terça-feira, 30 de julho de 2013

Psico

A candidatura de Cadogo, ex-Primeiro Ministro ex-ante (demissionário para candidatura) e conhecido empresário, é claramente inconstitucional.

Como Filomeno Pina lembrou há tempos, a sua insistência doentia e as suas expectativas claramente sobredimensionadas e ultrapassadas, apenas o poderão prejudicar psicologicamente perante a humilhação que as urnas lhe reservam (se lá chegar, por inoperância da CNE).

Faz lamentavelmente lembrar a Triste tentativa de retorno de Mário Soares, humilhado nas eleições com metade da votação do seu amigo Manuel Alegre. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades.

De Killer a Chicken...

7 comentários:

Unknown disse...

Considero que a bem da estabilidade da nação Guineense, Carlos G. Junior não se deveria candidatar.
Não porque não tenha legitimidade para ser candidato, mas porque ao concorrer ao cargo de P.R., no possível espectro eleitoral, as hipóteses de em eleições livres e transparentes ele ganhar são esmagadora e assustadoramente elevadas.
Ao contrário de Mário Soares que nada fez por este país em tempo algum, Cadogo conseguiu credibilidade, respeito e sentido de estado! Tudo isso á dimensão da GB obviamente.
A sua legislatura foi atribulada, (palavra simpática) mas é necessário fazer uma analise muito ligeira para o culpar de tudo o que de mau aconteceu desde que foi empossado em 2008.
Curiosamente critica-se e acusa-se Cadogo de todos os incidentes, tentativas de golpes de estado e assassinatos que ocorreram desde essa altura, mas isso é branquear o papel bem mais activo na minha opinião de outras figuras algumas elevadas hoje á condição de heróis por alguns só porque correram com ele. Esquecem um pequeno pormenor, Cadogo ganhou com o PAIGC as eleições de 2008 com 68% dos votos, e ganhou a 1ª volta das presidenciais de 2012 com 49% dos votos quase conseguindo sozinho mais votos que todos os restantes candidatos.
E o que é mais importante, todos, repito todos os observadores internacionais foram unanimes em considerar as eleições,justas,livres e transparentes.
Proibir Cadogo de concorrer, é ir contra os princípios tão sagrados como a Constituição, permitir a sua candidatura é dar-lhe o lugar de bandeja e contribuir para que a partir do dia 25 de Novembro se comece de novo a congeminar um novo golpe de estado!
O que fica claro é que na Guiné-Bissau, só tem direito a governar quem os militares entendem e não quem o povo quer. O mesmo povo irmão que disse não a Manuel Alegre, humilhou Mário Soares, e hoje vive incompatibilizado com Cavaco Silva, vamos lá nós entendermo-nos!
Na minha opinião Carlos Gomes Junior, não deveria ser candidato, deveria ter legitimidade para regressar á sua terra em segurança, exercer a sua actividade empresarial, e o futuro P:R:, ser uma figura de reconhecida credibilidade, que na minha opinião estaria nas figuras de Paulo Gomes, ou de Kafft Kosta! Mas isso parece-me sonhar demasiado!

7ze disse...

A Constituição não lhe permite concorrer. Nem que apenas pela questão da incompatibilidade com outras funções, quanto mais interesses económicos.

O bom senso igualmente desaconselhar-lo-ia. E não concordo consigo quanto ao prognóstico relativo ao resultado do pleito... Não tem vocação.

Mas Cadogo parece querer escolher definitivamente o «bife mal passado».

AMADO disse...

Meu caro 7Ze tenho acompanhodo as tuas respostas ao NHU M.M.confesso q te admiro muito...força mano.
A minha pergunta é,se o ditador sanguinario decidiu apresentar a sua candidatura para P.R.entao qual é tribunal supremo q vai o aprovar???
So espero que a justiça assume as suas responsabilidades...e tbem espero q qualquer candidato q tem problema com justiça pr favor q anulem esta cadidatura.

E' HORA DE APLICAR AS LEIS E USA-LAS PARA BEM DO POVO.

Unknown disse...

Bom dia 7ze, eu acredito que essa estratégia do Cdgojr é só para atrapalhar o congresso do PAEGC. E se ele voltar vai ser muito diferente, não vai ser como antes que ele pisa nas leis e nada acontece. Quanto ao Marcelo, concordo com ele no que refere ao não regrasso dele a vida política, isso todo mundo sabe o que pode acontecer . Mas discordo com resultado e a popularidade que ele entende que “ditocujo” tem. Vou dar só alguns exemplos. Se partimos de principio de que qualquer eleição deve ser, Justo, Livre e transparente. Para mim ele não ganhou nada, partindo de ultimo congresso do PAIGC e as duas ultimas eleições de que ele disputou. No congresso vc deve saber que com controle de BAS DABO, UM VOTO UM ENVELOPE.. Outro exemplo é a derrota dele na ANP, com Raimundo contra Helder. Poderoso como vc disse, foi uma decepção derrota, mas como ele sempre tem envelopes conseguiu um acordo com PRS. Se salvou.. outro caso é eleições de 2008, talvez vc não sabe que havia 5 pessoas que fizeram a diferença mas sempre sem respeitar as três condições Justo, Livre e transparente... mas esses 5 só um ainda parece seu parceiro, dois desapareceram(MORTOS) e outros dois são inimigos dele visado a morte, mas graças a Deus escaparam. Também para te recordar ele não ganhou do Nhamadjo nas primaria para ser candidato do PAIGC, como vc sabe ele recusou o voto secreto, não deixou os concorrentes apresentarem as propostas fez do jeito dele como presidente do partido e foi-se.

7ze disse...

Caro Marcelino:

Sim, o que será o Congresso do PAIGC?

Uma saída honrosa e corajosa, seria a extinção do Partido, abrindo uma nova fase na vida do país, «virgem» de pesos históricos.

Que ideologia pode esse partido defender, ou que projectos pode apresentar, tendo-se tornado num antro de intrigas e jogos baixos de poder, responsável por tantas décadas de desgoverno?

A alternativa será digladiarem-se até à exaustão as várias facções e grupos de interesse internos, levando a um cume de tensão de consequências imprevisíveis e pouco dignas para o Partido.

Sobretudo conhecendo os métodos de Cadogo e a sua capacidade para distribuir «envelopes» de todo o género.

7ze disse...

Amado mano:

Seria bem vindo o parecer técnico do constitucionalista Kafft Kosta, a exemplo daquele que produziu, em tempos, a pedido do mano Didinho, em circunstâncias parecidas.

Obrigado pelo contributo e volte sempre

Unknown disse...

O distinto Prof. Kafft Kosta emitiu um parecer sobre a constitucionalidade ou não da candidatura de Cadogo á PR, a qual na altura me pareceu juridicamente correta, tal como outras duas a que tive acesso e uma delas com opinião discordante. Bastará relembrar aliás as palavras do pai da constituição portuguesa, onde a Guineense bebeu os princípios, e Jorge Miranda, foi claro quando disse que qualquer cidadão guineense com mais de 35 anos com registo criminal limpo pode ser candidato. A ideia com que fiquei na altura era de que juridicamente era aceitável mas em nome da estabilidade, credibilidade bom senso e amor ao seu povo Carlos Gomes Junior nunca se deveria candidatar.
Fiz questão de enviar uma longa mensagem ao Prof Kafft Kosta pedindo-lhe em que na defesa dos interesses do povo da Guiné-Bissau mas em particular do futuro dos jovens se fizesse candidato, porque á data ele era consensualmente na Diáspora visto como uma figura impoluta que rapidamente conquistaria a simpatia e o voto do seu povo
Vivendo em Bissau, senti que o povo estava com Cadogo, nessa altura se se candidatasse a presidente do Sporting de Bissau, mesmo sendo ele benfiquista acredito que ganharia, tal o apreço que os guineenses nutriam por ele! Até eu como Sportinguista ficaria dividido entre coração e razão!
Em resumo, confio pouco em pareceres, porque as leis fizeram-se para advogados e juízes brincarem com as palavras, sem por em causa a sua seriedade. O que se coloca na minha opinião é o que comentei na altura, está em causa, o bom senso, os superiores interesses do povo da GB, e em especial quando começam a aparecer nomes que podem claramente indiciar um novo e definitivo rumo em direcção ao futuro que os Guineenses tanto lutam desde á 500 anos, e que merecem como poucos!