
Chiristopher Colemem = Christopher Coleman que chefia, desde Agosto de 2013, o Department of Political Affairs das Nações Unidas para a África do Norte, central e ocidental.
Já agora, permita-se recomendar cuidado, aos guineenses, com a presumível missão deste agente duplo, mercenário ao serviço da máfia da ONU. Essa missão é recomendar a MISSANG II ao SG e CS.
As iniciativas de Angola, para conseguir uma «cobertura de chocolate» para o bolo que quer fazer engolir aos guineenses, parecem recorrer a todo o género de subterfúgios e recursos.
A negociata é transparente (com mais uns trocos para o senhor, claro): Angola oferece 1800 soldados para a África central; para recompensar a boa vontade, toleram outros 1800 a enviar para a África ocidental...
Apenas para ilustrar o percurso do senhor e as suas competências, refira-se que, com inconfessáveis desígnios de tramar um colega e disfarçado de «hacker» marroquino, revelou documentos confidenciais da ONU no dossier do Sahara Ocidental... infelizmente, o email associado ao envio chris_coleman24 tramou-o. Se os saharauis não deram por isso, que se tratou de um «inside-leaking», perceberam, por outro lado, que existiam claras intenções de «manipular insidiosamente o relatório do SG». Ver blog da diáspora saharaui.
Afinal, pelos vistos, enganei-me, quando disse, há uns dias, que Timor «não lhe apetecia» dar um murro na mesa, atendendo à pouco vergonha que resultou da reunião de MNEs da CPLP.
E o murro não foi na mesa, foi mesmo em plena fuça. Para que se saiba, a decisão de expulsar, num prazo de 48 horas, os portugueses, nada tem a ver os magistrados, mas com o tema da investigação: petróleo.
À chegada do MNE a Dili, quando Xanana soube dos pormenores, não perdeu tempo. E a mensagem não é assim tão difícil de perceber: Petróleo = Angola ; Portugal = colónia de Angola ; CPLP morreu.
Face a uma declaração tão óbvia, o principal destinatário, o MNE português manifestou o seu desconforto. Está desconfortável, o senhor, perante o triste resultado da sua «brilhante» actuação?
A CPLP implodiu.
Face à constatação de que o seu estado de graça está prestes a desmoronar-se, Domingos Simões Pereira, toma providências: por um lado, pede uma extensão para o dobro do tempo; por outro, encurta para metade o tempo que já passou.
Perante uma assembleia de empresários, no Porto, apresenta «uma nação renascida há cerca de quatro meses com a realização de eleições democráticas» li no PN, ver link à direita
De Abril a Novembro, pelas minhas contas, vão sete meses e não quatro. O senhor Primeiro-Ministro referia-se decerto à sua tomada de posse, a menos que essa seja prosa de responsabilidade jornalística.
Traduzo, com a devida vénia, fragmentos de um artigo do ABC de Madrid, seguido de uma réplica no canal social (Twitter-Facebook- que pretendem viral), em língua espanhola, o ésnotícia.co.
Dizem de José Mujica - Pepe para os amigos - que é o homem mais honrado do mundo. Trata-se de um senhor com 78 anos, de aspecto bonacheirão, amante de boa comida e da natureza, que veste de forma informal e popular. Até aqui, tudo bem, se não se tratasse de um Presidente, neste caso, do Uruguay.
Mujica - ex-guerrilheiro e fundador do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros - ascendeu ao cargo a 1 de Março de 2010. Até aí, dividia o seu tempo entre a política e o cultivo de flores, numa humilde quinta na periferia de Montevideo, onde prometeu manter-se se ganhasse as eleições. Ofereceu depois o Palácio Presidencial para os sem abrigo poderem passar o Inverno. Outras das medidas polémicas que implementou, foi a legalização da marijuana.
Continua evidente a fraca capacidade de comunicação do Governo, a inexistência de facto de um Porta-Voz e incipiente o acompanhamento e publicitação dos diplomas submetidos à Assembleia Nacional para apreciação, entre eles um importante Decreto Lei de Regulamento da Disciplina Militar, que deverá constituir um primeiro passo no sentido de uma reforma do código deontológico de conduta dos militares, conforme se pode ler na conferência recentemente proferida por Daba Naualna a esse propósito.
Tudo documentos que haveria todo o interesse em partilhar para discussão pública, facilitando o acesso através da internet e apostando na transparência prometida ao longo da última campanha eleitoral, mas que infelizmente, passados que são mais de cem dias, ainda não assumiram uma dimensão virtual.
A luta contra a corrupção, por sua vez, não deveria estar sob a alçada directa do Ministério da Justiça, devido às sinergias com o seu papel e tutela que possui sobre a Polícia Judiciária, desempenhando um papel central no complexo puzzle criminal guineense? Uma «inspecção superior» de iniciativa parlamentar parece ser uma figura perfeitamente inoperante.
Se Blaise Compaoré pudesse deixar uma última recomendação aos seus colegas dirigentes, seria decerto: cuidado com a praça!
À velocidade a que hoje circula a informação, torna-se cada vez mais difícil para os líderes obterem uma obediência cega e acrítica a actos demagógicos e autocráticos, opondo-se ao sentimento popular generalizado.
Poderia recomendar-se a DSP que entre num táxi, ou vá até ao mercado de Bandim, que empregue um pouco do seu precioso tempo a trocar impressões com o povo anónimo. Rapidamente descobrirá que, na praça, há uma oposição generalizada à presença de tropas angolanas no país.
O senhor Primeiro-Ministro talvez esteja a atribuir demasiada importância a factores exógenos, o que tem ofuscado a percepção de uma forte vontade interna opondo-se à materialização desses nefastos desígnios. Quanto mais depressa se aperceber do erro, melhor.
Aparentemente, a expectativa criada pela marcação de uma reunião, para os próximos dias, entre o Coronel Zida e os líderes civis, parece ter devolvido alguma acalmia às ruas de Ougadougou, com relativamente menos gente a aderir hoje à convocação para manifestar o desagrado quanto ao confisco do poder pelo Exército.
Os apelos dos Estados Unidos e de várias organizações para a devolução do poder aos civis (como se o ex-Presidente não fosse ele próprio um militar de carreira) deverão esbarrar contra aquela que parece a firme intenção, no seio do Exército, de evitar uma «malidição» ou «libialização» do Burkina Faso.
Justifica-se, nesta ocasião especial, como sugeriram os irmãos intelectuais balantas na diáspora, uma reflexão sobre a herança de Thomas Sankara, o caminho que apontou para um ideal de homens íntegros, e a oportunidade da sua aplicação a todo um continente em busca de afirmação.
A Twittoesfera foi invadida por um tsunami de críticas a, entre outros, José Eduardo dos Santos e Obiang, sugerindo que podem ser os próximos. Também o Expresso retoma o assunto num artigo deste Sábado, sugerindo uma «Primavera Africana» e lembrando o sacrifício, há já quase quatro anos, na Tunísia, do jovem Mohamed Buazizi.
Segundo artigo no Libê, um sobressalto de júbilo percorreu o continente, com muitos a interrogarem-se «Se os burkinabês conseguiram, porque não havemos nós de conseguir também?»... Numa réplica local, o Angola24horas publicou um artigo de opinião sob esse contundente título.
José Eduardo dos Santos faz gato sapato da Constituição de Angola, que, pelos vistos, só lá está para enfeitar.
JES insiste em seguir o mesmo guião: para enviar a MISSANG, a Assembleia não foi consultada (mas quando se viu aflito, em risco de ficar sem bonecos, já soube ir «pedir licença» à Assembleia para os retirar).
Estando a tratar de impingir uma segunda Missão em tudo similar, não deveria consultar a Assembleia e apresentar-lhe as suas razões para todas as diligências que tem insistentemente promovido com esse fim?
Talvez consiga convencer os deputados, defendendo o interesse de criar um protectorado na costa ocidental, de importância capital para Angola, por razões geoestratégicas...
