quarta-feira, 31 de julho de 2013

Um Obama relutante

Relutante em aceitar ter de comunicar aos americanos que o seu programa de saúde egocentrado, o «ObamaCare», se está a revelar um verdadeiro desastre financeiro; relutante em ter de anunciar aos americanos que estão perante o tempo das «vacas magras».

Contra uma mudança no estilo de vida dos americanos? O ideal para a sua carreira, seria que os Estados Unidos continuassem indefenidamente uma cadência de despesismo piramidal; até o mundo parece julgar estar dependente desse fluxo fictício de capital...

Os «últimos cartuxos» são reveladores do desespero do Federal Reserve Bank. Empenhar ouro para castigar os especuladores, em vésperas da revelação do «rabo escondido» que permitirá localizar o gato? Ninguém controla o FOREX nem as expectativas mundiais.

(pelo menos por muito tempo)

Continuar a jogo, sem nada na mão, sem mostrar produto de todo o dinheiro já injectado, parece puro bluff. Vai gastar o ouro todo, atingir os limites, jogar o próprio jogo da especulação, no qual já está queimado?

Como já tínhamos aqui avançado, agora sente a necessidade de fazer publicidade gratuita. Porque será?

2 comentários:

Unknown disse...

Questionar o "Obamacare", e os seus custos, é o mesmo que por em causa o SNS português, que na minha perspectiva, é na génese, um dos mais completos e racionais sistemas de saúde da Europa, e onde Obama veio beber muitos dos princípios do sistema que pretende implementar nos States, de modo a acabar com um sistema de saúde americano lucrativo, porque privilegia ricos mas descrimina e mata os mais necessitados!

7ze disse...

Caro Marcelo:

Não fui eu que questionei, mas o Congresso. E quem está a pagar não são apenas os americanos, mas o mundo inteiro, pois o dólar, com toda a emissão sem crescimento do produto, está claramente sobre-avaliado: com dólares que imprimem, os Estados Unidos fazem reservas estratégicas de matérias primas, que garantem não só a sua autonomia provisória em caso de crise, como garantem a própria moeda e um aparente controlo «macro» dos mercados especulativos. Uma verdadeira chulice; Kadafi revoltou-se contra isso e resolveram calá-lo de vez; DSK queria os DST como moeda mundial e foi oportunamente tramado...

A América não pode continuar a viver acima das suas possibilidades, facturando o seu bem estar ao mundo. A crise toca a todos.