terça-feira, 17 de setembro de 2013

Umaru entrevista Daba

Daba na Walna concedeu ao GBissau.com uma entrevista exclusiva, que pode ser ouvida na GumbeRadio. Será uma entrevista política? Não, apenas legítima defesa, pois as Forças Armadas foram acusadas de instrumento de «tirania e delinquência».

Tudo está desorganizado na Guiné-Bissau. Estranho é que queiram fazer das Forças Armadas, último reduto da soberania, o bode expiatório para todos os males do país.

Os políticos não têm qualquer visão política (para além do seu interesse pessoal). Quando os políticos andam a brincar, «os militares acabam por assumir o poder.»

«Infelizmente (ou felizmente [para alguns]) não é [ainda] o caso na Guiné-Bissau.»

Mas «o sistema está mal! e deve ser reconstruído.»

Talvez esteja na altura de acabar com a DELINQUÊNCIA dos políticos no passado; e já que querem imputar às Forças Armadas a fama de TIRANIA, retire-se-lhe o proveito, em benefício do futuro da Guiné-Bissau (se o dão por facto consumado, esgotam o potencial de condenação e não poderão mais condenar, quando e se de facto estas ditarem uma nova ordem).

19 comentários:

Anónimo disse...

Sr Daba N Walna, como licenciado que é, de Direito, por favor reveja as suas afirmações, posições e ambições!
"Tudo está desorganizado na Guiné-Bissau. Estranho é que queiram fazer das Forças Armadas, último reduto da soberania, o bode expiatório para todos os males do país."-disse Daba Na Walna. pergunto eu:
Quem, desde a independência, assassina, tortura, mata a catanada, faz golpes na Guiné-Bissau? Não há nenhuma organização que resista a tantos golpes e violações de Direitos Humanos!
"Os políticos não têm qualquer visão política (para além do seu interesse pessoal). Quando os políticos andam a brincar, «os militares acabam por assumir o poder.»"...afirma D.N.W.
Quem abriga, suporta e defende o interesse desses políticos? Vocês é que têm a visão politica? Com que legitimidade querem assumir o poder? Foram eleitos pelo Povo?
"Mas «o sistema está mal! e deve ser reconstruído.»" anunciou D.N.W.
Até certo ponto concordo. Mas o mal do sistema não está só nos politicos... Está nos militares que apoiam os sistemas que lhes favorecem!
Numa passagem da sua entrevista com Umaro Djau...O Sr disse que "A maioria dos deputados são analfabetos, só vão a assembleia dormir e receber o dinheiro do estado!"...Pois é... Mas, e nas Forças Armadas? Toda a gente sabe ler? Toda a gente sabe falar o crioulo(não o Português), pelo menos? O seu chefe(A.I.)e mais alguns dos seus lacaios são Doutores em quê? A matar e a roubar o dinheiro do estado(disse-o A.I.)? Pelo menos, estes deputados(não defendo deputados analfabetos), apesar de nada fazerem, não matam e nem(se gabam de roubar) roubam o dinheiro do estado!!!
Por último o Sr D.N.W. disse que o Comandante Pedro Pires não sabe daquilo que fala... Pois é... Mas eu peço-lhe o seguinte:
1-Respeite o Homem.
2-Respeite uma pessoa que pode ser seu pai(e os Guineenses têm essa tradição de respeito aos mais velhos).
3-Respeite um Combatente da Liberdade da Pátria que deu a sua juventude(antes de o Sr nascer!) por uma causa nobre que é a Liberdade dos dois Povos!
4-Antes de criticar só para criticar, saiba em que contexto ele produziu aquelas informações ou afirmações! Porque qualquer pessoa, para incendiar os ânimos, pode pegar num excerto(de discurso ou entrevista ou livro) molda-lo da forma como ele(a) pretende! O Sr como alguém licenciado em direito ou "alfabetizado" não pode disparar em todas as direcções e de qualquer maneira!!! O Sr nem se deu o luxo de se perguntar, "fogo!-porque é que o Comandante Pedro Pires afirmou aquilo, se a bem pouco tempo, ele aconselhou o Governo de Cabo Verde (no caso da senhora deportada) a rever a sua maneira de se relacionar com as autoridades da Guiné-Bissau, e até quis mediar o nosso conflito? Acho que um licenciado a Direito não pode e nem deve actuar como um simples cidadão! E ponha uma coisa na cabeça, O Sr é uma gota de água num oceano de Quadros Guineenses! Que fique bem claro!

Anónimo disse...

Excelente abordagem caro anónimo. A minha questão é: que raio de “ licenciado em direito” é esse que ao invés de usar o intelecto pega na arma e viola a constituição da república? Pergunto mais, e quiçá o dono deste pasquim saberá responder: que academia militar frequentou esse homem? Qual o seu curriculum académico militar? Como pode um indivíduo com a idade que tem esse Daba chegar ao posto de Brigadeiro-general sem passar pelos trâmites legais da lei militar? Ou não será que na Guiné os postos de chefias militar provêm da participação em golpes de estado, uma clara violação de todas as normas que regulamentam a vida militar que deveria ser exemplo de cidadania e altruísmo?
Quantos quadros militares de carreira são agora subordinados desse senhor que apareceu oportunisticamente no crime de 12 de Abril, para chegar ao posto de Brigadeiro-general?
E isso é justo?

7ze disse...

Lembro que Daba já era porta-voz do Estado Maior bem antes do contra-golpe de 12 de Abril de 2012.

E, se alguém mereceu a promoção, foi Daba, que deu a voz, com o tom e o timbre adequados, ao Comando Militar.

Para além do mérito, o que irrita mais os autores destes ataques pessoais, é o facto de este ser o delfim natural.

Quem quiser pedir currículos a pessoas bem identificadas, deverá sempre apresentar a identidade e currículo.

Já a Liga adoptou um tom desadequado e provocador, para se dirigir a uma alta patente das Forças Armadas nacionais.

Que papel julgam que desempenham com este tipo de tomada de posição? De actores políticos? Hipocrisia não falta.

Anónimo disse...

“Quem quiser pedir currículos a pessoas bem identificadas, deverá sempre apresentar a identidade e currículo.”
Que disparate! Quem ocupa cargo público (para não dizer ‘usurpa’) é quem tem que apresentar o seu currículo e não um simples cidadão. Para o seu conhecimento Daba nunca pós os pés numa academia militar qualquer deste planeta.
As promoções nas FA Guineenses são feitas às custas da desordem institucional. E é isso que o ignaro 7ze defende.

Anónimo disse...

Ó senhor 7ze, eu acho que você está ou criou este blog só para se divertir ou gozar com a paciência e ou intelecto das pessoas... Quero fazer o Sr entender que eu, apesar de ser quase da mesma idade do DABA NA WALNA, sou das pessoas que gosta dele como pessoa e não no papel que ele está (por força maior e ou benefícios) a desempenhar. Em relação as suas afirmações vou respondê-las...
"Lembro que Daba já era porta-voz do Estado Maior bem antes do contra-golpe de 12 de Abril de 2012."-afirma 7zé. Sr 7zé, há milhares de Guineenses que podem ocupar aquele posto de Porta-Voz com brilho! E não o ocuparam porquê?... Um dia se saberá...
"E, se alguém mereceu a promoção, foi Daba, que deu a voz, com o tom e o timbre adequados, ao Comando Militar."-disse 7zé.
Conforme expliquei em cima, qualquer pessoa, como "Advogado"(forçado ou não) do Comando Militar, faria a mesma coisa! E para o seu conhecimento, durante a Guerra Civil(7 de Junho- 98/99), o DABA NA WALNA era jornalista de uma privada da Guiné-Bissau! Como é que ele, que não era nada (na tropa) até aquela altura, consegue subir (e de que maneira!) até ao posto de Brigadeiro General, e pessoas (Colegas meus ) que entraram nas fileiras das forças armadas em 1986 continuam Major? Já viu a lógica?
"Para além do mérito, o que irrita mais os autores destes ataques pessoais, é o facto de este ser o delfim natural."...desabafa 7zé.
Com aquilo que acabei de explicar em cima, onde está o mérito do teu CLIENTE? Que ataques pessoais foram feitos nos comentários? Quem tem interesse em ataca-lo? Simplesmente falamos da verdade! Não estou aqui para fazer o Sr mudar de posição ou de ideias... Porque, pelos vistos, você está aqui para meter mais gasolina no fogo que já está a arder! Em relação a Currículos, não os comento...porque não estou interessado em trabalhar no seu Blog! Em relação a liga, faça o favor de ler o comunicado da Liga em resposta às declarações do D.N.W.! Por fim, digo-lhe que não me identifico para não levar Catanadas dos seus amigos!!!
Continue a trabalhar para eles, pode ser que um dia passará a ser o primeiro TUGA GENERAL DE 4 ESTRELAS DAS F.A. da Guiné-Bissau!!! Mas duvido...Porque o A.I. disse que odeia os Brancos!!!...Mas quer o dinheiro(dizem para as eleições) dos Brancos...para poder desviar(se não roubar) como é habito dele!


Anónimo disse...

Daba era jornalista de uma rádio privada...queria dizer eu.

7ze disse...

Ok. Eu também gosto do Daba e do seu estilo.

Não concordo quando diz que milhares de guineenses poderiam fazer aquele papel. Com aquela «pinta», só me estou a lembrar de outro porta-voz, esse da antiga Junta Militar, que era o Melcíades Fernandes, que «incendiava» as rádios com discursos inflamados e muito eficazes.

Os ingleses ficaram a dever a sua vitória na Segunda Grande Guerra ao mérito de Churchill na rádio... com os seus famosos discursos galvanizadores.

Quanto à sugestão de que Daba está de certa forma «refém» da situação, não concordo. Talvez não tenha concordado a 100% com tudo o que o Comando foi decidindo, mas ninguém faz o discurso que ele fez para a RTP, logo a seguir ao 12 de Abril, em que demonstrava uma clara irritação «pessoal», se não estivesse convicto da justeza da causa.

Se realmente o caro anónimo é amigo pessoal de Daba, não desespere. Daba tem muitas outras qualidades, para além da boa dicção. Está bem posicionado para suceder ao actual CEMFA, é o ideal para uma solução de continuidade, oferecendo todas as garantias de consolidação das chefias das Forças Armadas e normalização da relação destas com a realidade política e social guineense.

Obrigado pelo contributo, pela moderação e boa educação demonstradas

Anónimo disse...

Sr 7zé, se digo que há milhares de Guineenses que podem desempenhar o papel de Dabana, é porque estou falar com conhecimento. Se digo Guineenses, não me refiro só aos que vivem na Guiné! Há muita gente(Quadros) a viver na Diáspora por causa da falta de estabilidade que o país enfrenta a decadas. E mesmo nas forças armadas há gente capaz! Antes do Dabana, já outras pessoas(Arsenio Baldé, Zamora Induta,Melcíades Fernandes,etc.) fizeram, e bem, o mesmo papel! Até o Fadul(que não era militar)!

"Os ingleses ficaram a dever a sua vitória na Segunda Grande Guerra ao mérito de Churchill na rádio... com os seus famosos discursos galvanizadores"...disse 7zé. Eu sei e já li esta história, mas o seu AMIGÃO nunca galvanizou ninguém na guerra (98/99)! Quem galvanizou na rádio a JUNTA, e destroçou a tropa GOVERNAMENTAL e o NINO VIEIRA,foram o NUNO GRILO e a POMBA BRANCA(Djabu Sané)!!! Dabana não era para lá chamado a frente daquelas pessoas! Dabana só começou a dar nas vistas na(s) véspera(s) do 12 de Abril de 2012! Portanto, Dabana não galvanizou ninguém naquela guerra!

"Quanto à sugestão de que Daba está de certa forma «refém» da situação, não concordo. Talvez não tenha concordado a 100% com tudo o que o Comando foi decidindo, mas ninguém faz o discurso que ele fez para a RTP, logo a seguir ao 12 de Abril, em que demonstrava uma clara irritação «pessoal», se não estivesse convicto da justeza da causa"...afirma 7zé. Pergunto eu ao Sr. 7zé, quantas vezes é que não se vê os advogados "irritados" a defenderem os seus CLIENTES, sejam eles criminosos ou não(culpados ou não)? Quantas vezes é que você não viu, nas televisões ou não, os Ladrões, ao serem surpreendidos ou apanhados em flagrante delito, defenderem-se (até assassinarem proprietários,se for preciso), por coisas alheias? Será que tudo o que os advogados defendem nos tribunais são causas justas? Pense bem Sr. 7zé!

Sr. 7zé não sou amigo pessoal do Dabana, mas sei que ele tem qualidades para além de ser um bom falante(Orador). Aquilo que noto no Sr. é que admira a maneira de falar do Dabana... Mas nas forças armadas ainda há quadros superiores, com cursos (Engenharia,Pilotagem,Gestão,etc.) bem mais difíceis que o curso (Direito) de Dabana, com 20 e tal anos de carreira, bem falantes de(o) Português! Portanto, não é justo ele ser promovido a frente daquelas pessoas...

"...oferecendo todas as garantias de consolidação das chefias das Forças Armadas e normalização da relação destas com a realidade política e social guineense"...disse o 7zé. Aqui respondo com a seguinte expressão: Diga-me com quem andas, que te direi quem és!
Por outras palavras, na Guiné diz-se o seguinte: SI BU DJUNTA KU PURCU FAREL KU TA CUMÉ. Quero com isto dizer que o Dabana está contaminado!

Dizem os brasileiros..."Diga-me o que você posta e eu te direi quem és!"...Pois é...Sr 7zé.

"Obrigado pelo contributo, pela moderação e boa educação demonstradas"... Obrigado eu Sr. 7zé por me dar esta oportunidade de expor as minhas modestas opiniões neste seu e nosso blog. Eu fui nado e criado na base de respeito pelos próximos e não só. Por outro lado, temos que respeitar as outras pessoas se quisermos ser respeitados. "O MEU DIREITO COMEÇA JUSTAMENTE ONDE TAMBÉM COMEÇA O SEU"...entendeu? Até breve!




7ze disse...

Caro anónimo

Quando falei de galvanizar, no contexto 1998/99, referia-me (e parece-me claro, por favor releia) ao Manel Mina com a «sua» Pomba Branca (o Nuno Grilo que me desculpe a omissão, sim, ele que bateu, com a sua voz gutural, o Baciro Dabó ao microfone da Bombolom rebaptizada Rádio Voz da Junta Militar).

Quanto ao comer com os porcos... À falta de melhor alimento, ou de poder comer na mesa do Rei... Muitas vezes, trata-se apenas de uma questão de retórica: hoje está na moda o «100% fibra» ao pequeno almoço, que não é mais que uma forma de impingir o farelo com o trigo. Às vezes não há alternativas, e «do mal, o menos».

Mas já agora, que parece uma pessoa bem informada: que alternativa teria sido, para si, a mais adequada, face à situação política que deu origem ao 12 de Abril do ano passado? Sobretudo após o «caldo entornado», a passagem de Chicote por Bissau e o assassinato do Samba? Entregar o país aos «cuidados» de Angola?

Anónimo disse...

Sr 7zé, apesar de não responder as questões que lhe coloquei, eu tenho a minha opinião que é semelhante ao do representante da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos Horta. Por favor pesquise e leia (ou ouça) um dos últimos discursos do Ramos Horta nas comemorações do dia da PAZ, na praça dos Heróis Nacionais em Bissau.
Mas para lhe facilitar a vida vou postar aqui alguns links:
http://www.rtp.pt/play/p1237/e129264/reporter-africa-1-edicao

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=682168&tm=7&layout=121&visual=49

http://ditaduradoconsenso.blogspot.pt/2013/09/ramos-horta-apela-uma-mudanca-de.html

Saudações!

7ze disse...

Obrigado pela informação. Eu costumo acompanhar o Ditadura do Consenso.

É compreensível que Ramos-Horta fique desiludido de ver os seus esforços um pouco comprometidos, por

1) declarações intempestivas do CEMFA
2) atitudes percepcionadas como persecutórias (sobretudo por darem origem a uma amplificação mediática externa) relativamente a um jornalista

O crioulo não é propriamente uma língua erudita ou diplomática, mas essencialmente comunicativa, enfática e teatral, nisso reside a sua força e beleza. As traduções literais que foram feitas, são redutoras do contexto afectivo e, logo, desadequadas. Em italiano há um ditado que diz: tradutore / traditore. Tradutor / Traidor.

De qualquer forma, os jornalistas deverão ter algum tento na língua, compreender que estão perante um momento especial, de transição. Claramente, a linguagem de certos blogs não é apropriada para a Rádio. «Uma coisa é liberdade de imprensa, outra é a libertinagem de imprensa», apenas para citar um elemento do Governo de Transição, num caso parecido. Sinceramente, se agora me apetecesse começar a tecer considerações indignas sobre altas patentes do Exército português, em directo num órgão de comunicação social, não acho que continuasse impune por muito tempo. E o mesmo se passaria em França, Inglaterra, ou nos Estados Unidos. Muita sorte têm os guineenses com a tropa que têm, como disse Daba! Alguns dizem que a tropa, desde o 12 de Abril, prende arbitrariamente, que tortura, que espanca, que rapta, que mata, quem se lhe opõe; mas o que se passou foram algumas horas de interrogatório institucional... O que, convenhamos, comparado com a violência que marcou o mandato anterior, é uma pálida amostra.

