quinta-feira, 23 de julho de 2015

De JoGo para JoGo

Eu, JOsé GOmes, co-fundador do Movimento e desenhador do logotipo, embora sem participação activa há mais de 15 anos, venho por este meio manifestar a minha discordância absoluta com a posição recentemente subscrita em comunicado pelo seu presidente JOrge GOmes. É com preocupação que vejo aderir a facções um movimento que deveria apelar à união e reconciliação.

Discordo, logo a começar, com um dispensável e irrelevante (para não dizer deslocado e estúpido) folheto de propaganda ao PAIGC, que ocupa meio documento. Com falta de subtileza, não mede palavras e declara o campo no qual enfileira, ainda antes de entrar nos considerandos: «A nobre acção da Procuradoria»...

Ponto por ponto, o que faltou à declaração, para que respeitasse o equilíbrio mínimo exigível:

1) Repudiar a instrumentalização da PGR para efeitos de chincana política.

2) Não se trata dos «órgãos judiciais», mas de um simples sub-conjunto muito especializado. Um poder dentro do poder, apenas acusatório e não condenatório. O de julgar pertence a outros (que de qualquer forma, o mais provável é estarem também feitos uns com os outros). O qual, como todos os outros (e em maré de especulação), extravasou despudorada e claramente das suas atribuições.

3) «Exortar os cidadãos visados a acreditarem na inocência»? E se, apesar de tal oferta de quem se faz seu advogado oficioso, os referidos cidadãos tiverem a íntima e profunda convicção da sua culpabilidade? Não acha que é pomposa demais a afirmação de que «a imparcialidade dos tribunais é garantida sem isenção»? Portanto, para si, o sistema judicial funciona na perfeição! Se os tribunais são formalmente independentes, já do Movimento que preside não se pode dizer o mesmo, pois devido à manifesta parcialidade e apesar das  afirmações gratuitas, as intenções são demasiado óbvias: gato escondido com rabo de fora.

4) Encorajar a PGR a prosseguir o seu trabalho, esclarecendo, à semelhança do procedimento adoptado nos casos anteriores, quais os deputados visados, e em que consistem as acusações contra a Presidência, a que se referiu recentemente.

5) Expelar à PGR a não aceder... ? O senhor sabe o que escreve? Porque não se contenta com o que tem a dizer e esquece os floreados? Só para ter uma noção, PGR está literalmente rodeada de erros, na verborreia partilhada! Onde está a deveria estar à e onde está à deveria estar a. Que rica vizinhança!

6) Não se trata de uma questão de legalidade, mas de excesso de zelo! Quanto ao Sindicato, pecou exactamente pelas mesmas razões que o presente comunicado: PARCIALIDADE. Logo, contribuindo para a estrondosa farsa que se tornou a justiça.

Olhando para os restantes pontos e pensando melhor... o bla-bla-bla cansa-me. Nem me merece mais comentários.

Sem comentários: