domingo, 18 de agosto de 2013

Possível duelo ou impossível coabitação?

Tal como previsto pela maior parte dos comentadores de todas as sensibilidades, o anúncio do retorno de Cadogo veio exacerbar os ânimos e exaltar os espíritos. O blog Rispito, no Ponto di Mira desta semana refere-se-lhe como «coabitação impossível» e chama, uma vez mais, a atenção para os perigos inerentes.

Isto parece ter-se tornado num atrofio entre dois homens. Que não deveriam pensar em arrastar toda uma nação para o abismo sob o fútil pretexto dessa desavença que se tornou demasiado pessoal. É claro que o mal estar expresso por António Injai deriva da «lata» de Cadogo em querer acirrar a cena política.

E parece ser essa a actual campanha de Cadogo: lançar todos os peões na onda de provocação. Nano-manifs em Paris, em Lisboa (às moscas)... Até o ex-ante embaixador nas NU, Soares da Gama, tem a lata de vir queixar-se que «alguém em Bissau recebe o seu ordenado»! Não está ao serviço do «governo legítimo»?

(se quiser mudar de campo, faça um requerimento, mas não conte com retroactivos)

6 comentários:

AMADO disse...

NHU EMBAIXADOR SOARES DA GAMA HNU NAO ERA RAPRESENTANTE DO GOVERNO LEGìTIMO???(KE N'DONGO KAI NA BALETAAAA????CERKO FITCHADO FALA SAI DJA KUEL)KAKAKAKAAAAAAAAAAA,E ENTAO PRQUE NAO EXIGI O TEU GOVERNO LEGìTIMO SEU ORDENADO???VC SE LEMBRA AQUELE ENVLOPE BRANCO QUE RECEBESTE NO ANO PASSADO,DA NHU DITADOR CARLITO CABEçA DE JUGUDE???KE'TAKU KABA DJAAAAA???SERA'QUE VC PENSOU UM DIA ISTO PODERIA ACONTECER CONTIGO???E'CLARO QUE NHU EMBAIXADOR S.GAMA NAO PENSOU NISTO.
AGORA ARANJA-TE NHU EMBAIXADOR,AQUI SE FAZ E AQUI SE PAGA.
"""NIENTE STIPENDIO FINO AD NUOVI DIRIGENTI""".
SERA QUE NHU EMBAIXADOR ESQUEçEU A HUMILHAçAO Q FEZ CONTRA O NOSSO PAìS NA ONU,NO ANO PASSADO???
GRUPOS DE TRAIDORES DA PATRIA.

MANTENHA PA BOM FIDJUS DI TCHON.

Unknown disse...

Meu caro 7ze!
Neste seu post, existe uma frase que muito gostaria que me ajudasse a decifrar porque tenho alguma dificuldade em perceber. Você escreve….”É claro que o mal-estar expresso por António Injai, deriva da “lata” de Cadogo em querer acirrar a cena política.”
A minha vivência na Guiné-Bissau, e com os Guineenses não me permitiu porém aprender o que gostaria sobre a bonita língua kriol, mas presumo que “lata” não seja um termo kriol para definir, eleições, votos, povo e maioria! Presumo que seja mesmo o termo português que signifique a desfaçatez de alguém que ganhou duas eleições com maiorias consolidadas pelo voto do POVO, que é internacionalmente considerado ainda primeiro – ministro do seu país e vencedor da primeira volta das eleições presidenciais, e que como tal tenha a “desfaçatez” de querer regressar á sua terra e aceitar concorrer de novo ás eleições que por acaso até já havia vencido. Isto parece-me que são factos, o resto é que é verdadeira lata.
Eu continuo a entender que Cadogo só deveria regressar ao seu país com garantias de segurança prestadas pela Ecomib, não por António Injai, que aceitou submeter-se aos poderes da CDEAO, através do envio das forças militares e policiais da Ecomib.
Penso que na defesa do bem-estar do povo da GB, Cadogo não deve regressar ao país.
É obvio que nem a CDEAO nem os actuais governantes e mandantes em Bissau querem o regresso de Cadogo. Nem o seu regresso nem muito menos as eleições! Para o Senegal e a Nigéria em particular o regresso de Cadogo seria uma derrota inaceitável. A Nigéria porque o seu desejo de islamizar e mandar em toda a África Ocidental seria combatida com o apoio que a Comunidade Internacional dará a um governo eleito democraticamente, e o Senegal porque deixaria de poder aceder livremente ao território guineense, seja por via aérea na zona de Casamance onde pode agora facilmente controlar os rebeldes que fogem para a zona de S.Domingos, seja para receber toneladas de produtos guineenses que seguem directamente para o porto de Dakar,(cajú, madeira,etc), e para continuar a despejar livremente e sem impostos no território guineense os seus produtos excedentários. E você sabe o quanto isto é real.
Enquanto isto acontece, o povo da GB continua a sofrer!
E termino com um apelo, que você e todos aqueles que defendem o actual status-quo da Guiné-Bissau, deveriam por em execução!
Vocês conhecem bem Timor Leste, porque a espaços até já vão defendendo Ramos Horta!
Perguntem-lhe por Taur Matan Ruak! E peçam a António Injai que siga o seu exemplo!
Sabem quem iria ganhar com isso? O POVO da Guiné-Bissau!

Anónimo disse...

SO DISPARATES....NHU M.MARQUES.

Unknown disse...

Talvez sejam disparates para quem não está e não vive o dia a dia na Guiné-Bissau, mas que tal fazer uma visita?

Anónimo disse...

Excelente abordagem sr. Marcelo Marques. Aqui e noutros espaços vão aparecendo estes pacóvios tribalistas defendendo a fome, a miséria e a desgraça que se abateu sobre o nobre povo nas mãos dos analfabrutos militares que cada vez que o chefe de estado-maior da tabanca de N’tchude abre a boca ou entra mosca ou sai merda cagada.
Hoje há fome comprovada na Guiné-Bissau, disse-o a FAO e disseram-no as populações, tudo isso graças as duas sucessivas desastrosas campanhas de caju. E tudo isso graças a má governação. Um bando de malfeitores que nem a casa deles sabem governar assaltaram os lugares cimeiros do estado para roubar e contrabandear à procura de enriquecimento fácil.

Anónimo disse...

Infelizmente este anonimo "iluminado" nao sabe o que é contraditório, quer que todo esteja de acordo com ele, caro anonimo estar em desacordo consigo não quer dizer que alguém seja tribalista, olha que até sou contra este golpe, mas melhor é debater para encontrar a melhor solução. Criticamos e aceitamos também q sejamos criticado para uma saudavel convivencia... Democracia é isto... Djarama!