domingo, 18 de setembro de 2011

Escalada nas palavras

Naquilo que parece ser uma resposta ao embaixador russo na ONU, que anda pelos bastidores a dizer que esta Administração americana não tem qualquer credibilidade, o Secretário-Geral da NATO deu hoje uma entrevista à mesma televisão Russia Today. Vejam-no a ser devorado pela jornalista! O momento para o qual quero chamar a vossa atenção está aos 11'40'': pressionado, o louco irrita-se e, numa entrevista pausada e insonsa, sobe o tom e diz: «A NATO não tem intenção de atacar a Rússia!».


Que grande gaffe: então vai à televisão russa, sem ver na íntegra a reportagem de ontem? É que o embaixador já gozava com todas as afirmações e garantias dadas pela NATO. Deve ter caído mesmo mal, aos russos, que aquele mesmo que o seu embaixador acabara de acusar de mentiroso, viesse agora levantar o tom dessa maneira: se tivesse afirmado, por exemplo, que «estava preparado para o fazer, se fosse necessário», não caíria tão mal!



E escusa de estar a dizer (a dizer, não, a insistir muitas vezes) que é para proteger civis dos ataques, porque todas as fontes referem que a população de Ben Walid fugiu! Pura e simplesmente, já não há lá ninguém para o regime atacar (para além da praga de ratos e baratas, claro).


Sem comentários: