Transcrevo um excerto do livro de Helena Pinto Janeiro, correspondente às páginas 18 e 19.
O capitão-tenente da Armada, Armando Humberto da Gama Ochôa, chefia a missão diplomática portuguesa em França há mais de uma década quando, a 14 de Julho de 1940, os alemães invadem Paris. Uns dias antes da invasão alemã, acompanhando o governo francês e o restante corpo diplomático dos países não-beligerantes na retirada da capital ameaçada de ocupação, deixara a Legação de Portugal em Paris entregue ao seu funcionário mais categorizado, José de Bívar Brandeiro. Este primeiro secretário encontra-se há poucos meses em Paris, embora não seja propriamente um novato na carreira diplomática, que já vai longa. A sua especialidade são as questões económicas. À acuidade da sua análise da Paris ocupada não será estranha essa visão económica, embora nunca economicista: boa parte do seu retrato da ocupação é um retrato de pessoas. É o que acontece com o relato do êxodo populacional, a que assiste de Paris.
Na expectativa da invasão da capital francesa pelos alemães, dá-se a desorganização da administração pública e o pânico generalizado da população, que foge em massa. Para Bívar Brandeiro as responsabilidades cabem aos chefes da administração (que abandonaram os seus postos), aos meios de comunicação social (que propagaram o alarme) e ao governo (que teria agido na desorganização mais completa). "Criou-se assim uma atmosfera de terror que facilitou a propagação de boatos alarmantes. Três milhões de pessoas de Paris e dos arredores precipitaram-se nas estradas, arrastando tudo o que podiam levar e deixando abandonadas as suas casas e as suas terras".
"O pânico foi de tal ordem que em Paris chegaram a ficar prédios de muitos andares com as portas abertas, pois os ocupantes nem sequer julgaram necessário fechá-las. Nos campos próximos, os camponeses abandonaram os rebanhos e os animais domésticos, a maior parte dos quais morreram de fome ou tiveram de ser abatidos pela polícia e pelos soldados alemães".
"(...) Aqui viu-se a fuga, por vezes dramática, duma população que ninguém orientava e à qual ninguém dava assistência. As autoridades não pensavam nisso, os particulares muito menos. As ruas e as praças eram atravessadas continuamente pelos que julgavam encontrar, fugindo, a salvação. E estes, se algumas vezes se faziam transportar em bons automóveis (poucos eram, pois os ricos há muito tempo tinham partido), na maioria eram pessoas pobres e até miseráveis, que caminhavam a pé, transportando os seus magros haveres".
Deste quadro de debandada geral, Bívar Brandeiro exceptua apenas os serviços de telefones, electricidade, gaz, água, limpeza e bombeiros, que continuaram a ser assegurados, para além do clero, que também não abandonou os seus fiéis. E prossegue o seu relato: "Vi muitas famílias humildes em que as mulheres arrastavam os filhos pequenos, que mal podiam andar, enquanto os homens vergavam ao peso de enormes volumes em que guardavam os seus mais preciosos bens". Faz de repórter: "Perguntei a alguns para onde iam. Muitos não sabiam. Tinham-lhes dito que a cidade seria saqueada, os homens obrigados a trabalhar a golpes de chicote e as mulheres entregues à soldadesca. Fugiam sem norte. Muitos foram, mais tarde, apanhados pelo fogo cruzado dos dois exércitos em luta. E ao lado das estradas do sul, as sepulturas abertas ao acaso mostram até que ponto pode conduzir o medo de milhões de pessoas".*
Este retrato do êxodo visto de Paris é completado pelo relato da viagem do ministro de Portugal em França com o corpo diplomático e o governo francês até à sua instalação em Bordéus e, por fim, em Vichy: "Não me é possível descrever o que foi esta viagem de Paris para Bordeaux, as contrariedades, acidentes e os desagradáveis imprevistos que nos sucederam. Durante centenas de quilómetros as estradas achavam-se repletas de refugiados (uns com destino, outros sem ele), que se dirigiam lentamente para o sul entre filas cerradas de carros de todas as qualidades e tamanhos. De tempos a tempos, um carro em 'panne', outro sem gasolina ou avariado pelo exagerado peso da carga, vinha impedir a lenta marcha daquele triste cortejo. A certa altura, os carros impedidos de andar eram tantos que os seus ocupantes formavam nas estradas uma longa coluna de mulheres, velhos e crianças que, tomados de pânico, continuavam a pé a marcha para o que supunham ser a sua salvação, embora sujeitos a cada momento ao bombardeamento, por aviões inimigos, o que sucedeu várias vezes. Calcula-se em cinco milhões o número de pessoas que, de toda a parte norte da França, se dirigiu, entre 10 e 15 de Julho, pelas estradas em direcção ao sul, e em dez milhões o número total de refugiados de todas as classes e nacionalidades que, do norte da França, se refugiou na parte sul e sudeste. Esses números podem a V. Exa. uma ideia do que foi a debandada durante aqueles trágicos dias".**
* AHMNE, José de Bívar Brandeiro, Paris e a Invasão Alemã. Relatório do Primeiro Secretário de Legação, Paris, 18-08-1940, anexo ao ofício n.º 264 da LPF, de 1 de Setembro de 1940.
** AHMNE, Armando Humberto da Gama Ochôa, Ofício n.º 264 da LPF, Relatório do Ministro de Portugal em França, Vichy, 1 de Setembro de 1940.