segunda-feira, 29 de abril de 2013

Futuro dirigente

O último nexo que fiz para um blog, aqui no painel de ligações do lado direito, foi para o Progresso Nacional, um colectivo de jovens cheios de boa vontade, que estão a preparar-se para revolucionar a informação sobre a Guiné na internet. Prometem notícias on-line e in-loco, para além de seriedade e honestidade, e embora tenham começado há pouco mais de três meses, o seu entusiasmo parece estar a recolher a adesão de muita gente.

Apenas para propagar (não esquecendo a fonte, claro) um dos contributos para um desafio que lançaram «Futuro - Dirigentes», do Neivaldo Lima, com o qual concordo plenamente.

«Boa noite a todos,


Na minha humilde opinião, e tendo em conta o estado em que o pais se encontra, fruto da não governança, da incompetência ou da má fé dos sucessivos dirigentes e políticos que temos tido desde a independência aos nossos dias, é de que umas das soluções para estancar a hemorragia interna, seria que o pais fosse dirigido por um grupo de tecnocratas sem filiação partidária, por um certo período (...).

Pessoas com provas dadas a nível internacional, pessoas que não têm telhado de vidro e que por isso não hesitarão em atirar pedras ao vizinho se necessário, sem medo de represálias, pessoas cujo o único compromisso seja para com o povo da GB e cuja missão seria a de reformar e organizar o Estado da Guiné-Bissau.» .

Nesse sentido, também eu sonhei com um elenco de luxo, utilizando apenas candidatos já nomeados no PN, no âmbito deste «exercício de cidadania»:

PR - Daba Na Walna
PM - Carmelita Pires
CEMFA - Melcíades Fernandes

Tomei a liberdade de acrescentar alguns ministros

Didinho - Negócios Estrangeiros
Silvestre Alves - Justiça
Filomeno Pina - Saúde
Filipe Sanhá - Educação

Concordo com vantagem da proposta de Miloca Sambu, seria um grande trunfo no âmbito internacional, capaz mesmo de gerar uma onda de simpatia, pela «Mulher sem Medo» que ousou desafiar os traficantes de droga como Ministra da Justiça, evidenciando assim a firme intenção de o país lavar não só as mãos, mas também a cara.

PS Acrescento que este artigo é apenas um exercício de imaginação quase «privada», portanto os nomes propostos são-no sem autorização dos(a) nomeados(a), visando demonstrar como não é difícil encontrar, fora do círculo dos grandes partidos de clientela fixa, quadros à altura de um grande desafio como aquele que se impõe actualmente à Guiné. Por muito absurda que possa parecer a minha proposta, é o meu contributo, com os desejos, do fundo do coração, que o futuro prove que afinal, todos estes padecimentos da Guiné não foram em vão. Julgo mesmo que a Guiné se encontra perante uma oportunidade histórica sem precedentes para renascer das cinzas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Didinho - Negócios Estrangeiros, Filomeno Pina – Saúde, Filipe Sanhá – Educação… mas que banalização de cargo público! Só porque aparecem por aí a debitar lixos electrónico?
Daba Nawalna é um criminoso que terá que ser julgado pelos crimes de: golpe de estado, invasão à propriedade alheia (refiro-me a residência do cidadão C.G.J.), assassinatos cometidos pelo comando militar, prisões arbitrárias, espancamentos de Iancuba Injai, Silvestre Alves e etc. Não se esqueçam disso, meus caros.

7ze disse...

1) banalização do cargo público? estou a ver que para além de vaidoso, é candidato

2) os citados não produzem lixo electrónico, dão o seu contributo, produzem grandes reflexões, que me agradam especialmente

3) foi o cidadão CGJ que vandalizou a Guiné

4) Daba é um herói e não um criminoso, a ele se deve a contenção e a actual paz na Guiné

Qualquer comentário posterior do mesmo estilo será classificado «Lixo electrónico» e pura e simplesmente apagado, a menos que dê o nome e email verificável ou argumente algo de válido (mesmo que contra a «linha» editorial do presente blog)

Anónimo disse...

Vejo que não é capaz sequer de reconhecer as suas contradições.
Fala de gente limpa, sem telhado de vidro, e tal e tal…
Já lhe passou pela cabeça como é que o Dr. Silvestre Alves encararia o Daba como parceiro nesse pressuposto novo dirigismo?
Um elemento do comando militar que ordenou o seu espancamento e só não lhe tiraram a vida porque enfim?
Herói o Daba? Só por má-fé se pode considerar alguém de herói perante todas as atrocidades cometidas pelo grupo de rebelião que integra.
Que paz se deve ao Daba? De que paz fala? Fique sabendo que Daba não passa de um insurgente à semelhança do Zamora após o 7 de Junho. Superior ao Daba as FAG têm homens com mais formação militar, técnico, académico e de competência reconhecida tais como, além dos já citados ainda se pode destacar o Afonso Té e etc.
PS. Na falta de argumentos imperou sempre a censura (tesourinha). Já nos habituamos a isso cientes no entanto de que a mensagem chega ao destinatário. E para terminar sugerimos a V.Exas. que se dedique a literatura política Portuguesa porque os Guineenses já são adultos e sabem tomar conta das suas makas.
Fique bem.

7ze disse...

Engraçado. Comentei pessoalmente (quero dizer fisicamente e não pela internet) com o Silvestre Alves a possibilidade de «emergência» de Daba. Perguntei-lhe se achava que este estava de alguma forma envolvido no seu espancamento, ao que o Silvestre me respondeu que estava convencido de que não.

Acabo apontando que maka não pertence ao dicionário guineense: para o patriota que diz ser, querendo «expulsar-me» da Guiné, não deveria utilizar estrangeirismos.

7ze disse...

Eu ainda não censurei nada, mas vou começar a fazê-lo, embora me custe. Usem-se argumentos e não ataques pessoais contra a minha pessoa (ou o objecto dos meus amores, como a Guiné, por exemplo). Eu dou opiniões sobre o que me apetece, sem ataques pessoais.