Depois, quando as coisas derem para o torto, se os seus figurantes se virem novamente atrapalhados, lá irá outra vez a correr choramingando para debaixo das saias da Assembleia, para partilhar a «decisão» (ou melhor, a frustração).
É que uma coisa é responder a uma solicitação urgente da ONU, como Angola fez, prometendo enviar um contingente para a República Centro-Africana, outra, completamente diferente, é querer impingir à ONU uma ocupação «dedicada», pretensamente sob a sua bandeira, o que não passaria de uma grande palhaçada desacreditando e debilitando a sempre periclitante instituição que é o Conselho de Segurança.
Se a oposição angolana exige a partilha de informação detalhada da Missão centro-africana, a mais forte razão deve exigir que o Presidente clarifique, perante a Assembleia, os objectivos subjacentes à MISSANG II.
Farta foi o nome do Coronel escolhido pelo Estado Maior do Exército burkinabê para assumir perante a rua, hoje novamente mobilizada, a queda de Compaoré. Resta saber o que os franceses vão fazer com a «fava». A CEDEAO também perdeu rapidamente o pé, tentando sugerir aos militares para manterem o assassino de Sankara no poder.
O Coronel Farta, vindo sob escolta do Estado Maior, dirigiu-se à multidão, pouco antes das 14h locais, garantindo que Blaise Compaoré «n’est plus au pouvoir», despoletando uma enorme alegria. Comemora-se neste preciso momento efusivamente, em Ougadougou, o fim de uma era. Possa a lembrança de Thomas Sankara iluminar os burkinabês na senda da verdadeira independência.
Um fim bastante pedagógico, em relação a outros líderes africanos que se eternizam no poder e que gostam de se armar em «mediadores» em terras alheias.
O próprio ex-Presidente acaba de aparecer na televisão dizendo que vai abandonar o país, declarando o poder «vacante».
Os franceses estão a tentar salvar Compaoré do fantasma de Thomas Sankara, que voltou para o assombrar. A situação está confusa: basta ler esta pérola (antológica!) de redundância de Le Monde:
«Le chef de l'Etat a levé l'état de siège décrété dans l'après-midi par la présidence»
Objectivos constitutivos da CPLP, segundo o publicado na página oficial cplp.org:
Igualdade soberana dos Estados membros;
Não-ingerência nos assuntos internos de cada estado;
Respeito pela sua identidade nacional;
Reciprocidade de tratamento;
A LUSA publicou um artigo expressamente dedicado à ECOMIB»MISSANG. Face às incríveis patranhas emanadas da CPLP, não se vislumbra uma nota de sentido crítico, ou sequer uma simples alusão velada ao que realmente está em causa. Para quê intitular «Força militar africana com mandato da ONU» se estamos a falar de um simples capricho de José Eduardo dos Santos, sinalizando uma iminente senilidade? Não é preciso dar tantas voltas para esconder o rabo! Que aqui há gato, já não escapa a ninguém. Assumam e deixem-se de tentar encobrir o sol com a peneira.
Mas já agora, uns pauzinhos na engrenagem:
1) A CEDEAO. Por mais floreados que pintem, a sub-região não vai na conversa do afro-imperialismo angolano. «Reconfigurar», para esta CPLP, corresponde à proposta de revezar as forças da CEDEAO por forças angolanas. In illo tempore, a Nigéria não viu com nada bons olhos a estadia da MISSANG, não é de esperar que altere essa posição, sobretudo atendendo à intenção de multiplicar o efectivo por sete, perfazendo os 1800 elementos. Infelizmente, as relações de José Eduardo dos Santos com a França arriscam-se a arrefecer, depois da morte, há poucos dias, num acidente de aviação na Rússia, do presidente da TOTAL, com quem andava a «namorar». Não deverá pois esperar muita compreensão do lado da francofonia, para quem a presença angolana também é vista como uma ameaça (terá sido, aliás, esse o argumento que fez desestabilizar a balança nos dias seguintes ao 12 de Abril de 2012).
2) Os restantes elementos do Conselho de Segurança. Efectivamente, os «jogos» no Conselho de Segurança nunca são pela positiva, mas pela negativa. Cada vez que um elemento puxa a brasa à sua sardinha, é refreado pela oposição decidida de outro membro. Por isso é considerado ineficaz. Angola chegar ao «poleiro» e querer utilizar a sua posição em causa própria vai decerto fazer desconfiar os outros membros. Depois de se inteirarem da situação, vão achar que se trata de uma atitude completamente irresponsável e injustificada, e Angola perderá o eventual prestígio que adquiriu ao entrar para esse «colégio» (situação que não é nova, pois já aconteceu com Portugal, pela mesma razão).
O cenário é dissuasivo, mas não creio que o bom-senso venha a prevalecer, face ao adiantado estado de psicose já diagnosticado. Continua válido aquilo que disse Orlando Castro, há dois anos:
«Foi necessário os militares guineenses dizerem que não estão para ser protectorado de Angola para que, humilhada no seu sentimento de potência e dona de Portugal, Luanda puxasse dos galões e desse ordens ao reino português para papaguear uma série de asneiras»
Finalmente, ficarão isolados DSP e JES, esgotadas as máscaras e os pretextos rebuscados. Qual a razão de procurar forçar a cobertura internacional para uma relação de âmbito estritamente bilateral?
Para responder às recomendações do General Correia de Barros do Centro de Estudos Estratégicos de Angola, que disse, em tempos, quando criticou a MISSANG, que «a cooperação, em matéria tão sensível como a Defesa, nunca deverá ser efectuada numa base bilateral, mas ao abrigo de organizações internacionais como a ONU ou a UA, ou no seio de organizações sub-regionais, como a SADC ou a CEDEAO»? Uma vez que acataram uma parte das suas recomendações, deveriam lembrar outras... tal como quando este aponta o inconveniente suplementar de Angola não pertencer à CEDEAO e Bissau estar demasiado «fora da área geográfica e organizacional» angolana (reconhecendo perante a Radio France Internacional que Angola demonstrou precipitação e nervosismo em todo o processo MISSANG - stress que, pelos vistos, continua a demonstrar!)
«Encorajou as autoridades da Guiné-Bissau a concertar com a CEDEAO, e outros parceiros africanos, o mandato de uma ECOMIB reconfigurada para apoiar a implementação das reformas.
Notou, ainda, as vantagens de tal mandato vir a ser reconhecido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para gerar confiança internacional no processo de reformas e facilitar o seu cofinanciamento.
(...)
Sublinhou, a este respeito, que o GIC (Grupo Internacional de Contacto) deverá ter em conta a tomada de decisões, a curto prazo, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas quanto à renovação e atualização do mandato da UNIOGBIS e reconhecimento do mandato da ECOMIB reconfigurada para apoiar as reformas do sector de defesa e segurança.»
Não se trata, obviamente, de uma ECOMIB reconfigurada, mas de uma MISSANG reciclada, que deverá coroar os esforços de Angola para chegar ao Conselho de Segurança. Julgo que há aqui um grande equívoco da diplomacia angolana pois o poder, no CS das NU, é um não-poder, consubstanciado no direito de veto. Não dá para atribuir missões ou «reconhecer» mandatos.
Mas o plano tem, entre outros, um ponto fraco capital: fica dependente da CEDEAO, para reconfigurar a sua ECOMIB. Como a CEDEAO não está mesmo nada para aí virada, a ideia da planeada invasão fica adiada, pelo menos por mais 100 dias que é quanto dura ainda o mandato da ECOMIB, tantos quantos a extensão do estado de graça solicitada por DSP. Não havendo, nessa data, concertação possível com a CEDEAO, que vão fazer? Assumir uma força «africana» auto-proposta e proclamada? Com que designação? Força de apoio à implementação de reformas? O ridículo de toda esta psicose serve apenas para desacreditar a CPLP!
Quem deu a Jomav o telefone de Dilma?
RESPOSTA
a) Rui Machete
b) José Eduardo dos Santos
c) a própria
Brevemente publicaremos os resultados da sondagem.
No mais grave incidente desde a guerra fria, a OTAN acaba de emitir uma declaração sobre incidentes semelhantes, em Portugal e na Noruega, envolvendo a invasão de espaço aéreo por aviões russos, entretanto perseguidos pelas respectivas Forças Aéreas. O assunto ainda foi a tempo de sair no jornal da noite de hoje da RTP1, apresentado por José Rodrigues dos Santos. O Correio da Manhã esclarece melhor os contornos do assunto, que parece configurar uma provocação.
A convocação do Embaixador russo, com carácter de urgência, tornou-se uma Necessidade absoluta. O incidente terá de ser tratado com benevolência, entendido na sua acepção de «comunicação» geoestratégica à escala europeia e mundial. A mensagem é clara, se bem que inconsequente, na prática. Trata-se da capacidade de «bate» (traduzindo literalmente do «frappe» francês) longínqua, na periferia das coordenadas de Moscovo.
Segundo a Lusa, no acto da inauguração da conferência de MNEs da CPLP, o Primeiro-Ministro pediu um apoio orçamental directo para pagar salários. Decorrendo em paralelo um encontro de empresários, não julgo lá muito edificante esta cena da pedinchice.
Nas primeiras declarações públicas em Bissau (sempre com o seu proverbial sentido de oportunidade) enquanto espera pelo verdadeiro VIP, seu dono, que traz a pasta com o dinheiro e o chicote, um Machete cheché repete declarações sem sentido, que nada acrescentam à sua miserável presença. Já se sabia da sua demagógica «esperança» em relação à TAP, isso não constitui novidade nenhuma. O desmentido é pura hipocrisia, uma vez que a TAP não falou de condições «técnicas» mas de condições «sanitárias», na sequência de uma reunião «de alto nível» com um Director-Geral extremista, reunião essa que o Senhor Ministro se obstina em desconhecer, num mal disfarçado desafio a Pedro Passos Coelho, o qual, neste momento, já não tem qualquer controlo ou autoridade sobre muitos Ministérios. Um Primeiro-Ministro deixar um Director-Geral atrevido usurpar-lhe as funções e um MNE «desinformado» sobre um assunto público e de importância capital para a sua esfera de competências, serve para amostra do estado de desgovernação a que Portugal chegou.
O aziago (não) Seide (nada), da PNN, volta à carga, com mais uma argolada. Conseguiu produzir uma «notícia» claramente enviesada colocando na boca de uma secretária da Embaixada da África do Sul, que pomposamente tratou por «Secretária Política», que a África do Sul apoiaria a reforma das Forças Armadas. Caro irmão do Bambaram di Padida: cuidado com as notícias destes farsantes disfarçados de jornalistas.
Menos de 24h depois, o Embaixador acaba de publicar um desmentido esclarecendo que a senhora só pode ter produzido essas declarações a título pessoal, não tendo sido mandatada para o efeito. Depois de citada ipsis verbis «A missão diplomática sul-africana vai apoiar a Guiné-Bissau na reestruturação de aparelho administrativo e na reorganização dos sectores de Defesa e Segurança, e é nessa qualidade que me encontro presente aqui no Parlamento guineense para expressar a nossa intenção», a quebra de confiança custar-lhe-à, aparentemente, o emprego. Resta saber se a inconfidência se ficou a dever à desmiolada da rapariga, ou se o jornalista deu uma mãozinha ao cozinhar o texto: conseguiu tramar a Alexandra, mas é a intencionalidade do texto que me deixa curioso quanto ao profissionalismo e ética do pseudo-jornalista, que, pelos vistos, gosta de forjar notícias.
A TAP é, sem dúvida, um factor de competitividade.
Privar a lusofonia desse factor, mais do que um erro económico, é um crime político.
Até o insuportável e asqueroso Machete faz agora concorrência à TAP, oferecendo boleias para Bissau à custa do contribuinte português.