quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Beck to the future

É de elogiar todo o envolvimento e conhecimento pessoal do Director da DW África lusófona, no acompanhamento de perto da situação na Guiné-Bissau. 

Contudo, discordamos de herr Johannes, quando afirma que DSP é favorito, apenas porque surgiu à frente na primeira volta (com toda a "engenharia" que se conhece... apesar da efémera casa da Guiné no Porto tuga, ninguém foi recenseado por lá, e é apenas um exemplo). Uma vez que parece dar mostras de acompanhar a situação de perto (apesar de algumas ligeiras imprecisões: a ANP esteve bloqueada anos e não "meses"), é curioso que não tenha entrado em linha de conta com a frente anunciada da maioria dos candidatos relevantes contra DSP (parece não ter lido com a devida atenção a hiperligação que estabelece para a magnífica entrevista a Augusto Nhaga, pois esta contraria a afirmação que a sustenta), a qual faz antever a forte probabilidade de Domingos não ter nem mais um voto que aqueles que já teve (descontando uns tantos para um mês de mortalidade). 

Já que parecem estar na moda os palpites, cá vai o nosso, para a posição 2, na volta 2:   222 222 votos. 

Sugestão de apuramento linguístico: evite o "ele" ou "ela"; prefira o "este" ou "esta", ou, como neste caso, simplesmente omita o sujeito, quando este transita. Podia, com vantagem estética, começar a frase por "Ganhou...".

«Domingos Simões Pereira, o eterno rival de Jomav, é agora o favorito na segunda volta das eleições de 29 de dezembro. Ele ganhou 40,1% dos votos na primeira volta [222 870]»

Sem comentários: