terça-feira, 28 de agosto de 2012

As opções de José Eduardo dos Santos

70 anos, metade deles de poder…     Não farta?   Não estará na hora de aproveitar aquilo que a vida, o dinheiro podem proporcionar? Uma saída em beleza não é preferível ao opróbrio?


O respeito também deve ser levado em conta. Mas isso estaria garantido! José Eduardo dos Santos tornar-se-á sem dúvida um grande estadista se perceber que chegou a hora de abandonar o poder.

Não julgue que sai mal, Senhor Presidente! Se sair neste momento, negociando as condições em que o faz, será muito mais proveitoso, para o seu orgulho, que outras opções mais arriscadas…

Espero que o pragmatismo que tem demonstrado ao longo da vida e lhe permitiu os sucessos que se lhe conhecem, o possa benevolamente aconselhar neste momento crítico da sua carreira.

Espero que o exemplo do seu amigo Nelson Mandela o possa inspirar e lhe evite trilhar um momento de desespero que só poderá acabar mal (para si, a sua família e, infelizmente, para muito mais gente).

Na disposição de todas as suas faculdades (e hoje que é o seu dia de aniversário, muitos mais anos de vida, reconciliado com a Nação!), permita que se lhe pergunte se julga que dura para sempre.

Na memória dos angolanos, talvez, mas então que seja para o bem. Se algum genro, ou género de alternativa, se perfilasse, seria outra coisa. Estaria a defender a sua dama e ninguém levaria a mal.

Console-se, reconcilie-se com a morte, como manda a tradição africana, com toda a sua experiência, o bem que fez a Angola (e o mal lhe seja perdoado) e o legado que deixa em tão boa conta…

Aceite um merecido descanso; não espere que a Nação possa aceitar que se arrogue perpetuar o autismo e se disponha a sofrer passivamente senilidades sem sentido e sem futuro.

Angola é uma nação nova bafejada pela sorte (ou azar – como julgava Salazar) de ter petróleo (o qual entretanto subiu bastante nas cotações e nos termos de troca internacionais). Economia, enfim.

Sendo um homem esperto e inteligente, continua a ser a uma chave para uma possível solução equilibrada e negociada. Uma nova Angola, aberta a todos, com o contributo de todos.

Será de facto uma Angola muito mais rica. Em experiências, em saberes, em oportunidades, em competência. Na diversidade. No confronto de opiniões. Apostando no mérito, não no seguidismo.

Não queira hipotecar gratuitamente o valioso contributo de toda a sua vida. Por favor, senhor Presidente, telefone ao General Silva Mateus.

Sem comentários: