Muitos interesses em jogo, com mais de 120 «diplomatas» americanos a serem intempestivamente repatriados. E mais uma guerra local de interesses globais. Para um país novo, violando um tabu fronteiriço continental com bem mais de 120 anos, não é um bom augúrio.
Balcanização africana? Fantasmas étnicos fomentados por interesses petrolíferos? O leão não vai ficar bem na fotografia, com essa Juba. Todos foram (hipocritamente?) colocar flores no túmulo de Mandela, mas não basta elogiá-lo: seria preciso respeitá-lo igualmente.
Esta ordem mundial só serve aos países desenvolvidos; o seu conforto é mantido à custa de guerras periféricas, fomentando modelos interesseiros de apropriação pessoal das lideranças, em vez de verdadeiros Estados de Direito, alicerçados no desenvolvimento.
Pela primeira vez, o Sr está do lado certo. Pelo menos desta vez o Sr está do lado da maioria! Já não era sem tempo!!!
ResponderEliminarO mundo actual está cheio de cinismo, os "grandes" (países desenvolvidos ou patrões) não querem os "pequenos" (países menos desenvolvidos ou empregados) auto-suficientes! Querem sempre a eterna dependência dos outros, para poderem sugar ainda mais, até a morte se for preciso!