sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pior a emenda que o soneto

Cadogo fez copy-paste da sua anterior carta de 30 de Janeiro, insistindo (agora que o PAIGC já tem um líder com legitimidade para decidir), no pedido de anuência do Partido para a sua candidatura presidencial.


Um candidato presidencial, vencedor «a 80%», convicto do seu valor acrescentado para o Partido a quem oferece o perfil, não mendiga a sua anuência. É degradante a sua insistência e torna-o um verdadeiro chato.

Para além disso, é absolutamente incompetente (e pelos vistos, incapaz também de se rodear de quem o seja), pois uma missiva dessa importância deveria ser feita em português perfeito (já nem digo bonito)...

Se, no primeiro parágrafo da sua carta de 12 de Fevereiro, corrigiu a discordância semântica apontada aqui neste blog à sua anterior carta, de 30 de Janeiro, já o segundo parágrafo é um verdadeiro desastre!

«Foi agendado, novas eleição»? Pior a emenda que o soneto. Aumentou o desacordo ortográfico. Agora, não é só o género trocado, mas também o plural descontinuado. Se estava mau, assim ficou péssimo.

Coloco pequeno comentário de um anónimo, ao anterior artigo de correcção aqui publicado:

«É destas atitudes de pouco rigor e de baixo nível que a nossa Guiné se deixa arrastar há muito:
- falta de rigor e zelo, recuos, conformismos, cultos de personalidade e bajulação.

Não se trata de comparar o CADOGO a outro político doutro partido qualquer. Trata-se de enquadrar quem, com passaporte português, que fez os estudos em Lisboa, fez a tropa portuguesa, educado alegadamente nas melhores praças de Portugal e Guiné Portuguesa, e ainda suposto candidato a um dos mais altos símbolos e desígnios da Nação, não ter o domínio básico do Português (concordâncias semânticas). Aspiremos pelo melhor e pela vontade de melhorarmos o nosso desempenho e imagem. Quem fala mal o português, embrulha-se em incertezas gramaticais na hora de o escrever. Efectivamente, ele, o dito cujo, que opte continuar no crioulo porque nem português ele fala.»

Talvez, em vez de pedir a «anuência», devesse ter pedido a «não oposição». Com tantos candidatos independentes do PRS, não se percebe a preocupação de Cadogo. Ou será que, para além da «anuência», também desejaria a concordância activa, o apoio do Partido? Talvez seja pedir demais, pois, como já lhe foi vivamente manifestado, é um presente envenenado. Depois de um apoio inoportuno (está-se a ver qual era a «moeda de troca» pretendida) a Domingos Simões Pereira, não se está a ver o novo e fresco líder a pactuar com esta falta de dignidade, que poderá ensombrar-lhe o estado de graça...

PS Já agora, que falamos de dissonância, acrescente-se a espacial: o cabeçalho da missiva, identificando o remetente da carta, também tem que se lhe diga, pois a origem é supostamente «Bissau», mas os números de telefone associados não correspondem ao indicativo do país.

Sem comentários: