O «governo» no exílio distribui futuros lugares no seio do PAIGC, como prémio pelo reconhecimento «implícito» da sua autoridade, antevendo que não serão criadas condições para a candidatura de Carlos Gomes Junior.
Pois, sim. Nem o pai morre nem ninguém almoça.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
O PAI recomenda a fusão das principais candidaturas
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Espermatugazoide III - Culturação versus aculturação
Repare-se que «assimilados» tem duas acepções: uma igualitária, assumindo ser «mais ou menos» tuga ou, pelo menos, «até disfarça bem»; uma outra propriamente gástrica, na qual «assimilado» significa «estar no ventre de» ou «engolido», como o Capuchinho Vermelho na barriga do lobo (noutra versão é o lobo do mar no ventre da baleia).
Note-se que aqui, quando falo de «assimilados», não me refiro apenas ao conceito «guineense», de certa forma descendente daquele que já aqui foi genericamente enunciado para o «Império» português, mas em geral a toda a humanidade «entre duas culturas», envolvendo portanto também toda a Diáspora guineense. Um enorme desafio.
Quem migra de cultura tende a apresentar duas formas diferentes de lidar com a sua diferença de origem perante o outro: uma, negativa, procura ocultar essas origens; outra, positiva, deseja cultivar as suas raízes. Regra geral: na experiência número um, obtêm-se macacos; só é benéfica uma experiência total, cruzando as referências culturais.
Para a identidade do «migrante» pode ser altamente destrutivo, num ambiente sentido como hostil (mesmo que não o seja propriamente), sentir-se humilhado, ou simplesmente desprezado nesse papel. Daí se perceba a tentação de disfarçar, de imitar o maior número possível de sinais exteriores do outro, símbolos da pretendida inclusão.
Contaram-me, em jeito de anedota, mas a título de história verídica, que em tempos coloniais não muito longínquos um comerciante juntou um pequeno cabedal e, tendo ouvido histórias dos bons negócios que por Angola se podiam fazer, decidiu preparar grande encomenda de smokings, que estavam na moda, com os respectivos laçarotes.
O facto é que parte da encomenda extraviou-se e, se bem que não se tenha perdido, acabou por voltar à Metrópole por erro, sem que ao pobre dono, já embrenhado em terras estranhas, tivesse sido dado aviso. Só levara consigo os laçarotes, para poupar a sua fragilidade e também um pouco nos portes. Instala-se numa casa e abre a porta.
Entretanto, depois de gastar tudo o que trazia e nada de chegar o resto da encomenda, deita contas à vida... Parece que o sócio, em Portugal, ao saber do retorno da mercadoria a Lisboa aproveitara uma oferta para a revender com pouco prejuízo e comprou uma viagem para Angola esperando ir encontrá-lo na miséria. Qual quê? Um sucesso.
Tê-lo-á percebido quando chegou e «viu todos de laçarote, mesmo sem camisa, como se andassem de smoking»
. Um bom vendedor até banha da cobra vende. Enquanto o simples símbolo, o parecer, valer mais que o ser... Não desprezemos nós próprios a nossa identidade, não façamos o ofício «normalizador» do colonizador mental.
Faz parte dessa «ideologia» castrante, o mito de que as culturas são exclusivas, abstraindo a ideia de um possível e desejável «contacto». Quem foram aqueles que levaram o Terror a Nova Iorque? Agentes iranianos, provocadores afegãos, ou loucos paquistaneses? De maneira nenhuma: foram jovens americanos promissores.
A cavalo entre duas culturas, entre civilizações, entre religiões, sentiram a sua identidade tão humilhada pelo discurso hegemónico a que os sujeitaram, que ofereceram as suas vidas em Holocausto julgando agradar ao seu Senhor. Mas não eram pobres, nem excluídos, nem incultos, nem desempregados, nem pouco inteligentes...
Poderiam ter sido, em vez de Anjos da Destruição, Pontes de Paz, ajudando as duas culturas às quais se sentiam pertencer a compreenderem-se melhor. É essa a missão de todos aqueles que estão no «meio», a de mediadores. Mas para isso é essencial redignificar a diferença... Somos incrivelmente interessantes porque somos diversos.
Permitam-me que conte um pequeno facto para o ilustrar... Nos campos de concentração nazis, uma parte anormalmente elevada dos sobreviventes eram diabéticos: a «componente» genética que nos parece negativa, uma doença que ninguém quer ter, pode revelar-se importante, em circunstâncias especiais, para a sobrevivência da espécie...
Também me parecem existir actualmente duas atitudes diferentes e extremas, das culturas de acolhimento relativamente aos migrantes: a francesa, que pretende «despir» o migrante das suas antigas roupas e «vesti-lo» à francesa; e a inglesa, que assume a manutenção das diferenças, mas em apartado, colocando de parte qualquer real integração.
Mesmo assim, num contexto laico, julgo que a atitude dos franceses é mais humana; no entanto, também acho que lhes falta alguma humildade, na exigência de «conformidade» aos seus «parâmetros», que não lhes permite beneficiar da adesão de «corpo e alma» de uma franja importante da população, evidenciando os limites e riscos do modelo.
Quem tem assim tantas certezas acerca da sua superioridade, seja genética, intelectual ou, mesmo, moral, a ponto de poder prescindir da diferença que o Outro oferece? Não é condenável este discurso, nem que por ser revelador de simples ignorância? Não será a intolerância assassina que reina no mundo um reflexo dessas atitudes reprováveis?
Quem não se lembra da virulenta campanha «étnica» contra os burmedjos, há pouco mais de dez anos, promovida pelos verdadeiros fidju di tchon? A retórica utilizada passava pela enumeração dos «vícios» destes; é claro que estou longe de defender essas práticas, que visavam essencialmente afastá-los dos lugares mais importantes...
Pode parecer chato e grosseiro lembrá-lo, mas para o «migrante» o verdadeiro «pacto» só pode consistir em caminhar para uma identidade compósita
1) não sobrestimar a cultura de destino
2) não subestimar aqueles que ficaram na cultura original
3) construir pontes, mesmo no «meio do nada»
4) ajudar o mundo a aderir a uma culturação «global»
Mais do que tornar-se, para sempre, um aculturado, não pertencendo realmente nem a um lado nem ao outro, o verdadeiro desafio está em cultivar-nos em relação ao Outro, sem perda de identidade, para com ele podermos ter algo a partilhar. Uma elite não o é por se mostrar superior, mas sim se respeitar e puxar o resto dos irmãos.
Em vez dos caldos de frustração a que nos quiseram habituar, chegou a hora das sínteses; senão estaremos condenados a ver continuar a crescer exponencialmente a intolerância e o fanatismo (mas também a arrogância e a ganância) os conflitos o terror... Amar ao próximo, como defendem Os Livros, parece decerto uma melhor opção.
Estou lembrado de um passo em particular d'O Corão:«Cremos em Deus e em todas as coisas que nos revelou, a Abraão, a Ismael, a Isaac, às Tribos, naquilo que foi dito a Moisés e a Jesus e naquilo que foi dado aos profetas do Senhor. Os judeus, os cristãos, todos os que acreditaram em Deus e praticaram boas acções terão recompensa junto de Deus».
«Rivalizai portanto nas boas acções. Todos regressarão a Deus que decidirá sobre vossas divergências...E não disputai com os povos d'O Livro, senão do modo mais cortês, excepto com aqueles que agem de forma iníqua, e dizei: _Acreditamos naquilo que desceu sobre nós e naquilo que desceu sobre vós: o vosso Deus e o nosso são Um só.»
sábado, 24 de novembro de 2012
Respeito e inclusão
Retomando as últimas palavras da mensagem anterior.
As autoridades no poder em Bissau deveriam dar um exemplo de serenidade, demonstrando assim a sua força. Já que me referi ao Editorial nº9 do Victor Gomes Pereira, vou fazer o mesmo ao seguinte, o nº10.
Não concordo com a hostilização que alguns cidadãos estão a sofrer. Em relação ao Aly, referi-me a isso logo no dia 13 de Abril, como contra-producente; em relação ao Melcíades Fernandes, que recentemente se refugiou na representação da UE pela urdidura de múltiplas suspeitas e sórdidas cabalas contra a sua pessoa, acho uma barbaridade: Manel Mina, para além de mito, é um elemento essencial da força e qualidade das FAGB.
Caro Daba: não seria possível, nem que por solidariedade com o seu ex-congénere Porta-Voz da extinta Junta Militar, levantar esse círculo de má-vontade e reintegrar com respeito o Major na estrutura e hierarquia (GARANDI) das FAGB? Caso isso não seja possível, pelo menos para já, por uma questão de oportunidade, nem quero pensar na possibilidade que lhe possa acontecer algo de mal: seria um crime de lesa-pátria, perder um homem com as suas qualidades, que ninguém ouse levantar um dedo para ofender a sua integridade física.
Para não dar razão aos críticos, há que fazer um esforço (como, aliás, já aqui defendi, logo após o 12 de Abril) de reintegração de todos elementos das FA que regressaram às tabancas por não se reverem nas recentes orientações hierárquicas. Essa seria a melhor prova de força e de pacificação que poderia ser dada à sociedade, uma verdadeira unidade funcional da tropa, independente de etnias e olhando apenas ao mérito!
Respeitar a Guiné é começar por respeitar aqueles entre os guineenses que têm valor.
Kil ki di nos tem balur?
Balantização das FA
Em comentários a um post aqui publicado, prometi debruçar-me sobre este tema, que embora recorrente (e de longa data), parece estar a ser renovada e insistentemente apontado como fonte de todos os males da Guiné-Bissau (quem não quer cozinhar, vai ao restaurante, ou compra comida enlatada; quem não quer pensar nos verdadeiros problemas da Guiné, recorre a um bode expiatório...)
Mas Victor Gomes Pereira antecipou-se, no seu editorial nº 9, publicado no site do Didinho (link na barra lateral à direita). Muito daquilo que tinha para dizer ficou dito. Apenas, a essas ideias, seja-me permitido acrescentar:
Alguém concorda com o sistema racista das «quotas», que tanto desprestigia os Estados Unidos, disfarçando mal o mal-estar xenófobo económico-social, que (supostamente) serve para exorcizar? Não vamos tirar o lugar aos mais competentes: a competição e o mérito devem surgir por si, não por esse género de «favores», piores que cunhas, por serem baseados em princípios étnicos, ou de género.
A ocupação de lugares proporcional ao que quer que seja (até porque há sempre múltiplas tipologias transversais: raça, sexo, religião - imagine-se o trabalho que daria definir quotas cruzadas por essa diversidade toda) é uma barbaridade incompatível com o orgulho próprio e o reconhecimento do estatuto socio-profissional devido ao titular de um cargo ou função. Os incompetentes que roubarem o lugar a outros graças a esse expediente serão sempre vistos como uns coitadinhos.
Só o esforço próprio, contra todas as adversidades e arbitrariedades, poderá qualificar e dar um exemplo identitário ao sujeito e à própria sociedade, tornando-se um digno motivo de orgulho, para si e para os seus, aos olhos dos outros. Permitam-me que sublinhe ainda duas coisas que considero importantes:
a questão da vocação: o balanta está bem preparado para a guerra, devido a intensos exercícios físicos desde jovem, à cultura da Guerra de Libertação (com uma actualização em 1998-99) dos seus mais velhos, traduzida em experiência e manha; no entanto, é preciso dizer, em abono da verdade, que nunca dará um bom soldado; um óptimo guerrilheiro, sim, mas um soldado obediente e disciplinado, nunca.
a questão da reprodução como «casta»: assim como há castas de comerciantes, de pais para filhos, só o mundo «moderno» e pseudo-científico vê nisso um problema; numa sociedade tradicional, parece ser antes uma forma eficiente não só de manter e aperfeiçoar a vocação e o know-how, como de reforçar os laços no seio da família.
Importante: o facto é que as FA são o principal alicerce dos muito abalados e delapidados orgulho e identidade nacionais; porque não pensar em promover «o produto» para exportação? Não forçosamente o aluguer de mercenários; comece-se pelo contexto regional... Sugere-se desde já à CEDEAO que, no Mali, coloque de lado os oficiais franceses e entregue o trabalho aos guineenses (já estou com pena dos secessionistas).
Levando ao extremo a ideia da «correcção» do desequilíbrio, o ideal para obter um exército disciplinado, seria contratar 100% de quota de fulas (mas esses estavam do lado «errado» na guerra de Libertação - tendo optado em 1998 por uma complacente neutralidade), o que também não seria má ideia, se fosse exequível.
Não é solução: o exército guineense é bom (faz a inveja, entre outros, dos angolanos, o próprio José Eduardo dos Santos o confessou subliminarmente ao referir-se, em Junho último, no calor da disputa MISSANG, ao «mito» de invencibilidade que grassaria no exército guineense) há sim que aplaudi-lo e dar graças a Deus pelo prestígio, fortaleza e unidade das FA e dos seus mitos.
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Situação tensa e perigosa em Bissau
Calma apenas superficial.
A ANP declarou-se soberana, reconheceu a alteração da ordem de 12 de Abril, legitimou o instrumento «legal» utilizado: este pacto com os alegados «golpistas» vem reduzir ainda mais o espaço político de manobra do pseudo-governo no exílio.
Numa curiosa conjuntura, em que os militares golpistas, ao contrário de um golpe de estado convencional, NÃO querem o poder, nota-se o mal-estar entre os «políticos»: o problema reside no próprio PODER e como aceder a ele; quem tem legitimidade?
O problema não está no Chefe de Estado Maior, nem sequer em quem é acusado (justa ou injustamente, agora não interessa) de o querer tramar. Para o bem e para o mal, representa o último verdadeiro pilar da nação, as Forças Armadas.
Fosse a classe política, na Guiné, tão boa como a castrense. Essencialmente, o ajuste de contas que parece preparar-se não faz sentido, arriscando-se a traumatizar o pouco que sobra da sociedade guineense... Aprofundar a ferida pode ser sem remédio.
Não será chegada a hora de uma verdadeira reconciliação, de se sentar toda a gente à mesma mesa? Há que lançar uma vasta amnistia, ultrapassar o passado, aceitar um novo começo, novas regras do jogo! A Guiné já pagou um preço exorbitante pela diversidade!
Não é hora para deixar encalhar a canoa. É preciso refundar a Guiné-Bissau, redesenhar o Estado, reencontrar uma legitimidade nacional suficiente que se sobreponha aos interesses particulares e razões étnicas, um PODER também social e economicamente competente e eficiente.
É mau princípio remeter essa decisão para eleições, esperando que o mito europeu da democracia se revele adequado (depois de múltiplas provas em contrário). Esperemos antes que surja uma liderança política forte, que prometa e dê garantias de paz, progresso e orgulho.
Todos fazem parte da solução (até Cadogo, porque não?), felupes, balantas, fulas, mandingas, gentios, cristãos, de fato e gravata ou de tanga, vermelhos, verdadeiros filhos do chão ou não (e até tugas!): os cabelos de todos estão contados, nem um deve cair por terra!
Chega de ver a identidade guineense ofendida, humilhada. Há que varrer a casa, não tolerar mais os erros do passado. E para varrer a casa, começa-se pelo sótão: é pelas mentalidades (pelo sentimento da rua, pela opinião dos mais velhos, pelo boato, pelo rumor, pelos blogues).
Chega de «coitadeza», desse morno sentimento de inferioridade legado pela decadência tuga. A grande diversidade guineense não é um problema, é um desafio. Não deve ser encarada como uma ameaça, mas como uma oportunidade! O mau exemplo vem do Mundo.
Sim, que infelizmente, é esse o caminho, sem regras, cada vez mais «tribal» e violento, a que a falência do liberalismo desenfreado (já sem oposição depois da queda do Muro) nos conduz. Mas estarão os guineenses destinados a servir de paradigma aos piores defeitos do mundo?
A alternativa poderia ser criar uma verdadeira ruptura epistemológica, dar um exemplo de convivência e tolerância (de que o mundo tanto precisa), mostrando como a diferença pode ser enriquecedora: pela cultura podemos aprender outras formas de sentir as coisas.
Reconhecer o outro na plenitude da sua diferença, não nos diminui em nada, só nos engrandece. Um país que quase não se vê no mapa (não olhemos durante a maré alta), abrigar um mosaico humano tão grande é uma verdadeira dádiva de Deus em glória.
Longa vida à Guiné-Bissau e a todos os seus filhos
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Grave atentado à soberania nacional
Depois do Enxovalhanço da Bandeira, em Bissau, desta vez é bem pior: Paulo Portas, o triste MNE português (em última análise, o responsável por toda a situação), tem agora uma (alta) bota para descalçar. O seu amigalhaço de Luanda não gostou de uma notícia vulgar (não percebe mesmo nada de política, porque senão, depois de ler o Expresso e as «luvas» que puseram para o redigir, devia ter reparado que o caso iria envelhecer nas «prateleiras»: «fase de investigação apenas» ou «nenhuma medida tomada» ou os suspeitos poderem «continuar a movimentar as suas contas»), apressando-se a elaborar uma teoria da conspiração, num caso em que o silêncio era de longe a atitude mais aconselhável (acabadas as eleições, foram dispensados os consultores de imagem). O eixo Lisboa-Luanda rompeu? (terá sido a fractura tectónica pelas latitudes de Bissau?) Estão a dar ao mundo uma má imagem da CPLP... (que anda envolvida noutras guerras).
Espermatugazoide II
Afonso de Albuquerque, capitão da guarda de Dom João II, foi para a Índia com a intenção de cumprir os desígnios, não de D. Manuel (o qual, venturoso, herdara a coroa), mas da própria nação, concretizando o sonho (apenas) de um plano imperial. Tentou, por todos os meios, criar uma elite local, que falasse português e assumisse uma verdadeira e positiva miscigenação, potenciadora das férteis experiências civilizacionais dos dois povos, o português e o indiano.
Deste feliz cruzamento, logo resultou um belo estilo artístico, conhecido por indo-português, e talvez mais frutos não tenha gerado devido à infeliz intervenção da inquisição. Este era o verdadeiro sonho português: não se limitava a «mostrar o mundo ao mundo», mas mostrava-se inquieto de dar o exemplo na prática. O português tem muitas anedotas sobre o mestiço, todas tentando disfarçar o inegável orgulho que o português sente por ser pai dessa invejável «raça».
Mais do que o mundo, e, dele, as riquezas transaccionáveis, o sonho português aspirava à universalidade, concebida como o contrário do tribalismo. Isso era também uma crítica à Europa desse tempo, comprometida e exausta pelas guerras ainda feudais. Ora isso implica um profundo respeito pelo outro, que estava presente nos primórdios da colonização portuguesa, respeito que nunca alimentaram holandeses, ingleses e franceses, para quem o indígena é sempre inferior.
Este é o dilema essencial do colonizador: supostamente, o atrasado (social, mental, industrial) estaria (desesperada e essencialmente, acrescente-se) à espera dos seus bons ofícios. Se a «civilização» serviu de legitimação para o colono, essa ingénua e altruísta motivação opunha-se, quase por definição, à vontade de domínio, a qual acabava sempre por se sobrepor; esse antagonismo, exarcerbado por factores económicos, prejudicou a sã convivência multi-racial.
Mas não era ainda esse o espírito, nos inícios de quinhentos. Para o demonstrar, bastaria invocar a troca de embaixadores com o reino do Congo, com a admissão em Coimbra (a elite portuguesa) dos príncipes congoleses, vindos expressamente, com todas as honras, para aprender o português, com o objectivo de virem a servir como futuros mediadores. Essa ideia generosa e universalista viria a ser rápida e inteiramente corrompida pelo poder do dinheiro, que o tráfego mundial gerava.
P.S. Continua. Tenho muito mais a dizer sobre o assunto, mas tem de ser devagarinho, porque tenho de organizar as ideias. Continua brevemente (vai ter mais umas tantas partes).
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
PAIGC para o museu que Cabral está no Inferno
Citação de uma irritação justificada:
«Querem ter lucros e
direitos de monopólio colonial! Será que até agora não acertaram o passo com o
mundo? Continuam agarrados aos sonhos quinhentistas? Dão-se mal com a
democracia? Acautelem-se, porque os sinais de aviso são muito graves dentro da
própria sociedade dos vossos patrões, dentro da vossa metrópole»
(vide Doka - um dos 3D's da Guiné, link ao lado direito)
Frase que resume o essencial. Assente-se o passivo; logo lembraremos também o activo (em Espermatugazoide II ou III - em preparação). Já se adivinhou, claro, os destinatários da mensagem... Claro que há uma pequena injustiça (quando se fala de «sonhos quinhentistas», pois esses eram belos, ecuménicos e multiraciais), mas compreende-se o sentido, no contexto da libertação.
Espermatugazoide - Assimilados ou Burmedjos? Parte I
Conta uma fábula que uma vez houve uma guerra entre os animais da terra e do céu. Enquanto parecia que os do ar estavam a ganhar, lá andavam os morcegos a esvoaçar, gritando e apoiando o ataque. No entanto, veio a acontecer que os da terra recuperaram terreno e acabaram por ganhar; no fim da guerra, aquando do ataque final contra os últimos ninhos de resistência, viram-se os morcegos na frente de combate, do lado dos da terra, dando vivas sobre as patas e tentando disfarçar as asas o melhor que podiam. Claro que os bichos não eram parvos e criaram um tribunal para julgar o caso, que condenou, para sempre, os morcegos a só poderem viver de noite.
Reparem que a condenação à escuridão não aconteceu por causa da maravilhosa capacidade de adaptação dos morcegos: em si, a polivalência é uma boa qualidade (quantas espécies não se extinguiram por estarem demasiado dependentes de certas condições ou nichos particulares? quantas firmas ou mesmo países não faliram por estarem dependentes de um único comprador ou de um único produto?); o que tramou os morcegos foi terem utilizado essa competência para tentar enganar os outros. Em português há um provérbio (ou melhor, uma única palavra utilizada como epíteto) que ilustra bem a atitude dos morcegos neste caso: «vira-casacas».
Parece que, na origem da expressão, terá estado um aristocrata alemão, o qual, vivendo numa zona de conflito, com avanços e recuos de ambas as partes, terá mandado fazer, a um alfaiate, um casaco com a particularidade de ser «retro-verso»: quando vinham os soldados de um dos lados, era azul, quando vinham do outro, também não havia problema, virava-se o casaco, ficava vermelho. Esperto. Se calhar safou-se melhor que os morcegos, mas o acto ficou-nos plasmado na língua e no espírito como pouco deontológico (se bem que muito comum). Também em Angola, em 1975, a maior parte da população era multi-filiada, com cartões de vários partidos (em bolsos diferentes).
(Continua)
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Fraternidade
Tenho a dizer (ou talvez devesse dizer lamentar) que, embora em geral alheio à Guiné, conheço pessoalmente as duas vítimas de espancamento dos últimos dias.
O Silvestre Alves conheci em Lisboa, no ano de 1998... Na altura, apresentou-se nas reuniões da Diáspora como representante
pessoal de Ansumane, primando por uma actuação bastante auto-centrada. Ainda me lembro de o ter visitado, em Bissau, no ano de 2001, infelizmente após um outro espancamento (julgo que também por intrigas políticas) numa discoteca.
Com Iancuba, acompanhei a conversão ao Islão, chegando a discutir, ainda me lembro (com o Mamadu), o abandono do álcool como questão teológica... Aparentemente, a adesão ao monoteísmo não o terá tornado mais tolerante (isto não implica qualquer consideração contra essa religião, em muitos aspectos bem mais tolerante que a católica, que é a minha).
Julgo despropositada, indecorosa (e contraproducente) a forma como ambos foram tratados. Aos dois o sincero desejo de um rápido restabelecimento.
Instigação da violência
Lamentável.
Aparentemente, poderosas forças de destabilização estão em jogo.
A teoria da conspiração em curso, quer fazer crer, recorrendo a artificiosas lembranças da guerra colonial (quando os felupes derrotaram realmente uma coluna do exército português com arcos e flechas), que há uma guerra de foro tribal. Simples constatação étnica de mortes anunciadas no Simão Mendes.
Sim, os felupes são calmos, de uma fidelidade a toda a prova, por isso eram etnicamente preferidos pelos colonos para o convívio intra-muros. Mas a teoria apresentada não tem pernas para andar, porque o capitão que supostamente os comandava era balanta, ou estaria simplesmente disfarçado de inimigo?
Os felupes não pedem guerra a ninguém: mesmo etnicamente preteridos (para não dizer ofendidos), é uma população evoluída (peço desculpa pela «forma» colonial), toda fala crioulo (tão bem como os «guineenses» de gema), e, para além disso, a maior parte chama-se Silva, como o Presidente de Portugal.
Tal como muitos povos africanos, não têm a culpa que as suas fronteiras tenham sido traçadas a régua e compasso, noutro continente. Bem sei que me senti bem em território colonial francês, como quando tomei banho frente a Cassine; mas lamento a contra-partida, Ziguinchor.
7ze chora Ziguinchor? Não. Prefiro de longe o chão Balanta. Verdadeiro, genuíno. Falso, traiçoeiro, também. É sempre difícil conviver com a liberdade do outro. Já Cabral distinguia a horizontalidade balanta da verticalidade fula (esses, como sempre, na retranca, do lado do poder instituído)...
Tagma era respeitado em São Domingos e Varela. À bruta, mas era; além disso, tinha legitimidade. Não queiram pois, quem quer que seja que ordena estas «políticas», atiçar rastilhos, num contexto «pós-colonial», porque o felupe é (isto é, claro, um elogio) homem de uma vida inteira.
Quanto aos diolas (les mêmes): jamais (jamé, em francês) se deixem intoxicar por caciques locais... a guerrilha em casa (mansa, porque violenta chateia) cansa: nunca seria razão para chatear os donos do chão. Feel up! Não se passa nada. Isso é o que pretendem os intoxicadores: vão engolir o anzol?
A paz é mansa. Não queiram guerra com aqueles que apenas com arco e flecha fazem frente a metralhadoras! Melhor que isso, no mundo inteiro, só guerrilheiro balanta na defesa do seu chão. A paz é boa, nada de kansá-la com despropósitos. E eu não mendigo!
Um óptimo professor da minha faculdade (mesmo se eu não era dessas áreas) é o Prof Doutor Costa Dias, que tem um conhecimento aprofundado destas questões: não estará na altura de um jornalista esperto o abordar com meia dúzia de perguntas inteligentes (deixem estar que ele faz o resto)?
Estou céptico: consegui disfarçar bem a minha preocupação? Ninguém lucra realmente com esta intriga, a não ser os mesquinhos que por incúria se acoitam nas Necessidades, mais os seus amantes sub-tropicais, cuja infeliz história talvez tenham tornado insensíveis à vida.
Quem faz a guerra dentro para agradar aos de fora? Como diria o cúmulo (perdão, o Kumba), estamos todos condenados a viver juntos: quem quer salpicos de sangue na roupa e/ou na consciência? Já ouvi dizer a entendidos que são mais ou menos indeléveis.
Vamos acordar um por um?*
*Bela expressão guineense face aos (crónicos) tempos de instabilidade: se o primeiro que acordar, acordar o outro, quer dizer que não houve crise durante a noite; que mais pode um homem pedir, face ao omnipotente, senão um dia de cada vez?
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Enxovalhanço da bandeira
Bem sei que me acusam de não explicar bem os contextos e de isto ser só para entendidos... Ok, mas isso é uma crítica de tugas. Não me apetece explicar nada. Aviso que isto tem apenas a ver com a realidade guineense, infelizmente, hoje, sob ameaça de um infeliz candidato a ditador com origem portuguesa.
A bandeira nacional de Portugal foi triste, mas merecidamente, enxovalhada, em Bissau. Sim, porque a bandeira é um símbolo físico, uma imagem actual, não uma herança estrutural, como o português. É o coroar da triste orientação externa deste governo, já desgovernado em negócios estrangeiros desde a Líbia...
O lamentável inspirador desta política de atrofio, Paulo Portas, só e pretensamente orgulhoso, foi aparentemente conivente em mais uma manobra recente (esta semana) de Angola para ocupar militarmente a Guiné-Bissau, numa (portanto inimaginável) operação aero-transportada em aviões pesados Ilyushin?
Para isso era necessário tomar conta do perímetro de Bissalanca, garantindo a aterragem dos blindados da testa de ponte da CPLP, ONU ou qualquer coisa que se inventasse a seguir, sempre muito baseado na retórica da reposição da legitimidade (fica sempre benzoca, claro, Catarina).
Sem qualquer consideração pelas consequências dos seus actos, fizeram avançar um peão (por isso é vendida a «contra-história» no Ditadura) a quem fizeram acreditar na sua «beleza» e super-potência (claro que há comunicação entre actores mas isso não garante argumento sólido a qualquer ficção!).
Já agora, as declarações emanadas das Necessidades, segundo o insuspeito Aly, são perfeitamente histéricas, inconsistentes e «à coté de la plaque»: depois de recusar laconicamente qualquer comentário, sobre o seu envolvimento no caso, vêm desmentir o «estatuto» de exilado político do bicho?
Então não reconhecem o assunto mas discutem-lhe os meandros? Sim, o implicado não era simples refugiado, era pior: tratado com especial deferência, senão mesmo acarinhado, pela hierarquia; um bom peão para avançar na altura certa. O exército português não sangra, gangrena.
Reconhecem portanto, que, mais que um simples refugiado político, teve formação e «inspiração» militar em Portugal... Tinha, como muito mais gente, o número de telemóvel do CEMGFA. Toda esta situação faz-me estranhamente lembrar do provérbio «vira-se o feitiço contra o feiticeiro».
Depois de algum tempo de ausência, aderindo ao impasse, um abraço grande ao Didinho, ao Doka, à Titina, ao Filomeno, e a todos em geral, mas um em especial ao irmão de Gabu, Sancho Fula, de quem não resisto a citar a poesia:
«Bo purdan. Ma ê cuça di squirbi na criol i cuça di brincadera di Didi.
Língua câ tem duno.
Bu pudi raiba cu políticus di Portugal. Ma língua ca tem culpa. Língua e ca di çels.
Português i di nos tudo.»
Que calor na alma.
Saudades & Mantenhas di ermondade
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Resposta ao pedido de adiamento das eleições de Samakuva
O líder do maior partido da oposição pediu ontem uma entrevista com o Chefe de Estado, para legítima e justificadamente lhe pedir o adiamento das eleições, face às graves irregularidades que mancharam a sua organização e ferem de ilegitimidade quaisquer resultados a publicar.
A resposta veio agora, não como um desejável telefonema da parte de José Eduardo dos Santos, mas pela boca do Comandante da Polícia Nacional (numa injustificada escalada verbal por parte das autoridades) ameaçando defender «até às últimas consequências» o Presidente...
Sente-se encurralado, Senhor Presidente? Face ao autismo de que tem vindo a dar mostras, já todos lavaram as mãos. Não feche a porta ao diálogo, não queira sujar as mãos; pegue no telefone e poupe Angola a inevitabilidades das quais se constituirá como único responsável moral.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
terça-feira, 28 de agosto de 2012
As opções de José Eduardo dos Santos
70 anos, metade deles de poder…
Não farta? Não estará na hora de
aproveitar aquilo que a vida, o dinheiro podem proporcionar? Uma saída em
beleza não é preferível ao opróbrio?
Dos Santos tem pés de barro e se tenta...
70 manter-se no poder, vai ser triste.
Como diria (ou melhor, cantaria) Marilyn Monroe, happy birthday to you, Mr President.
Depois da inauguração da marginal, que decorreu em Luanda esta manhã sem problemas, está na hora da cereja em cima do bolo: o General Silva Mateus conduz (supostamente) os seus «rapazes» para o Planalto, com o objectivo de cantar os parabéns ao Senhor Presidente, numa manifestação de descontentamento (bela diversão: quando for a hora, não saberão que horas são).
É, sem dúvida, um gesto (mudo) pleno de significado, um tranquilo e pacífico apelo ao diálogo. Apelo e diálogo que Eduardo dos Santos tem ignorado senão recusado, sucessiva e sistematicamente: sabendo-se fragilizado, sofre da tentação da fuga para a frente. Agora que deu o flanco, Senhor Presidente, que já sabemos que não é verdadeiramente Deus, está arrumado!
As primeiras manifestações dos Antigos Combatentes da COEMA, em Junho, provocaram grande surpresa, tendo JES visto nelas uma maquiavélica «mão estrangeira». Talvez não devesse ter-se metido com os seus antepassados guineenses: há relações «simpáticas» com os velhos camaradas da(s) Luta(s) de Libertação, em Bissau os Antigos Combatentes são respeitados!
Poderá sempre contar com asilo na Guiné-Bissau, se bem que não como candidato a presidente da República: é que a lei guineense é mais restritiva que o era o sistema nazi para preservar a integridade ariana, sendo necessário provar ascendência exclusivamente nacional por três gerações!
Mas a Comissão de Ex-Militares Angolanos e o seu Alto-Comissário constituiu-se sem dúvida como a principal organização de oposição real, traduzindo a vontade de mudança de toda uma Nação, encarnando a recusa actual da ideia da petrificação da «ordem» e sistema em vigor por mais um mandato; não há pachorra!
As calmas declarações do General-Comandante à Radio France Internacional, enquanto marchava este sábado em Luanda na manifestação da UNITA, são disso prova cabal. Poucos dias antes, dirigira-se pessoalmente a JES, afirmando que só parariam quando recebessem um telefonema pessoal dele.
Este desafio cristalizou assim todas as esperanças da oposição. O cheiro a esturro começou a levantar-se ontem; uma inflacção instantânea dos bilhetes para Lisboa, que dispararam de $1500 para mais de $2200 e a tendência parece ser claramente para a continuação do agravamento brusco, levantando velhos fantasmas.
Por falar em fantasmas, temos a ALCOFA, contra-organização fantasma que traduz claramente o desespero de JES. Do alto do seu pedestal de «Deus», não se apercebeu que sofreu um golpe fatal em Bissau; foi esse sinal de fraqueza que deu origem à convicção de que o seu regime, embora se lhe deva a Paz, já não serve.
A UNITA, depois das cisões internas que inevitavelmente teria de provocar a convicção generalizada da grande fraude que se prepara para (mais) estas eleições, e o seu posicionamento «nas mãos» do aparelho, passou a ter, neste tabuleiro, um papel pouco mais que residual.
JES, como velho estalinista convertido ao Livro Verde, achava que o dinheiro do petróleo pode comprar tudo; enganou-se em Bissau; e enganou-se, se esperava, atirando dinheiro ao ar, desmobilizar Silva Mateus. A dignidade não se compra, Senhor Presidente.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Bons exemplos de Angola
O «modelo» angolano também tem coisas boas.
Em tempos de crise na «metrópole», avivaram-se as reminiscências da antiga colónia: a relativa paz e estabilidade do regime conseguiu criar o sentimento, junto dos antigos colonizadores retornados, da oportunidade e «viabilidade» de uma nova implantação.
Com a Europa em crise, o óbvio excedente de mão-de-obra qualificada (agora desocupada) permitiu ao Regime angolano dispor de uma base de recursos humanos, de quadros qualificados, dispostos a investir o seu futuro numa economia com grande potencial...
Mas há um grande problema a resolver: essa participação branca no desenvolvimento não pode hoje ser feita como o era há quatro décadas atrás, a coberto de um sistema administrativo colonial. Surgiu então o sistema de «parceria» indígena.
Qualquer empresário estrangeiro que pretenda estabelecer-se, nunca o poderá fazer na base de livre concorrência, pois nunca mais se livrará de um pesado e autoritário sistema de corrupção, apenas destinado a instituir, nessa «troca», o poder «local».
Este protocolo institui um contra-peso formal (a «angolanidade» de parte do «capital») supostamente garante do bom «despacho legal» dos assuntos e da «protecção» da propriedade envolvida, contributos imateriais mas perfeitamente incontornáveis.
Poderíamos acrescentar que, se o princípio parece bom, já a forma como a coisa é feita, graças a um «tributo» mental anti-colonial, é decerto indutora de um elevado nível de «stress», fomentando a manutenção de pseudo-elites e o reforço da teia de corrupção.
A sujeição dos candidatos a «colonos» aos «donos» da terra permite decerto a tranquilizadora visão de uma sustentabilidade endógena, mas a tessitura parece feita de uma ilusória superficialidade... ao basear-se numa compensação histórica (por inversão).
É que a afirmação de uma identidade não pode ser feita exclusivamente com base no poder que o dinheiro consegue comprar, por imenso que possa parecer (sobretudo quando a imensa maioria dos angolanos se vêem excluídos de participar dos seus benefícios).
O orgulho de ser angolano terá de buscar outras origens, num desenvolvimento económico-social credível, na formação de quadros competentes, na aposta de o seu país se tornar um bom exemplo para África (que talvez possam então ajudar a «crescer»).
Uma identidade não pode basear-se na simples promoção de um mito de superioridade traduzido num discurso tipo «Se quiserem o nosso dinheirinho, têm de se agachar», sem correr o risco de relançar um outro apartheid (de auto-exclusão em condomínios).
Angola teve o mérito de mostrar um caminho possível para África: chamar quadros europeus competentes mas desocupados para ajudar no seu desenvolvimento, partilhando os benefícios da exploração inteligente dos seus recursos (sobretudo minerais).
Mas esse «modelo», perfeitamente plausível, teria tudo a ganhar em ser pensado em bases mais saudáveis, de verdadeira parceria e cooperação, facilitanto a inserção dos europeus na sociedade angolana, numa verdadeira partilha de objectivos comuns: Angola!
A pessoa melhor colocada para o fazer, para uma alteração estratégica e humana de fundo, essencialmente mental (como se vê reclamar no cartaz da juventude: «Libertem as mentes dos angolanos»), é sem dúvida o artífice da estabilidade política do país.
Justificar-se-ia, no contexto das eleições, uma grande reflexão e debate sobre o assunto, evitando os lugares comuns, os discursos vazios, os projectos sem amanhã, as promessas eleitoralistas gratuitas, tudo efectuado na certeza dos resultados a emanar das urnas.
Angola poderia ser um país de oportunidades para todos, sem complexos (de inferioridade ou de superioridade, vai tudo dar ao mesmo), sem reservas mentais, sem se manter como refém de uma mentalidade essencialmente mesquinha. E teria tudo a ganhar.
domingo, 24 de junho de 2012
Manatim X
Sim.
É bom saber da prontidão das FAP para atender a qualquer situação. Outra coisa não se esperaria, na boa tradição do exército português. Ainda bem que a Guiné proporcionou a oportunidade para o treino e aferição da qualidade e disponibilidade dos meios mobilizáveis. No entanto, no interesse da segurança dos potencialmente interessados (ao contrário da Guiné, onde mal-grado muita insistência não houve qualquer aderente) cidadãos portugueses eventualmente carentes de evacuação tempestiva (embora possam dormir descansados) terão eventualmente de fazer fila (aliás, uma segunda vez, já em 1975 foi a mesma coisa, houve filas em Angola, não na Guiné - deverão ter reparado que evito propositadamente o termo «bicha», para evitar ferir susceptibilidades). Nem ouso avançar com a designação Manatim II, pois arriscar-me-ia a pecar por defeito; o melhor mesmo, caso venha a ser necessário, é chamarem-lhe Manatim 10 (a contar com o desdobramento dos meios, as idas e vindas...) presumindo que a evacuação pelo ar estará interdita (os sírios* lembraram-nos há pouco a eficácia dos velhinhos SAM, invocando esquecidas glórias guineenses)... permitam-me já agora especular um pouco nas entrelinhas das notícias: o bom senso turco, ao reconhecer por via presidencial o próprio erro parece-me altamente louvável! Humildade ou guerra. A paz é sempre a melhor e mais barata opção, mesmo que se tenha de dar o braço a torcer. Isto tudo num curto espaço de tempo, antes sequer de se tornar notícia: as más línguas verão uma inevitável «mão» russa, atalhando cientificamente qualquer «mito» em gestação. Estão todos de parabéns. Um facto que poderia gerar uma guerra (a Turquia pertence à NATO). Finalmente, no mundo, algo a merecer destaque, neste blog, para além da actualidade guineense.
*Ver notícias: DAK síria abate jacto turco sobre a «linha» de fronteira marítima
P.S. Outra leitura possível para o caso do F4 Phantom abatido é tratar-se de uma «encomenda», para justificar uma intervenção militar na Síria. Mas nesse caso, não vai ser tão «simples» como na Líbia; e os russos não vão gostar mesmo nada dessas mexidas no frágil equilíbrio actual... Esperemos que não sejam prenúncios de mau agouro.
sábado, 23 de junho de 2012
Maquiavelismo de Estado
Antecipando a atenção que as eleições vão despertar no seio da Comunidade Internacional, o estado angolano tem-se vindo a manifestar cada vez mais maquiavélico face aos contestatários. A palavra de ordem parece ser «disfarçar» a verdadeira face do Regime, numa operação de cosmética para «inglês ver».
A repressão ao movimento de contestação dos jovens vem da parte de milícias (supostamente incontroláveis mas com a mão do Regime), instrumento que também começou por ser utilizado contra os promotores originais da contestação dos Antigos Combatentes (AC). Ler notícia
Mas os requintes de malvadez tomam proporções draconianas contra os seus cidadãos: um jovem e conhecido rapper, Luaty Beirão, Ikonoklasta de nome artístico, contestatário do Regime, vendo-se pressionado pelo Estado, quis abandonar o país, o que primeiro lhe foi negado; posteriormente autorizado, apanhou o avião para Lisboa, mas enfiaram-lhe 1,7Kg de cocaína na mala e (pasme-se) a denúncia veio de uma instituição oficial. Ler notícia
Também a detenção do General Silva Mateus, no contexto da repressão dos Antigos Combatentes, seguiu um esquema parecido: acusado de porte ilegal de armas (um general!), conseguiu ainda fazer um telefonema para um outro general, no qual nega veementemente a acusação, garantindo que lhe colocaram a arma no carro, tendo depois sido realizada uma «oportuna» vistoria ao seu carro... Alguém acredita ainda? A hipocrisia parece galopante... Ler notícia Não parece bem... Quem brinca com (armas de) fogo, arrisca-se a queimar-se. Se os AC não levaram as armas para a manifestação, talvez tenha sido por civismo, pois muitos deles guardaram a arma.
Estará José Eduardo dos Santos a perder o pé? Desespero? O fim de uma era? Se o sentimento alastra, os «yes, sir» nos quais se apoia o seu regime vão começar a abandonar o navio, seguindo o seu instinto de ratos...
Angola em queda
O Regime angolano «caiu» 7 posições, de 59º em 2010 para 52º lugar em 2011, no ranking de Estados Falhados publicado em Junho pela revista Foreign Policy (lista ordenada por ordem decrescente, na qual os primeiros são os piores), referente a dados entre Maio e Dezembro dos anos anteriores. Com uma metodologia algo «opaca», esta lista vale o que vale, resultando da soma simples de doze indicadores, avaliados numa escala «negativa» de 0 a 10 (o máximo é o pior). Acrescente-se que pode acontecer que, mesmo que um país melhore a sua pontuação, cair no rating (depende do comportamento dos seus «concorrentes» directos), tal como o contrário, aliás.
Depois de recolhidos os dados por cada um dos 12 indicadores, para os quatros últimos anos publicados, juntei num gráfico com esta série temporal a Guiné-Bissau e Angola. Da análise desse gráfico, ressalta que a diferença de posição entre os dois países se deve essencialmente ao dinheiro: menos êxodo para o exterior a partir de Angola e menos «declínio» económico; para além disso, também na questão da «segurança» Angola aparenta uma melhor situação... embora decerto à custa do excesso de zelo de uma exagerada média de polícias por cabeça (sugerimos aos responsáveis por esta lista a inclusão do indicador «corrupção»). Já as desigualdades são gritantes em Angola...
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Erro crasso do Regime angolano
Com o jogo de Portugal pela frente, passei o dia a mastigar os acontecimentos de quarta-feira em Luanda. O feitiço (ou «fetiche»?) democrático voltou-se contra José Eduardo dos Santos. Parece-me que é caso para nos questionarmos, à luz dos acontecimentos: quem são os arruaceiros? De um lado, como documentam as imagens colhidas, manifestantes pacíficos, tranquilos, dignos, dando a cara e dispostos a negociar... do outro uma força bruta e autista, apostada numa repressão cega, com cavalos, cães, densidade inacreditável de gás lacrimogéneo, tiros. Contra antigos combatentes? Parece desapropriado... Espacamento de um general? Dois mortos na morgue do Hospital Josina Machel?
domingo, 17 de junho de 2012
+ Positividade!
Contributo construtivo de uma cabo-verdiana em Angola, no Ditadura do Consenso.
«Sinto que a Guiné-Bissau se
perdeu acima de tudo por não ter encontrado um líder (porque não uma
líder) capaz de levar o barco a bom porto, pois a Guiné tem gente capaz e intelectuais os quais todos juntos
qual Fénix a poderiam fazer renascer das cinzas e exorcizar os demónios que
se lhe incrustaram na alma. Esse exercício passaría por uma catarse colectiva, algo como uma Comissão da Reconciliação e da Verdade.»
Nexo à direita >
Lidas as suas palavras, escritas de uma forma tão ponderada e suave, fica-nos até a parecer legítima uma certa «vontade de protagonismo» de Angola... apoiadas na sua «grandeza e generosidade». No entanto, para isso, há que aprender com os erros. Grandeza e generosidade são desprendidos e gratuitos: só fazem realmente sentido num contexto de respeito pela dignidade e identidade dos outros...
Mas também a sugestão de encontrar, já não um líder, mas uma, parece ser uma observação perspicaz. Numa sociedade na qual se pretende vencer uma violência endémica, porque não escolher uma mulher para liderar uma verdadeira «revolução» das mentalidades? Sem cair em feminismos, que a sociedade guineense não toleraria, há gente muito capaz na Guiné, como diz Isabel, das quais também mulheres.
Já aqui falámos, por exemplo, de Carmelita Pires, ex-Ministra da Justiça, que se distinguiu no combate ao tráfico de droga. Não se duvide que poderia encarnar com sucesso essa liderança proposta por Isabel... Mas também temos, em visitas recentes a este blog:
Titina Silá à Liderança!
P.S. Parabéns, Isabel, pelo tom construtivo do discurso. A Guiné precisa de pontes e não de posições obsessivas, ou de gente obcecada. Já Heráclito garantia que não podíamos tomar banho duas vezes no «mesmo» rio...
sábado, 16 de junho de 2012
Paulo Portas vai a despacho
Denovo em Luanda para uma visita relâmpago, Paulo Portas foi recebido durante mais de uma hora por José Eduardo dos Santos, para receber indicações quanto às novas estratégias para a Guiné-Bissau... «conjugação de esforços, no plano multilateral, para encontrar uma solução para a Guiné-Bissau»? Mas a Guiné-Bissau não deveria ter saído da agenda angolana? É que está a tornar-se obsessivo! Parecem aqueles maridos ressabiados que muito tempo depois de divorciados continuam a perseguir as mulheres e ainda fazem cenas de ciúmes!
E, senhor Presidente do grande país que é Angola: que raio de promiscuidade; o protocolo obriga a respeitar as hierarquias, agora trata de assuntos de Estado com simples Ministros (e estrangeiros)? A recepção oficial e mediatizada deveria ser ao mesmo nível, pelo Chicote (se calhar o Paulo ficou com pena, fica para a próxima, pronto); quanto ao Presidente, simples cumprimentos eram mais adequados...
Ao contrário de Angola, onde, para além da agência noticiosa oficial, também a página da casa civil do Presidente dão notícia do encontro; em Portugal, se o Ministério dos Negócios Estrangeiros ainda não publicitou absolutamente nada, sendo a última notícia em destaque do dia 11 («Portugueses esperam que o Estado disponha de capacidades de reacção muito rápidas para protecção dos cidadãos»), já a página do CDS, o PP de PP, se apressou a fazê-lo.
Senhor Primeiro Ministro de Portugal: acha bem ser ultrapassado assim
por quem tem ambições políticas hipertrofiadas, em deliberações «instantâneas» de alto
nível»? Dá cobertura a um Ministro dos Negócios Estrangeiros (cada vez menos
transparentes) com agenda própria, concorrente e completamente autónoma? Terá confundido a diplomacia com uma passerelle? À saída de Luanda (e logo de partida para Paris)
Paulo Portas sugeriu à Lusa a sua grandiosa visão para o futuro: os investimentos de empresas
portuguesas em Angola poderão ser a chave para ajudar Portugal a sair da crise.
Fontes
Na página do CDS
Na Angola Press
Na Casa Civil do Presidente
P.S. O senhor presidente pisou uma fita-cola com o sapato! Já o fio do telefone era dispensável... À falta de telemóveis, deveriam ter um responsável de Photoshop para «apagar» as borradas. De qualquer forma, o «cromo» está bem melhor que a foto infeliz da tapeçaria das Necessidades: Paulo Portas com fundo branco e claro; José Eduardo dos Santos com fundo escuro e a catana erecta.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Antigos combatentes contestam José Eduardo dos Santos
Como resposta à repressão da manifestação pacífica de antigos combatentes realizada na semana passada, de que aqui demos notícia, constituiu-se uma Comissão de Ex-Militares Angolanos (COEMA), dirigida pelo General na reserva Silva Mateus, que ameaça «descer à rua para interromper o escrutínio» de 31 de Agosto, se não forem atendidas, até lá, as suas reivindicações.
Ver notícia no site do Didinho, clicando no nexo à direita >