7ze disse...

Anoto que, embora me acuse de não responder às suas perguntas (tal como, por exemplo, acabo de fazer), por outro lado, não responde às minhas.

Para o caso de não ter reparado, retribui a sua atenção e, numa base de reciprocidade, fiz-lhe também uma pergunta.

Anónimo disse...

Mais uma vez Sr 7zé, vejo que o senhor quer é comparar o incomparável!
"Sinceramente, se agora me apetecesse começar a tecer considerações indignas sobre altas patentes do Exército português, em directo num órgão de comunicação social, não acho que continuasse impune por muito tempo. E o mesmo se passaria em França, Inglaterra, ou nos Estados Unidos. Muita sorte têm os guineenses com a tropa que têm, como disse Daba! Alguns dizem que a tropa, desde o 12 de Abril, prende arbitrariamente, que tortura, que espanca, que rapta, que mata, quem se lhe opõe; mas o que se passou foram algumas horas de interrogatório institucional... O que, convenhamos, comparado com a violência que marcou o mandato anterior, é uma pálida amostra"...afirma o 7zé. Você acha que os exércitos dos países que citou terão, algum dia, neste sec.XXI, o comportamento que as forças armadas da Guiné-Bissau têm tido? Algum dia as forças armadas desses países irá bater nos policias(em serviço)? Algum dia um CEMFA desses países prenderá um primeiro ministro eleito democraticamente? Ameaçando-o, publicamente de morte, se os seus simpatizantes não pararem de se manifestarem o seu descontentamento nas ruas? O Que será desse CEMFA naqueles países citados pelo senhor?
Caro 7zé, mais uma vez, não compare coisas diferentes. E voltando a mesma questão...Já assisti, em Portugal, a verdadeiros "linchamentos"(com razão ou sem) públicos a figuras públicas e de estado(nas televisões, rádios,jornais, blogs,etc)... Casos de Licenciatura de Sócrates e de Miguel Relvas... Casos dos Submarinos (Paulo Portas- Ministro da Defesa!)...e muitos outros casos! E você tem coragem de me dizer que em Portugal ninguém tem coragem de dizer mal das chefias militares? Só se não praticarem um acto que possa levar as pessoas a criticarem as suas atitudes! Se fosse como você disse, então mal andava a democracia nesses países, sr 7zé!!!
Sr 7zé, os seus argumentos só cabem na cabeça de quem não conhece a realidade europeia ou americana! Na Europa como na América já vi, na televisão, figuras públicas e de estado(militares ou não), a serem julgados(com razão ou não)!... Em Portugal, não foram julgados alguns GANGS de MILITARES De GNR e Policias? Algum dia isso aconteceu na Guiné? O Berlusconi, o Jacques Chirac, Sarkosy e a familia Mitterrand não foram a justiça? Caso Watergate nos EUA?

Portanto,peço desculpas, fale ou afirme aqueles disparates para alguém que não tem o mínimo de cultura geral...que não sabe ou não tem informações do que se passa neste Mundo Global!

PS: Não sou a favor nem contra Cadogo, e nem de ninguém! Limito-me a ser imparcial.

Anónimo disse...

Sr 7zé, aqui tem mais um artigo(http://www.gbissau.com/?p=7540) para o senhor ler.

7ze disse...

Não vale a pena mandar links, como tem feito, para qualquer dos blogues listados à direita, porque mal dou por uma actualização, vou imediatamente ver (aliás, para isso serve esse formato de lista com as últimas actualizações); poderá citá-los, quando pretender apresentar alguma ideia própria, mas não pretenda ensinar a missa ao padre cura.

Continuo a anotar, que mal grado a sua propensão para a escrita, não respondeu à minha pergunta. Pega num pequeno excerto do que disse, faz uma grande dissertação tentando contrariar só por contrariar... assim arrisca-se a tornar-se desinteressante.

Não foram «linchamentos» esses a que se refere, pois os «linchados» andam por aí vivinhos da Silva, sempre prontos a prejudicar o povo português; lá haveremos de chegar, seja por linchamento ou por fuzilamento... Seria moralizante, depois de todas as porcarias que fizeram ao longo dos últimos quase 40 anos. A democracia portuguesa, que oferece para exemplo, está podre; e se os militares ainda não seguiram o exemplo guineense, isso deve-se apenas ao enquadramento europeu...

Citou muitos políticos mas nenhum deles é militar. Continuo a achar que é tal e qual como eu digo: não se devem ofender, nos órgãos de comunicação de massa, altas patentes militares no activo, senão, qualquer que seja o país, será rapidamente agarrado.

Pois eu sou parcial e completamente contra Cadogo. É hipocrisia afirmar que não se é a favor nem contra, pois esse foi o cerne do problema que a Guiné atravessa. Se me dissesse que não era contra nem a favor de António Injai, poderia perceber...

Anónimo disse...

Oh Sr 7zé, pego nos excertos para contextualizar as pessoas que podem vir a ler o meu comentário, sem precisarem de ler(se assim o entenderem) todos os comentários feitos por nós dois... E aquilo que faço não é contrariar só para contrariar, é fazer ver o senhor que aquilo que você disse não corresponde a realidade. O senhor disse que todas as pessoas que citei são civis e não militares...É verdade, mas Otelo Saraiva de Carvalho era militar ou não? Foi ou não foi julgado em Portugal? E ele não foi um dos principais, se não o principal, executor(mentor) do 25 de Abril? E até hoje não há pessoas que se metem na vida privada(poligamia) dele? Portanto, sejamos sinceros, os militares, na Europa ou em todos os sítios onde há uma verdadeira democracia, não têm o comportamento dos militares Guineenses! Não batem nos agentes de autoridade(ou civis) como eles,não assassinam políticos ou cidadãos simples por motivos políticos ou não, nem ameaçam as populações por se manifestarem pró ou contra qualquer Governo ou individuo! Tenho a plena certeza de que qualquer militar europeu ou americano(EUA ou Canada) que tiver os comportamentos que citei, será insultado e injuriado perante todo o mundo,seja ele GENERAL de VINTE ESTRELAS ou SOLDADO RASO!

A minha imparcialidade não é hipocrisia. Hipocrisia é ser ou estar a favor de alguém (por motivos obscuros), fechando os olhos a todos os males que essa pessoa possa cometer, e não ter a coragem de dizer que isto está mal e não deve ser feito, como é o seu caso! Eu sou imparcial porque amo a Guiné e não a trocarei por amizades bacocas, assentes no prejuízo do Povo Guineense!!! Por isso prefiro ser um "Juiz" no verdadeiro sentido da palavra de que andar por aí a engraxar sapatos a alguém em prejuízo do meu Povo e do país!

Eu sei que o Cadogo fez as suas asneiras, mas não é com golpes é que se resolvem os problemas! Porque cada golpe é um atraso de entre 5 a 10 anos do país... Se os golpes fossem sinónimos de desenvolvimento, então a Guiné-Bissau estaria na linha de frente dos países desenvolvidos! Por outro lado, aqueles que andam a imputar todas as desgraças do país ao Cadogo não são inocentes de todo!!!

Em jeito de conclusão, eu sou contra os golpes ou contra-golpes, a favor da paz, estabilidade e desenvolvimento do meu país!!! E uma maioria(por interesses pessoais ou obscuros) não pode ser refém de uma minoria!!! É só!

7ze disse...

Embora discorde (porque se o Cadogo tivesse ganho as eleições, seria depois muito mais difícil executar a mesma coisa), compreendo e respeito a sua posição.

No entanto, a sua escolha do Otelo e a sua versão do 25 de Abril são infelizes.

A participação do Otelo no 25 de Abril, no «Comando» da Pontinha, poderia até ter sido perniciosa para o objectivo. Convencido da sua «importância estratégica», o Óscar (era o nome de código muito pessoal de Otelo Saraiva de CARvalho na operação), tentou manipular (apressar) o Salgueiro Maia com informações falsas... bastará ouvir as gravações para perceber que a história do heli-canhão que supostamente «ía a caminho» do Carmo foi pura invenção do momento.

Não, o Otelo não ganhou o Óscar para melhor militar. Apenas o de melhor figurante. Mas o culpado, foi com certeza o pai, ao dar-lhe um nome com origem numa peça de Shakespeare! E foi processado por incompetência (mantinha cadernos pessoais) na profissão (terrorista)...

7ze disse...

Ah, e o Otelo assume a sua poligamia, sem ver nisso qualquer problema (o que lhe fica bem). Tem muito amor para dar e bastante capacidade para representar.

Anónimo disse...

Sr 7zé,

Isto (http://www.didinho.org/pedro_pires_o_antigo_combatente.htm) é para si e para os seus amigos!!!

Tenham uma boa leitura!!!