domingo, 2 de novembro de 2014

Ensinamento para os actuais governantes guineenses

Se Blaise Compaoré pudesse deixar uma última recomendação aos seus colegas dirigentes, seria decerto: cuidado com a praça!

À velocidade a que hoje circula a informação, torna-se cada vez mais difícil para os líderes obterem uma obediência cega e acrítica a actos demagógicos e autocráticos, opondo-se ao sentimento popular generalizado.

Poderia recomendar-se a DSP que entre num táxi, ou vá até ao mercado de Bandim, que empregue um pouco do seu precioso tempo a trocar impressões com o povo anónimo. Rapidamente descobrirá que, na praça, há uma oposição generalizada à presença de tropas angolanas no país.

O senhor Primeiro-Ministro talvez esteja a atribuir demasiada importância a factores exógenos, o que tem ofuscado a percepção de uma forte vontade interna opondo-se à materialização desses nefastos desígnios. Quanto mais depressa se aperceber do erro, melhor.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh senhor Zé, só o senhor e alguns pseudo-bloguistas(bloquistas) estão a ver este filme!... Só querem incendiar! Deixem a Guiné e os Guineenses em Paz, por favor!!! Em que sondagem, credível, é que você se baseia para fazer esta afirmação?
Este governo só tem cento e poucos dias de trabalho...apesar do senhor e alguns confusionistas acharem que já tem 7 meses...
Vocês querem é os ladrões de volta? Porque não criticam aqueles que andaram dois anos a roubar, e de que maneira, o erário público a torto e direito?
Você tem andado todas as semanas a criticar este governo!!! Mesmo antes da tomada de Posse, você já estava a tentar arranjar formas dos militares ficarem revoltados contra este governo!
Você como antigo Combatente no Ultramar, sabe, e muito bem, que Angola é um milhão de vezes mais rico (riquezas naturais-tanto hídricos como minerais!) de que a Guiné-Bissau! A Angola é mais rica que a Nigéria que vocês defendem! Que interesse terá a Angola de explorar um país irmão como a Guiné-Bissau?
Para o seu conhecimento (eu sei que você sabe, mas fingi que não sabe), a Angola, na Guiné-Bissau, só quer pagar a Dívida que tem para com a Guiné-Bissau! Pois os nossos Gloriosos Combatentes da Liberdade da Pátria deram uma mão a Angola no momento em que quase ia perder (como era o vosso desejo) a sua independência perante uma África de Sul RACISTA! Foram os nossos combatentes e os internacionalistas Cubanos que travaram a marcha triunfal dos RACISTAS Sul-Africanos( apoiados por antigos militares portugueses) em direcção a Luanda!!!
Então é essa Dívida que a Angola quer pagar! Mas pelos vistos vocês ainda continuam com dores de cotovelos das derrotas sofridas pelos nossos antigos Combatentes, por isso não querem nada e nem ninguém que nos possa ajudar a sairmos deste marasmo em que nos encontramos!
A transição andou dois anos a destruir, e vocês (mudos na altura) querem tudo resolvido em 4 meses?...Tenham paciência por amor de Deus!!!

Publique por favor!

7ze disse...

Sou o único a ver esse filme? Parece-me antes que é difícil não ver o «filme», como naquele filme, o Laranja Mecânica, em que colocavam molas nos olhos dos coitados para serem obrigados a ver as atrocidades de um outro filme.

E em que sondagem credível se baseia, por sua vez, para refutar as minhas afirmações? Eu apenas sugeri esse inquérito. Se está assim tão curioso, tem bom remédio: porque não agarra num papelinho, vai para o terreno e faz o trabalho? Volte cá então, depois, que terei todo o gosto em publicar-lhe os resultados, na página principal, até o poderei ilustrar com uns gráficos bonitos do Excel.

Parece-me que leu mal o meu último artigo. Eu apenas assinalei um erro formal, a referência dos quatro meses associada à realização de eleições (13 de Abril). Aliás, até admito que se possa ter tratado de uma distracção, ao assinalar que se referia eventualmente à tomada de posse, ou mesmo um erro da responsabilidade do jornalista.

Eu não sou um ex-combatente do Ultramar (embora não me envergonhe dessa geração do meu país, que lutou por patriotismo). A minha ligação com a Guiné resulta de ser filho de um ex-cooperante e de ter feito a primária em Bissau, no período pós-independência.

Eu não tento arranjar forma de revoltar os militares. Essa acusação aplica-se com mais propriedade a Domingos Simões Pereira. Como, pelos vistos, acompanha o blog com regularidade, deverá conhecer a minha posição: considero acto de traição esta conspiração para a invasão do país por forças estrangeiras. O que eu digo neste artigo é precisamente que os militares nem precisam de se revoltar, desta vez. Se isso vier a acontecer, será a própria população a revoltar-se. Incluindo todos os verdadeiros patriotas, mesmo aqueles que pertencem ao PAIGC.

Quanto à boa vontade de Angola, gostaria de acreditar. Mas para isso não são precisos soldados, são precisos engenheiros, médicos, professores... É preciso dinheiro. É preciso boa vontade. É preciso respeito pelo próximo.

Eu não tenho nenhuma «dor de cotovelo» pelas derrotas sofridas pelo exército português na Guiné-Bissau. Já dei muitas provas disso neste blog. Eu, tal como, por exemplo, Salgueiro Maia, que combateu na Guiné, respeito e admiro a valorosa luta do povo guineense pela independência, o papel de relevo desempenhado por essa luta no 25 de Abril e desejo o melhor para a Guiné-Bissau.

Só a minha extrema paciência permitiu que esta mensagem fosse publicada, pois já foi avisado, noutra ocasião, que aqui não se fazem favores nem publicações a pedido.

Anónimo disse...

Agradeço a sua paciência...
Quanto a Angola você não me respondeu tudo... Para mim "..gostaria de acreditar" é vago. Ou concorda ou não concorda com aquilo (superioridade em riquezas..) que afirmei! mas se tem dúvidas, pode fazer a pesquisa necessária.
Acredite que Angola teve boa Vontade. Para além dos Soldados para Persuadir Prevaricadores, trouxe dinheiro que alimentou e pagou durante o tempo que estiveram na Guiné-Bissau as forças armadas (e forças de segurança), remodelou alguns quartéis, começou a remodelar o Ministério do Interior e começou a construir, de raiz, um Edificio para a Brigada de Trânsito no bairro de Ajuda. Estas obras só começaram porque os inimigos da Guiné-Bissau não deixaram concluir!
Portanto num ano, a Angola fez (e podia ter feito mais, se deixassem...) aquilo que muitos países não fizeram! Quantas vezes e quantos é que os Governantes Guineenses andaram pelo Mundo fora a procura de apoios para a Reforma das Forças de Defesa e Segurança?...
Não vale pena tentar criar fantasmas onde elas não existem!

Obrigado.

7ze disse...

Está a perder os argumentos.

Percebe-se perfeitamente o que eu quis dizer. Gostaria de acreditar na boa fé de Angola, volto a repetir, e para isso não são precisos soldados.

Quanto mais «Soldados para Persuadir Prevaricadores»! Ora acaba de se desmascarar. Não vou perder tempo a responder a profissionais da contra-informação.

Eu não acredito em fantasmas, mas que eles andam por aí, andam!