terça-feira, 11 de junho de 2013

Longa vida, Madiba


O Primeiro-Ministro cabo-verdeano cometeu uma monumental e macabra gaffe.

Quando escolhi Mandela, para acompanhar Amílcar Cabral e representar o continente africano na exposição «aerobiografo» que realizei no Xantarim, com 16 personalidades famosas do século XX, escolhi-o essencialmente pela sua humildade e a célebre afirmação, de que o seu exemplo era insignificante face à grandeza de Amílcar Cabral.

Julgo que consegui captar, no graffiti, o seu inesquecível sorriso.

Parece sintomático que José Eduardo dos Santos, na sua recente entrevista à SIC, tenha cruzado o Atlântico, em busca de uma referência política... Já agora, talvez Pinochet tivesse sido uma escolha mais ajustada aos seus métodos, pois os deputados angolanos estão comprados à partida... É claro que Mandela não podia servir para referência, pois, como Senghor, abandonou o poder pelo seu próprio pé. O «regime» sobreviverá ao seu funeral, graças ao exemplo de desprendimento.

Quem quiser comprar a tela, visite a minha loja. São 10 euros com portes incluídos (correio registado 13 euros), para qualquer ponto do globo. Pode ser paga por cartão de crédito, Paypal, Skrill, ou por transferência bancária (Multibanco ou IBAN).

Sem comentários: