sexta-feira, 1 de junho de 2012

Guiné na cimeira extraordinária da SADC em Luanda

José Eduardo dos Santos, frente a vários presidentes e cabeças coroadas, começou o seu discurso de abertura da cimeira extraordinária da SADC em Luanda, hoje dia 1 de Junho, lembrando a convocação de eleições em Angola; fez o elogio da democracia, para em seguida se referir à Guiné-Bissau, para condenar o golpe de estado.

«Não pode ser tolerado o ressurgimento dos golpes de Estado em África, pois eles constituem vias ilegais para a conquista do poder político que contrariam os princípios fundamentais e valores defendidos pela União Africana. Nós juntamos a nossa voz à de todos aqueles que já condenaram os golpes de Estado ocorridos no Mali e na Guiné-Bissau».

O pequeno sinal de abertura viria a seguir «saudamos os esforços sub-regionais em curso com vista à manutenção da paz, da estabilidade e do restabelecimento da ordem constitucional.» Sauda assim SUBTILMENTE a CEDEAO (magnífica obra de retórica do seu consultor de imagem brasileiro: num contexto «sub-regional» oculta a rivalidade geográfica CEDEAO/SADC; com a verdade me enganas), que dará cobertura à retirada da MISSANG: ao sapo que acabara de engolir chama-lhe «via do diálogo paciente e inclusivo e da negociação». Esperemos que sim, de boa fé e sem retrocessos desnecessários...

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2012/5/22/Discurso-Jose-Eduardo-dos-Santos-abertura-Cimeira-SADC-Luanda,66a91f02-a3b6-4dfd-ae45-5a7b6b9208bf.html

Compõem a SADC: África do Sul, Angola, Botswana, Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Sem comentários: