terça-feira, 24 de agosto de 2021

Procura-se vivo ou morto

Oferece-se uma recompensa de 55 milhões pela carcassa de Joe Biden. De preferência morto, e os caçadores do prémio podem atirá-la aos tubarões bijagós, fazendo-se fé no simples desaparecimento do procurado para entrega do valor. Em caso de opção por vivo, a encomenda deve ser entregue em boxers na ilha de Unhocomozinho e serão aplicadas despesas de alimentação e descontados gastos em tortura, no montante de 5 milhões, pelo que a recompensa será reduzida a 50 milhões. 

*******************

Mortinha por camuflar a retirada de Kabul, a nova administração norte-americana resolve, nesse mesmo dia, desenterrar um dossier ultrapassado e obsoleto contra a soberania de um país minúsculo. Um verdadeiro complexo de Golias...

Se não fosse tão estúpido, seria patético. Efectiva e literalmente, qualquer guineense pode "fornecer informações que conduzam à captura" de Injai, incusive muitos até podem facilitar por coordenadas gps da sua ponta, tornando-se portanto elegíveis para encaixar os 5 milhões. Se todos o fizerem ao mesmo tempo, como vão pagar? Então aquela que se considera a maior potência mundial, para se abalançar a ofensas deste quilate, não tem informações que são banais para o comum cidadão? E pagam logo tanto por coisa nenhuma? Quando a esmola é muita... Curiosamente, ainda há quem leve esta farsa rasca a sério.

É mais provável que se pague a recompensa aqui prometida, que aquela anunciada por essa pseudo😂potência em total decadência, para servir de cortina de fumo às suas vergonhas, aliás criticadas pelo ex-presidente e por Tony Blair.

Mas esse não é o único problema. Uma coisa são informações, outra são acções. Como pensam proceder à captura? Oferecendo ao procurado um vale para uma viagem de avioneta grátis de Cufar até Dakar? ou vão deslocar propositadamente um porta-aviões para o efeito? desembarque anfíbio? operação de comandos?  É que sendo unilateral, qualquer intrusão em território nacional cai mal na ONU e na UA, para além de também não cair lá muito bem no ponto ocidental, onde ganharam horror à operação africana. Remember Mogadíscio!

E para esse plano, precisariam de mais soldados que aqueles que estão a evacuar de Saigão II, o que oneraria substancialmente o orçamento. Parece que estão a pedir um Saigão III. Se Kabul serviu de cemitério ao império inglês, soviético e americano, aqui em Bissau demos o golpe de misericórdia num império que foi muito maior que esses todos juntos, aproveitando os ensinamentos de Ho Chi Min.

Espera-se a deslocação e presença do embaixador americano em Bissau, para prestar os esclarecimentos devidos e já publicamente solicitados pela Presidência da República.

Sem comentários: