quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Recandidatura

Oportuna e inteligentemente, o presidente residente anuncia data de eleições e recandidatura, associando o acto a uma tomada de posição de bom senso


Perante o mais que previsível falhanço em tabelar o preço do pão, o governo não reconhece que errou, insistindo em manter medidas intervencionistas no mercado, atentatórias da liberdade de comércio e por isso retrógradas e obsoletas, do tempo do partido único e do comunismo como inspiração política. Alguém tinha de colocar o dedo na ferida e acabar com a brincadeira de mau gosto, que entretanto já fizeram perigosa e irresponsavelmente escalar para um discurso de ódio xenófobo contra os comerciantes. 

A leitura que estão a querer impor, de que os pontos nos iii do presidente é uma medida impopular, tem as pernas curtas. A escassez arrisca-se a ficar indelevelmente associada ao PAI. Toda a gente sabe onde conduz a política de intervenção estatal nas regras do mercado: à total ineficiência. O próprio PAIGC é, aliás, um caso de estudo nessa matéria, tendo conduzido o país à mais absoluta escassez e mesmo à hiperinflação. Repondo a liberdade de mercado, o presidente cumpriu apenas o seu papel de fiel da balança.

O Primeiro-Ministro TR fez definitivamente uma péssima escolha para foco do conflito institucional com a Presidência. Quanto mais depressa recuar, melhor.

Sem comentários: