sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Apelo do Didinho

O Bom senso recomenda COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE a TODOS! Não se deve tentar enganar os próprios guineenses, nem tão pouco a Comunidade Internacional, os Parceiros, os Doadores e os Investidores, de que está tudo bem, até Março, altura da realização da Mesa Redonda de Doadores, e que depois disso, pode continuar a "luta interna" no país...

Não, a Guiné-Bissau dispensa essas "lutas internas"; os guineenses dispensam essas "lutas internas" e a Comunidade Internacional também dispensa essas "internas"!

Chega, meus irmãos!

Foi criado um Executivo de Consenso Parlamentar, designado de Governo Inclusivo, à margem do estabelecido na Constituição da República, tendo em conta os resultados eleitorais de uma maioria absoluta conseguida pelo PAIGC.

Temos três Órgãos de Soberania de âmbito político, se assim podemos dizer, dos quatro que sustentam o Poder do Estado, representados por dirigentes do PAIGC partido vencedor das eleições legislativas e partido que apoiou a candidatura do vencedor das eleições Presidenciais, ou seja: O Presidente da República é um alto dirigente do PAIGC bem como quem o substitui em primeira instância, concretamente, o Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Presidente da Assembleia Nacional Popular que, também é alto dirigente do PAIGC e segunda figura na hierarquia do Estado, depois do Presidente da República.

Um Primeiro-Ministro que é o Presidente do PAIGC ou seja o Partido vencedor das eleições legislativas e que apoiou o candidato e vencedor das eleições para Presidente da República.

Posto tudo isto, devemos questionar:

O que está a promover "lutas internas" entre as autoridades políticas; entre as instituições do poder político na Guiné-Bissau, quando nem sequer há oposição no Parlamento;

Quando nem sequer há interferência das Forças Armadas nos assuntos de ordem política do Estado;
 

Quando a Comunidade Internacional e os Parceiros de Desenvolvimento têm mostrado vontade e interesse em ajudar o país;

Quando os guineenses e os amigos da Guiné-Bissau começam a ganhar entusiasmo e confiança para, cada um à sua maneira, mas num "PROJECTO COMUM" de GUINENDADI, responderem às solicitações que as necessidades de toda a ordem dão a conhecer, naturalmente...

Quando ninguém vê razões para nenhuma "luta interna"... penso eu que, as autoridades guineenses devem rever os juramentos feitos aquando da tomada de posse, bem como, as promessas e os manifestos eleitorais apresentados aos eleitores guineenses.

Haja humildade suficiente, para que, todos se respeitem mutuamente e que a convivência institucional seja motivada pela razão de servir uma Pátria, um Povo e as populações, independentemente das suas origens e motivações, que escolheram o nosso país, para viver e trabalhar!

Não podemos continuar a desperdiçar oportunidades de desenvolvimento, quando não há conflito armado no país.
 

Não podemos continuar a incentivar conflitos institucionais, em nome de interesses pessoais.
 

Não devemos continuar a pensar que, os "outros" têm OBRIGAÇÕES connosco e, por isso, façamos o mal que fizermos, estarão eternamente disponíveis e prontos a satisfazer os nossos caprichos...

Façam o favor de se entenderem, conversando, na base do respeito, da tolerância e tendo em conta, o juramento de todos serem fiéis servidores do ESTADO e do POVO.

Positiva e construtivamente,


Didinho 23.01.2015

1 comentário:

Anónimo disse...

Didinho, estou inteiramente de Acordo consigo em todas as linhas!!! E só queria acrescentar´ou perguntar isto:
Quando temos Analfaburros a frente do estado (Presidência, Governo e Assembleia) todo muito chora! E agora que temos Doutorados(?) e Engenheiros(?) a frente (a comandarem os destinos do País e Estado) viveremos ou somos obrigados a viver a mesma situação? Será que estas pessoas são verdadeiros militantes do P.A.I.G.C ou são Infiltrados para conseguirem o poder a custa do P.A.I.G.C.? São verdadeiros patriotas? Onde está o Amor a P.A.I.G.C. e a Pátria? Não acham que estão a dar razão aos detractores do P.A.I.G.C. que pintam por todos os lados "O P.A.I.G.C é o partido que cria todos os conflitos na Guiné-Bissau"? Acham isto bonito?

Por outro Lado queria dizer isto:
1- A Guiné-Bissau pertence a todos, e ninguém pode(rá) querer fazê-la a sua QUINTA!
2- Cada MACACO no seu GALHO! Pois a Constituição assim o determina!
3- Não é legitimo nem salutar dar, neste Governo e nos próximos, oportunidade a pessoas que saquearam o País no Governo de Transição! Será que a mensagem do Povo nas eleições gerais passou despercebida? Isto não quer dizer que não se deve convidar, no Governo, elementos dos partidos da Oposição! Mas sim convidar pessoas honestas e responsáveis, sejam elas da Oposição ou não, que nunca pactuaram com a ilegalidade e a roubalheira que o País assistiu!Sei que alguns poderão dizer que a ideia é "recuperar os homens", como dizia Cabral! Mas há um ditado que diz o seguinte: "Quem mente uma vez, mente sempre! E quem rouba uma vez, rouba sempre!"...E alguns destes elementos mentiram e roubaram muitas vezes!!! Por isso, não merecem a confiança do Povo!Não podem ser nomeados nem pelo Presidente e nem pelo Primeiro-Ministro!
3-Os problemas pessoais ou dos Congressos, de apoiar ou não apoiar num determinado momento, não podem passar para a vida Politica, Social e Económica do País e do Povo!
4- Os problemas do Partido são do Partido são do Partido e os do Estado são do Estado! Devem ser tratados no forum próprio! Os problemas, sobretudo do e de Estado, não podem andar na rua sem SAIAS nem CALÇAS! Há elementos em ambos os lados (Presidência e Governo) que andam sempre a dar com o trombone na rua! São pessoas que não merecem ocupar o lugar que ocupam! Pois não sabem guardar segredo (de e do Estado)!
4- Não se pode prometer uma coisa nas eleições e fazer outra coisa totalmente diferente quando se chega ao poder!
5- Não se pode indigitar ou nomear só os conhecidos, primos, irmãos, parentes, bajuladores ou sobrinhos nos postos de Governação!
5- Não se pode criar Governos de Sombra quando há um governo eleito pelo povo!

Parem de brincar com as pessoas! Pois já estamos farto de brincadeiras de mau gosto!

Termino aqui para dizer obrigado pela oportunidade que me dão. Podia estar aqui a citar muita coisa...