quarta-feira, 31 de julho de 2013

Quem tem medo do lobo mau?

Opinião recebida por email, que desde já agradeço ao Fernando Soares da Gama.

Quem tem medo do regresso do Carlos Gomes?

O Kumba Yalá?
_Não, porque tem o seu eleitorado fixo e controla uma parte das forças de defesa e segurança.

O Antonio Indjai?
_Não, porque ele já sabe que o seu destino será idêntico ao de Bubo. Só que se o Antonio Indjai falar, o Cadogo vai ficar manchado.

O Serifo Nhamadjo?
_Não, porque já o desafiou no partido e agora, qualquer que seja o desfecho, é Presidente de Transição, reforçou-se politicamente e na sub-região.

O Carlos Correia?
_Não, porque tem autoridade moral no PAIGC e foi por isso que baralhou o processo de congresso do partido que marcava vitória clara de Domingos Simões Pereira.

O PAIGC?
_Não, porque o Carlos Gomes nunca foi verdadeiramente do partido e ali se encontra a explicação porque é que nunca o Carlos Gomes controlou realmente o PAIGC, era só «fantochada». Se isso não for verdade, que me expliquem como perdeu uma eleição presidencial sendo Presidente do partido maioritário na Assembleia e Primeiro Ministro durante 4 anos? Outra informação: Angola nunca apoiou a pessoa de Carlos Gomes, mas o candidato do PAIGC!!!

O Braima Camará?
_Não, porque o Comité Central do PAIGC por várias razões, não só étnicas, é amplamente pró Braima Camará.

O Helder Vaz, agora na qualidade de candidato às eleições presidenciais?
_Não, porque Portugal sempre apoiou o Movimento Bafatá e Helder Vaz durante esses vários anos como Director Geral da CPLP reforçou os laços com o mundo politico e económico português, que sempre olharam o Bafatá como uma alternativa ao PAIGC.

O Paulo Gomes, agora candidato às eleições presidenciais?
_Claro que não, porque é um dos candidatos que sempre realçou o nome da Guiné e que tem lobbies mais fortes do que todos os outros candidatos, em Portugal, passando pela França, Angola, Estados Unidos e União Europeia. O Fórum Económico de Bissau, foi só a «ponta do iceberg». Só para recordar que mesmo o Conselheiro Económico de Barack Obama esteve em Bissau, sem contar outras personalidades. 

Afinal quem tem medo do regresso do Cadogo a não ser o próprio Cadogo, que tem muitas contas a prestar a familiares de vítimas e ao Tesouro Público guineense. A estadia do Carlos Gomes em Lisboa pode vir a tornar-se um caso delicado, com a abertura de um inquérito pela Policia Judiciária, por causa duma transferência de mais de 1 milhão de euros que cheira a branqueamento.

Sem comentários: