domingo, 29 de setembro de 2013

Petição

Concordando com as premissas do Movimento de Salvação Nacional (mas não com as ilacções), submeto uma alternativa (num plágio descarado, que não deixa de ser um elogio), titulada com nomes (isto é um puro modelo, cada um poderá alterá-lo, se assim o entender), ao jeito dos desafios no PN. O email da página da presidência, para poder enviar a sua petição a título pessoal, ao cuidado de Lamine Djatá:

rgbpresidencia@gmail.com

Excelentíssimo Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau,

Sua Excelência Serifo Nhamadjo,

Como cidadã(o) guineense, referindo-me à alínea 1) do artigo 62° da Constituição, venho por este meio requerer junto à Magna instância que V. Exa representa, a realização de um referendo oferecendo ao povo da Guiné-Bissau a possibilidade de optar entre um Governo de Salvação Nacional e a realização de eleições (com a inevitável confusão inerente).

Consciente de que é provavelmente a primeira vez na história do direito internacional que os cidadãos de um estado formulam um tal pedido, permita-me indicar as razões que me levaram a optar pelo presente requerimento, que considero ser o último recurso para salvar o nosso povo e consolidar a soberania reconquistada. Com a derrota do colonialismo português nas matas da Guiné-Bissau, nasce a esperança de uma nova vida para o Povo Guineense: educação, saúde, trabalho para todos, num Estado independente. A dignidade ameaçada com a colonização portuguesa seria assim readquirida.

Mas a esperança de uma vida nova, não passou disso mesmo: uma esperança. Os ideais de Amílcar Cabral e dos combatentes que deram a vida por uma Guiné-Bissau independente foram traídos. Traídos pelo partido único (PAIGC) que governou a Guiné-Bissau depois da independência até às primeiras eleições multipartidárias em 1994. Traídos pela classe politica guineense que tem vindo a servir-se sistematicamente do aparelho de estado para se enriquecer, em vez de servir o Povo Guineense.

A história recente da Guiné-Bissau pode resumir-se assim: eleições seguidas de golpe estado; golpe de estado seguido de eleições. Quarenta anos depois da independência, a Guiné-Bissau, de acordo com o relatório de desenvolvimento humano 2013 das Nações Unidas, encontra-se no 176° lugar do conjunto de 186 países. Todos os indicadores de desenvolvimento analisados são negativos. Na Guiné-Bissau, a esperança de vida à nascença é de menos de 49 anos.

O que se esconde atrás destes dados, são tragédias pessoais, enorme desperdício de capital humano!

Queiram então compreender e aceitar, caros candidatos às eleições Presidenciais

Desta vez NÃO têm a confiança do Povo Guineense.
Desta vez NÃO acreditamos em nenhuma das vossas promessas.
Desta vez NÃO acreditamos em nenhum dos senhores.

Desta vez:

NÃO acreditamos no sr Carlos Gomes Jr. (Cadogo) ,
NÃO acreditamos no sr. Paulo Gomes.
NÃO acreditamos no sr. Helder Vaz.
NÃO acreditamos no sr. Tcherno Djalo.
NÃO acreditamos no sr. Kumba Yala.
NÃO acreditamos em nenhum candidato(a) que ainda não se declarou.
Não temos mais nenhuma esperança nem nenhuma confiança na “classe politica Guineense”.
Nós, Povo Guineense, depois de décadas de traição, mentiras, corrupção, incompetência, abuso de poder, violência, humilhação, a ÚNICA solução em que acreditamos hoje é

a criação de um Governo de Salvação Nacional

nesse sentido, seguindo o exemplo de Paulo Portas em Portugal (cujo cargo de Vice Primeiro-Ministro foi criado «por medida»), quero subscrever a proposta para um Governo de Salvação Nacional, com mandato para três anos, prorrogáveis por igual período, graças ao mesmo instrumento democrático, um referendo.

Advoga-se a criação de cargos de «Vice» completamente independentes, cujo papel será de contrabalançar o «déficit» de legitimidade dos titulares, garantindo uma transição e um término do mandato tranquilo, trabalhando em conjunto na criação de um clima de confiança gerador da necessária estabilidade política e credibilidade internacional.

Vice-Presidente - Kaft Kosta
Vice-CEMFA - Daba Na Walna

Primeiro Ministro de Salvação - Fernando Casimiro
Vice-Primeiro Ministro de Salvação - Filomeno Pina

Podemos então aproveitar esta oportunidade para convidar todos os candidatos que estão verdadeiramente interessados – e acreditamos que todos estão – no bem estar do nosso Povo e no futuro da nossa terra, a enviarem por email uma mensagem a Sua Excelência o Presidente da República.

Os candidatos que querem mesmo servir o nosso povo, poderão sempre fazê-lo. Para tal bastará apenas provar ao Primeiro-Ministro do Governo de Salvação, pessoa imparcial, que têm o mérito moral, intelectual e técnico, para servir o povo Guineense. Uma selecção da(o)s melhores filha(o)s da Guiné será feita com base na competência e no mérito.

Se tem a motivação e as capacidades necessárias, envie o seu CV para o site Didinho.org que escolherá os melhores para servir o Povo Guineense e garantirá também a formação de um governo de Salvação Nacional competente e honesto para a Guiné-Bissau. É evidente que as próximas eleições não devem ser realizadas. Os que sabem quanto é 2+2, sabem também que não existem condições objectivas para realizar eleições na Guiné-Bissau em 2013, nem em 2014…

Se os senhores querem mesmo o bem do nosso Povo e não servir a vossa ambição pessoal e obedecer à «comunidade internacional», participando num processo eleitoral inútil, desperdiçando meios financeiros que poderiam ser utilizados para comprar remédios e pagar salários em atraso, mostrariam uma grande inteligência e amor ao nosso povo subscrevendo esta petição que solicita um referendo a um Governo de Salvação Nacional.

PS Acrescento que não falei com nenhum dos «propostos», é de minha única responsabilidade esta proposta de Governo de Salvação Nacional.

3 comentários:

AMADO disse...

Seria bom abraçar esta ideia!!!
Mas,como sabemos os politicos Guineenses tém a ambiçao do poder...é dificil aceitar esta ideia,neste paìs onde q cada um quer ser chefe.
Nao sabem que,quanto mais divididos sao,o paìs perde o respeito,e os inimigos ganham o espaço!
PARA BEM DE TODOS...I THINK GOOD IDEA!

Anónimo disse...

Viva Ze,
Oiça, a liberdade de pensamento, de ideia e de expressão é um direito e privilégio universal à todos seres humanos; mas quando apropriado e usufruído por por esses seres humanos duma forma irracional e irresponsável, senão egocentricamente, daí ele entra num episódio de pura e simples “masturbação” , com o puro intuíto de inibir insaciáveis desejos frustrados de outrora.
Pois é! quando, se pensa (tu) e se pretende (tu) dirigir um país a control-remote (à distância), isso depois de estar ausente deste país, sem ter tido nenhum testemunho de partilha de sofrimento e de desumanização do povo guineense, propondo abusiva e irresponsavelmente aos cargos de: - Primeiro Ministro de Salvação - Fernando Casimiro e Vice-Primeiro Ministro de Salvação - Filomeno Pina - Vice-CEMFA - Daba Na Walna!!!
Sinceramente, essas ideias e propostas satánicas, só nos vem mostrar mais uma vez de que, pelo facto de certos mamíferos bipedes e com a faculdade de pensar minimamente e de produzir certas grafias e de de ter um desmerecido privilégio de se esconder atrás dum teclado, seja ela QWERTY ou AZERTY não fazem desse mamífero bipede um intelectual e muito menos de vir a ocupar um cargo de liderar um povo e uma nação multi-cultural que luta freneticamente contra o tempo perdido com vista a encontrar um rumo no mapa mundi, para a refundação das instituções do seu estado e da sua cidadania, edificar a sua estabilidade geo-estratégicas e definir as suas prioridades para um desenvolvimento durável e sustentável.
Oh senhor 7ze, todo esse trabalho de hercules, não é com hominídeos como o Fernando Casimiro ou Filomeno Pina ou 7ze (o administrador deste blog) é que se vai implementar, mas sim de homens (e não de hominídeos).
Desculpe se exagerei, e desde já as minhas sínceras desculpas se for um pouco desproporcional, o meu comentário não tem um fim destrutivo mas sim construtivo.

7ze disse...

É engraçado! Um(a) anónimo(a) acusando-me de me esconder atrás do teclado!

Tudo para me chamar hominídeo? E ao Didinho e ao Filomeno Pina?

Isso fá-lo sentir a si mais civilizado(a)? Por aí se vê a sua mente complexada.